segunda-feira, 8 de agosto de 2011

10 Filmes Brasileiros com Atores Estrangeiros



É cada vez mais frequente atores, diretores e técnicos brasileiros trabalharem em produções internacionais, mas por causa da barreira da língua sempre foi rara a presença de atores e atrizes estrangeiros estrelarem filmes nacionais.
Esta lista traz 10 exemplos desses filmes. Se lembrarem de outros, podem avisar.


1.  O Beijo da Mulher Aranha (William Hurt e Raul Julia. Babenco já era famoso por Pixote quando convidou o americano e o porto riquenho para os papéis principais da transposição da obra de Manuel Puig para as telas. os atores teriam aceito e trabalhado apenas em troca de suas passagens para São Paulo. mas valeu a pena, Hurt ganhou o Oscar de melhor ator e o filme foi o primeiro independente a ser indicado ao Oscar de melhor filme)


2.  Gabriela, Cravo e Canela (Marcello Mastroianni. em 1983, Bruno Barreto quis fazer a versão definitiva do clássico de Jorge Amado numa superprodução e convidou nada menos que Marcello para o papel do turco Nacib. a manobra ajudou a carreira internacional do filme e a de Sônia Braga, mas não ficou lá grande coisa)


3.  Olhos Azuis (David Rasche. o americano Rasche fez quase cem filmes, mas ficou famoso por aqui como um tira atrapalhado na série 'Na Mira do Tira' nos anos 80. no filme de José Joffily ele está muito bem como um oficial da imigração, que no seu último dia de trabalho resolve humilhar os estrangeiros barrados no aeroporto. bom filme)


4.  Á Deriva (Vincent Cassel. o astro francês é um apaixonado pelo Brasil. viaja tanto para a Bahia com sua esposa Monica Belucci, que até aprendeu português e capoeira. no bonito filme de Heitor Dhalia, vive um escritor em férias com a família em Búzios, às voltas com o fim de seu casamento e os filhos adolescentes)


5.  Joana Francesa (Jeanne Moreau. a estrela de 'Jules e Jim', musa da nouvelle vague, aceitou o convite do jovem diretor Cacá Diegues em 1973 para viver uma bela dona de prostíbulo dos anos 30 que viaja para Alagoas após conhecer um cliente se apaixona por ela. o filme é pouco conhecido, mas a amizade dos dois dura até hoje)


6.  Bossa Nova (Amy Irving. Bruno Barreto escalou sua esposa, a estrela americana Amy para a simpática história de uma professora de inglês que se apaixona por um advogado recém-separado. o Rio está lindo e a química dela com Antônio Fagundes funciona muito bem. um dos melhores filmes do diretor)


7.  A Grande Arte (Peter Coyote, Tchecky Karyo e Amanda Pays. estreia em longas de Walter Salles já numa cara co-produção americana baseada num livro de Rubem Fonseca. estrelada pelo experiente Coyote de E.T., o bom vilão franco-turco Karyo e a bonita e sumida Pays. conta a história de um fotógrafo americano que busca de um serial-killer que matou sua amiga prostituta e estuprou sua namorada, com a ajuda de um assassino perito em facas. um filme que merece ser -re- descoberto)


8.  O Xangô de Baker Street (Joaquim de Almeida, Anthony O'Donnell e Maria de Medeiros.  para viver Sherlock Holmes e o Dr. Watson na comédia baseada num livro de Jô Soares, Miguel Faria Jr. convocou o astro português, com boa carreira internacional, e um ator inglês desconhecido, mas muito bom. para viver a venerada atriz Sarah Bernhardt, escolheu a portuguesa Medeiros, conhecida por filmes como 'Henry e June' e 'Pulp Fiction'. a combinação funcionou perfeitamente e o filme é muito bom)


9.  Ensaio sobre a Cegueira (Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover, Gael Garcia Bernal, entre outros. Fernando Meirelles ousou adaptar a inadaptável obra de José Saramago e a filmou em grande parte no Brasil. o elenco está cheio de astros, mas o filme foi um fracasso de bilheteria e dividiu a crítica. eu gosto...)


10.  O Que é Isso Companheiro? (Alan Arkin. Bruno Barreto conseguiu ser indicado ao Oscar de filme estrangeiro por essa ótima adaptação do livro de Fernando Gabeira que narra o sequestro do embaixador americano por um grupo guerrilheiro nos anos da ditadura militar. para viver a vítima convidou o astro Arkin, que desempenha bem no papel)


Veja também: "10 Filmes Nacionais Aguardados"

12 comentários:

  1. Adoro "Ensaio sobre a cegueira". Uma pena que não seja tão apreciado como merece. Já vi 'O que é isso companheiro' já tem um tempo, preciso rever!

    Bacana a lista, preciso ver a maioria, hehehe

    []s

    ResponderExcluir
  2. O único que assisti foi "Ensaio sobre a Cegueira"(eu gostei).

    Tem uns que eu nunca nem ouvi falar, acho que tenho que começar a repartir o meu tempo assistindo os nacionais também. =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Alan e Everton,
    Fico muito feliz se meu post os incentivou a ver mais filmes nacionais.
    O nosso cinema é muito bom e é cada vez mais respeitado mundo afora.
    Obrigado por comentarem!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Sempre, sempre muito bem!

    Ótimo post, Armando! Desses sou fanático por "À deriva" e sou fã de Cassel. Ele é um ator que faz de tudo, bem e com muita qualidade. Só lembrando que a também estrangeira (a bela) Camilla Belle tbm faz parte do elenco desse maravilhoso filme.

    Sempre valorizando o nosso cinema! Ótimo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Vitor,
    A bela Camilla realmente é americana, de mãe brasileira e que considera o Brasil sua primeira pátria... mas não no passaporte, claro.
    Bem lembrado, amigo!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Ensaio sobre a cegueira é mesmo maravilhoso e pouco valorizado.

    ResponderExcluir
  7. Faltou o Jardineiro Fiel do Meirelles tbm :3

    ResponderExcluir
  8. Falta comentar que a Alice Braga faz parte do elenco do Ensaio sobre a cegueira. Ela é uma atriz brasileira que já participou de muitos filmes estrangeiros como: Repo Men, O Ritual e Eu sou a lenda. Lembrando que Blindness (Enaio sobre a cegueira) é uma coprodução entre Japão, Canadá e Brasil. Diretor Brasileiro e escritor Português. Muito bom o filme.

    ResponderExcluir
  9. Tem um filme chamado "Federal" com o Selton Mello, que tem participação do Michael Madsen.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite,

    Tenho outra sugestão para lista: 10 Filmes Estrangeiros com Atores Brasileiros.
    Tem Rodrigo Santoro, Sonia Braga, Alice Braga, Fernanda Montenegro (O Amor nos Tempos do Cólera), Gisele Itié (Os Mercenários), Stênio Garcia (Brincando nos Campos do Senhor), José Wilker (O Curandeiro da Selva) e muito mais!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. " ... ótima adaptação do livro de Fernando Gabeira que narra o sequestro do embaixador americano por um grupo guerrilheiro nos anos da ditadura militar... "

    Desse assunto,Gabeira deve entender muito bem...

    ResponderExcluir
  12. Tem também o filme ( Corações sujos ) de 2012, do diretor Vicente amorim. Que conta com vários bons atores japoneses, entre eles, Tsuyoshi Ihara, Takako Tokiwa e Eiji Okuda. flw !!!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!