quinta-feira, 28 de julho de 2011

10 Filmes sobre Matemáticos



O que poder ser menos cinematográfico e com menos glamour do que um matemático?
Pois eles já renderam ótimos personagens no cinema.
Os gênios da matemática ajudaram a criar roteiros interessantes e intrincados.
Esta lista traz 10 exemplos, sugira outros.
(PS: Após assistir a um novo filme, resolvi substituir o número 7, que era o ótimo "21 Gramas", onde a matemática não era tão relevante na trama)


1.  Uma Mente Brilhante (Russell Crowe é um brilhante matemático, que na década de 1950 é  chamado para trabalhar com criptografia para o governo americano no auge da guerra fria, período em que desenvolve esquizofrenia, o que acaba com seu casamento. o filme foi acusado de deturpar a vida do personagem real, mas foi um grande sucesso e ganhou quatro Oscars, de melhor filme, diretor, roteiro e atriz coadjuvante para a bela Jennifer Connelly)


2.  Pi (um jovem matemático vive enclausurado em Nova York, escondido da luz do sol. em casa ele desenvolveu um supercomputador que lhe permitiu entender a dinâmica do mundo, onde tudo se repete, o que fez com que ele aprendesse a prever o futuro das ações na bolsa com grande precisão. primeiro longa do hoje celebrado Darren Aronofsky)


3.  Quebrando a Banca (um aluno brilhante do MIT é convidado a participar de um grupo de outros estudantes, coordenados por um professor e gênio em estatística - Kevin Spacey -, para aplicar um golpe nos cassinos de Las Vegas, utilizando técnicas de contagem de cartas no jogo de 21. bom filme) 


4.  O Preço do Desafio (Edward James Olmos - indicado ao Oscar - é um dedicado professor  que se emprega numa escola da periferia de Los Angeles para orientar alunos carentes e indisciplinados. apesar de todas as dificuldades, consegue ensinar-lhes cálculo e até formar um grupo para participar pela primeira vez de uma prova nacional de matemática. bonito e inspirador)


5.  Sob Domínio do Medo (Dustin Hoffman é um tímido e estudioso professor de matemática que muda-se com a esposa para o interior da Inglaterra para fugir do caos dos colégios americanos, mas os habitantes locais começam a hostilizá-lo e ele tem que transformar-se num vingador calculista para sobreviver. a violência estilizada de Sam Peckinpah na melhor forma) 


6.  Mentes que Brilham (um menino já sabia ler quando tinha um ano, aos quatro escrevia poesias, agora aos sete pinta quadros e resolve complicados problemas matemáticos. dividido entre a mãe carinhosa que quer que ele seja uma criança normal e a mentora determinada a desenvolver seus talentos, ele procura sua identidade. dirigido por Jodie Foster, é um filme bonito e sensível)


7.  O Quarto de Fermat (quatro matemáticos reconhecidos são convidados para uma misteriosa reunião onde seria resolvido um grande enigma. são levados a uma sala onde terão que resolver diversos desafios para salvar suas vidas. uma ótima ideia original, num engenhoso suspense espanhol)


8.  A Prova (a filha de um brilhante, mas esclerosado, matemático recém-falecido, com medo de enlouquecer como o pai, isola-se em sua casa, até que um ex-aluno dele pede para estudar suas anotações em busca de uma nova teoria matemática. baseado numa peça de sucesso, tem, sua força no elenco, Gwyneth Paltrow, Anthony Hopkins e Jake Gyllenhaal, respectivamente)


9.  Gênio Indomável (Matt Damon é um faxineiro do MIT que tem o dom da matemática e é descoberto ao resolver um problema, mas precisa da ajuda de um psicólogo para encontrar a direção na sua vida. um filme inspirador de Gus Van Sant, que ganhou os Oscars de ator coadjuvante para Robin Williams e de roteiro original para a dupla Damon e Ben Affleck)


10.  Rain Man (Tom Cruise é um vendedor ambicioso que descobre no enterro do pai ter um irmão mais velho -  Dustin Hoffman  -, que vive num sanatório, é autista, mas tem uma inteligência matemática prodigiosa. filme supervalorizado do fraco Barry Levinson, que levou quatro Oscars de filme, diretor, roteiro e ator)

Atualização:
11.  X+Y (um garoto de 14 anos - o ótimo Asa Butterfield - superdotado, mas que se dá melhor com os números que com as pessoas, é tutorado por um excêntrico professor, que o leva para disputar uma Olimpíada Internacional de Matemática no Japão. bom filme)


Outros filmes: 21 Gramas, Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros, A Teoria do AmorQuebra de Sigilo, O Turista, Esta é a Minha Chance e O Espelho tem Duas Faces.

Veja ainda: "10 Filmes de Escola"

25 comentários:

  1. "Uma Mente Brilhante" é um filme espetacular. É impossível não se lembrar dele quando se fala de matemática ou até mesmo de esquizofrenia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme: "O homem que viu o infinito" conta a história de um matemático, o filme inteiro fala muito sobre matemática. E também o fime: "Enigma, o jogo da imitação" é surpreendente. Todos que gostam de matemática tem que assistir. Inclua na lista.

      Excluir
  2. Dos citados, eu gosto bastante de "Rain Man". Acho um excelente filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. posta o link pra eu poder assisti-
      lo amigo

      Excluir
  3. Linda lista, hein...
    Quem diria - lista de filmes com matemáticos, isso só pode ser coisa do Armando.
    Uma Mente é sensacional e minha memória afetiva por ele é enorme. Além do Crowe estar ótimo, destaque pro casal Connely/Bettany e Ed Haris. Ah, é um filmaço!

    Amo "21 gramas" (o melhor da trilogia do Iñarritu) mas a matemática é bem secundária no filme. "Pi" f..., "Quebrando a Banca" aos amantes de jogos é uma diversão sem tamanho.

    Ótima lista, Armando!

    ResponderExcluir
  4. Armando, já assistiu esse Matemática do amor - An Invisible Sign (2010)? Me indicaram semana passada, mas ainda não vi. Como tem a ver com a temática...

    De resto, ótima lista, pra variar.

    Curiosidade: Rain Man foi o 1º filme que vi na vida.

    ResponderExcluir
  5. Rain Man é definitivamente superestimado.

    Falando nisso, fica aqui uma dica de 2 listas: filmes subestimados; filmes superestimados. Ia ser polêmica, mas legal..Com certeza todo mundo consegue pensar num filme que não teve o reconhecimento que devia ou em um cujo sucesso é exagerado.

    :D

    ResponderExcluir
  6. 21 gramas e Sob Domínio do Medo dois filmaços estão entre meus favoritos.


    Não gsotei de Rain Man e espero ver Uma Mente Brilhante logo.

    ResponderExcluir
  7. "Uma mente Brilhante" é um filmaço... Eu tb gosto de "Rain Man", mas não é mesmo tudo isso que dizem, vale pelo ótimo trabalho dos atores principais...

    ResponderExcluir
  8. Amigos,
    Alertado pelo Vítor, concordei que em '21 Gramas' a matemática não era assim tão relevante para a trama.
    Por isso resolvi substitui-lo por um novo filme que assisti, o suspense espanhol 'La Habitación de Fermat' de 2007, que se não é genial na resolução, ao menos tem uma ótima ideia inicial e é muito adequado a esta lista.
    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Armando

    Tem também o filme "Agora" de 2009, que no Brasil foi lançado com o nome de "Alexandria". Conta a história da filósofa e matemática Hypatia.

    ResponderExcluir
  10. faltou o filme "O CEU DE OUTUBRO" muito bom

    ResponderExcluir
  11. Outro filme muito bom sobre matemáticos é: Hakase no Aishita sushiki.
    deve ter legendado em algum blog de filmes asiáticos. Não vou contar a história porque nem vai ter graça. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POR FAVOR ME AJUDEM!!!!!! COMO OU ONDE ENCONTRO ESSES FILMES???? EXISTE ALGUM SITE PARA BAIXAR OU ONDE POSSO COMPRA-LOS PQ NAO CONSEGUI NEM NO MEGAUPLOAD NEM 4SHARED... OBRIGADAAAAA

      FABIANA

      Excluir
    2. Tente baixar por torrent Fabiana, como thepiratebay por exemplo...

      Excluir
  12. PI com certeza é o melhor. Uma mente brilhante é bom para pessoas comuns.

    ResponderExcluir
  13. tem link para assistir online?

    ResponderExcluir
  14. Por gentileza, alguém sabe qual foi o livro que originou o filme "A PROVA"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Selemias,
      Na verdade "A Prova" (Proof, 2005) é baseado numa peça de teatro de David Auburn, também roteirista do filme.
      Não é baseado em livro.
      Abs!!!

      Excluir
  15. Olá Gente, Mente Brilhante é muito bom mesmo!! Também recomendo. Fica uma dica aí o filme: Gênio indomável com o ator Matt Damon e Robin Williams.

    ResponderExcluir
  16. Gênio Indomável com Matt Damom e Robim Williams também é ótimo gente, vale procurar e assistir. Abraços e bom filme. Patricia Rosa.

    ResponderExcluir
  17. Alguem sabe de um filme antigo onde um rapaz tinha problema com matematica e quando ele ia fazer prova de matematica ele começava a ler os problemas e dai ficava imaginando dois caras um com uma camisa com a letra A e outro com a letra B. E esses dois caras da imaginaçao dele sempre se davam mal pq ele nunca sabia resolver o problema da prova?

    ResponderExcluir
  18. Melhor filme relacionado com matemática na minha opinião até agora foi The Imitation Game - Allan Turing. O filme mostra os problemas do matemático em se socializar mas não foca nisso, já Uma Mente Brilhante praticamente é todo em cima da doença do Nash e Gênio Indomável cria um super man da matemática, é impossível alguém ter tanto conhecimento aprofundado em tantas áreas da matemática, o cara praticamente superava Gauss, Euler, Lagrange e Poincaré.

    ResponderExcluir
  19. Dois filmes incríveis sobre matemática: "O homem que viu o infinito" e também o filme: "Enigma, o jogo da imitação". Quem gosta de matemática tem que assistir. Muito legal. Obs: Tentei postar como usuário do Google mas não consegui. Meu nome é Fabio fabiodilelo@hotmail.com

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails