quinta-feira, 28 de julho de 2011

10 Filmes sobre Matemáticos



O que poder ser menos cinematográfico e com menos glamour do que um matemático?
Pois eles já renderam ótimos personagens no cinema.
Os gênios da matemática ajudaram a criar roteiros interessantes e intrincados.
Esta lista traz 10 exemplos, sugira outros.
(PS: Após assistir a um novo filme, resolvi substituir o número 7, que era o ótimo "21 Gramas", onde a matemática não era tão relevante na trama)


1.  Uma Mente Brilhante (Russell Crowe é um brilhante matemático, que na década de 1950 é  chamado para trabalhar com criptografia para o governo americano no auge da guerra fria, período em que desenvolve esquizofrenia, o que acaba com seu casamento. o filme foi acusado de deturpar a vida do personagem real, mas foi um grande sucesso e ganhou quatro Oscars, de melhor filme, diretor, roteiro e atriz coadjuvante para a bela Jennifer Connelly)


2.  Pi (um jovem matemático vive enclausurado em Nova York, escondido da luz do sol. em casa ele desenvolveu um supercomputador que lhe permitiu entender a dinâmica do mundo, onde tudo se repete, o que fez com que ele aprendesse a prever o futuro das ações na bolsa com grande precisão. primeiro longa do hoje celebrado Darren Aronofsky)


3.  Quebrando a Banca (um aluno brilhante do MIT é convidado a participar de um grupo de outros estudantes, coordenados por um professor e gênio em estatística - Kevin Spacey -, para aplicar um golpe nos cassinos de Las Vegas, utilizando técnicas de contagem de cartas no jogo de 21. bom filme) 


4.  O Preço do Desafio (Edward James Olmos - indicado ao Oscar - é um dedicado professor  que se emprega numa escola da periferia de Los Angeles para orientar alunos carentes e indisciplinados. apesar de todas as dificuldades, consegue ensinar-lhes cálculo e até formar um grupo para participar pela primeira vez de uma prova nacional de matemática. bonito e inspirador)


5.  Sob Domínio do Medo (Dustin Hoffman é um tímido e estudioso professor de matemática que muda-se com a esposa para o interior da Inglaterra para fugir do caos dos colégios americanos, mas os habitantes locais começam a hostilizá-lo e ele tem que transformar-se num vingador calculista para sobreviver. a violência estilizada de Sam Peckinpah na melhor forma) 


6.  Mentes que Brilham (um menino já sabia ler quando tinha um ano, aos quatro escrevia poesias, agora aos sete pinta quadros e resolve complicados problemas matemáticos. dividido entre a mãe carinhosa que quer que ele seja uma criança normal e a mentora determinada a desenvolver seus talentos, ele procura sua identidade. dirigido por Jodie Foster, é um filme bonito e sensível)


7.  O Quarto de Fermat (quatro matemáticos reconhecidos são convidados para uma misteriosa reunião onde seria resolvido um grande enigma. são levados a uma sala onde terão que resolver diversos desafios para salvar suas vidas. uma ótima ideia original, num engenhoso suspense espanhol)


8.  A Prova (a filha de um brilhante, mas esclerosado, matemático recém-falecido, com medo de enlouquecer como o pai, isola-se em sua casa, até que um ex-aluno dele pede para estudar suas anotações em busca de uma nova teoria matemática. baseado numa peça de sucesso, tem, sua força no elenco, Gwyneth Paltrow, Anthony Hopkins e Jake Gyllenhaal, respectivamente)


9.  Gênio Indomável (Matt Damon é um faxineiro do MIT que tem o dom da matemática e é descoberto ao resolver um problema, mas precisa da ajuda de um psicólogo para encontrar a direção na sua vida. um filme inspirador de Gus Van Sant, que ganhou os Oscars de ator coadjuvante para Robin Williams e de roteiro original para a dupla Damon e Ben Affleck)


10.  Rain Man (Tom Cruise é um vendedor ambicioso que descobre no enterro do pai ter um irmão mais velho -  Dustin Hoffman  -, que vive num sanatório, é autista, mas tem uma inteligência matemática prodigiosa. filme supervalorizado do fraco Barry Levinson, que levou quatro Oscars de filme, diretor, roteiro e ator)

Atualização:
11.  X+Y (um garoto de 14 anos - o ótimo Asa Butterfield - superdotado, mas que se dá melhor com os números que com as pessoas, é tutorado por um excêntrico professor, que o leva para disputar uma Olimpíada Internacional de Matemática no Japão. bom filme)


Outros filmes: 21 Gramas, Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros, A Teoria do AmorQuebra de Sigilo, O Turista, Esta é a Minha Chance e O Espelho tem Duas Faces.

Veja ainda: "10 Filmes de Escola"

26 comentários:

  1. "Uma Mente Brilhante" é um filme espetacular. É impossível não se lembrar dele quando se fala de matemática ou até mesmo de esquizofrenia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme: "O homem que viu o infinito" conta a história de um matemático, o filme inteiro fala muito sobre matemática. E também o fime: "Enigma, o jogo da imitação" é surpreendente. Todos que gostam de matemática tem que assistir. Inclua na lista.

      Excluir
  2. Dos citados, eu gosto bastante de "Rain Man". Acho um excelente filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. posta o link pra eu poder assisti-
      lo amigo

      Excluir
  3. Linda lista, hein...
    Quem diria - lista de filmes com matemáticos, isso só pode ser coisa do Armando.
    Uma Mente é sensacional e minha memória afetiva por ele é enorme. Além do Crowe estar ótimo, destaque pro casal Connely/Bettany e Ed Haris. Ah, é um filmaço!

    Amo "21 gramas" (o melhor da trilogia do Iñarritu) mas a matemática é bem secundária no filme. "Pi" f..., "Quebrando a Banca" aos amantes de jogos é uma diversão sem tamanho.

    Ótima lista, Armando!

    ResponderExcluir
  4. Armando, já assistiu esse Matemática do amor - An Invisible Sign (2010)? Me indicaram semana passada, mas ainda não vi. Como tem a ver com a temática...

    De resto, ótima lista, pra variar.

    Curiosidade: Rain Man foi o 1º filme que vi na vida.

    ResponderExcluir
  5. Rain Man é definitivamente superestimado.

    Falando nisso, fica aqui uma dica de 2 listas: filmes subestimados; filmes superestimados. Ia ser polêmica, mas legal..Com certeza todo mundo consegue pensar num filme que não teve o reconhecimento que devia ou em um cujo sucesso é exagerado.

    :D

    ResponderExcluir
  6. 21 gramas e Sob Domínio do Medo dois filmaços estão entre meus favoritos.


    Não gsotei de Rain Man e espero ver Uma Mente Brilhante logo.

    ResponderExcluir
  7. "Uma mente Brilhante" é um filmaço... Eu tb gosto de "Rain Man", mas não é mesmo tudo isso que dizem, vale pelo ótimo trabalho dos atores principais...

    ResponderExcluir
  8. Amigos,
    Alertado pelo Vítor, concordei que em '21 Gramas' a matemática não era assim tão relevante para a trama.
    Por isso resolvi substitui-lo por um novo filme que assisti, o suspense espanhol 'La Habitación de Fermat' de 2007, que se não é genial na resolução, ao menos tem uma ótima ideia inicial e é muito adequado a esta lista.
    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Armando

    Tem também o filme "Agora" de 2009, que no Brasil foi lançado com o nome de "Alexandria". Conta a história da filósofa e matemática Hypatia.

    ResponderExcluir
  10. faltou o filme "O CEU DE OUTUBRO" muito bom

    ResponderExcluir
  11. Outro filme muito bom sobre matemáticos é: Hakase no Aishita sushiki.
    deve ter legendado em algum blog de filmes asiáticos. Não vou contar a história porque nem vai ter graça. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POR FAVOR ME AJUDEM!!!!!! COMO OU ONDE ENCONTRO ESSES FILMES???? EXISTE ALGUM SITE PARA BAIXAR OU ONDE POSSO COMPRA-LOS PQ NAO CONSEGUI NEM NO MEGAUPLOAD NEM 4SHARED... OBRIGADAAAAA

      FABIANA

      Excluir
    2. Tente baixar por torrent Fabiana, como thepiratebay por exemplo...

      Excluir
  12. PI com certeza é o melhor. Uma mente brilhante é bom para pessoas comuns.

    ResponderExcluir
  13. tem link para assistir online?

    ResponderExcluir
  14. Por gentileza, alguém sabe qual foi o livro que originou o filme "A PROVA"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Selemias,
      Na verdade "A Prova" (Proof, 2005) é baseado numa peça de teatro de David Auburn, também roteirista do filme.
      Não é baseado em livro.
      Abs!!!

      Excluir
  15. Olá Gente, Mente Brilhante é muito bom mesmo!! Também recomendo. Fica uma dica aí o filme: Gênio indomável com o ator Matt Damon e Robin Williams.

    ResponderExcluir
  16. Gênio Indomável com Matt Damom e Robim Williams também é ótimo gente, vale procurar e assistir. Abraços e bom filme. Patricia Rosa.

    ResponderExcluir
  17. Alguem sabe de um filme antigo onde um rapaz tinha problema com matematica e quando ele ia fazer prova de matematica ele começava a ler os problemas e dai ficava imaginando dois caras um com uma camisa com a letra A e outro com a letra B. E esses dois caras da imaginaçao dele sempre se davam mal pq ele nunca sabia resolver o problema da prova?

    ResponderExcluir
  18. Melhor filme relacionado com matemática na minha opinião até agora foi The Imitation Game - Allan Turing. O filme mostra os problemas do matemático em se socializar mas não foca nisso, já Uma Mente Brilhante praticamente é todo em cima da doença do Nash e Gênio Indomável cria um super man da matemática, é impossível alguém ter tanto conhecimento aprofundado em tantas áreas da matemática, o cara praticamente superava Gauss, Euler, Lagrange e Poincaré.

    ResponderExcluir
  19. Dois filmes incríveis sobre matemática: "O homem que viu o infinito" e também o filme: "Enigma, o jogo da imitação". Quem gosta de matemática tem que assistir. Muito legal. Obs: Tentei postar como usuário do Google mas não consegui. Meu nome é Fabio fabiodilelo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Na realidade, “O homem que viu o infinito” lembra muito um telefilme, a história é muito emocionante, amei o trabalho de Jeremy Irons. Por certo, ele nos deixa outro projeto de qualidade, de todas as suas filmografias Raça é a que eu mais gostei, acho que deve ser a grande variedade de talentos. Será exibida na TV, a chave do sucesso é o bem que esta contada a historia e a trilha sonora, enfim, um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!