terça-feira, 30 de agosto de 2011

10 Filmes de Tribunal Baseados em Casos Reais



Os filmes de tribunal são sempre envolventes.
Muitos deles se baseiam em casos verdadeiros, mas quase sempre utilizam algumas pequenas distorções em nome da dramaturgia.
Confira uma lista com 10 desses filmes e algumas de suas "licenças poéticas".
Mas, atenção, este post contém alguns SPOILERS inevitáveis.


1.  O Vento Será Tua Herança (baseado num julgamento de 1925, quando um professor de biologia violou uma lei estadual ao ensinar a teoria da evolução de Darwin para alunos do ensino médio. o caso causou tanta repercussão que um ex-candidato à presidência dos EUA, um criacionista, foi o promotor de acusação contra um também notório advogado de defesa. no caso real, foi um treinador de futebol que substituiu o professor e deu essa aula. ao contrário do filme, ele teria sido preso de forma voluntária e organizada para chamar a atenção e protestar contra a lei. e outra fato: o promotor não teve um infarto minutos após lida a sentença, morreu em casa seis dias depois


2.  Julgamento em Nuremberg (o filme se baseia no famoso "julgamento dos juízes" ocorrido em 1947 na Alemanha, onde 16 juízes e advogados ligados ao partido nazista são julgados e 10 são condenados a penas variadas - o filme se resume aos 4 juízes condenados à prisão perpétua - numa corte presidida por três juízes americanos - no filme é só o Spencer Tracy. um detalhe: quando o filme foi lançado em 1961 todos os condenados já estava livres)


3.  Um Grito no Escuro (em 1980, numa viagem pelo deserto australiano, um bebê de 10 semanas, filho de um casal religioso desaparece e a mãe alega que viu um dingo - cão selvagem australiano - levá-lo em sua boca. a mãe - no filme a incrível Meryl Streep - é tida como suspeita e só libertada depois de 3 anos e meio quando - no filme - são encontradas roupas do bebê com sangue próximo à toca de dingos. na realidade roupas foram encontradas uma semana depois do ocorrido, mas um casaco de fato foi encontrado mais tarde, além de uma melhor análise da "evidência" do suposto "sangue fetal" encontrado no carro do casal, que não passava de tinta) 


4.  Acusados (uma jovem operária solteira sai para beber num bar e acaba sendo estuprada por seis homens, que alegam que ela estava bêbada e provocando. os homens acabam condenados a penas leves após um acordo com a promotora, que no entanto consegue condenar três espectadores do julgamento por incitação. na vida real, a moça, descendente de portugueses, era casada e mãe de duas crianças e todos os indiciados eram imigrantes portugueses. nenhum espectador foi condenado, apesar das reclamações da vítima. quatro dos seis réus foram condenados e libertados um ano depois em condicional. a vítima morreu num acidente de carro seis meses após o julgamento)


5.  O Processo de Joana d'Arc (no ótimo filme de 1962, o diretor francês Robert Bresson reconstitui literalmente o julgamento por heresia da jovem donzela de Orleans em 1491, baseado nas transcrições da época. descreve sua prisão, o interrogatório, o julgamento e a execução. um filme seco, sem espaço para interpretações grandiosas. literal, sem retoques) 


6.  As Bruxas de Salém (um ótimo filme, adaptado de uma peça de Arthur Miller, por sua vez baseado em fatos reais, conta a história do julgamento de um grupo de mulheres acusadas de praticar magia negra numa pequena cidade do Massachussetts em 1692. as alterações na história foram com intuito de viabilizar a peça. os diversos juízes envolvidos foram reduzidos a dois, a quantidade de garotas acusadas também diminuiu. o que aumentou foi a idade da menina, de 12 para 17 anos, para ter um caso com um homem adulto, relação que não conta com evidências históricas)


7.  Em Nome do Pai (em 1974 uma bomba do IRA mata cinco pessoas num pub inglês e quatro jovens irlandeses são presos e condenados. ao tentar defender o filho, o pai de um deles acaba preso. a imprensa apontou diversas incorreções no filme, como pai e filho dividindo a cela, quando eles nunca estiveram na mesma prisão; dois dos acusados sendo julgados juntos, quando tiveram julgamentos separados; o policial inglês sádico é a combinação de vários torturadores e o pior, uma testemunha-chave que confessou ser o autor do atentado não existiu, trata-se de um elemento ficcional)


8.  Conspiração Americana (logo após o assassinato do presidente Abraham Lincoln em 1865, seis homens são acusados de conspiração e com eles uma viúva, Mary Surrat, dona de uma pensão onde se reuniram e mãe de um dos suspeitos. ela é levada a um tribunal militar empenhado em condená-la, independente da ausência de provas. houve um grande esforço do diretor Robert Redford em manter-se fiel aos fatos, mas com algumas liberdades maniqueístas, limpando a imagem dos Surrats - não têm um escravo no filme, embora fossem sulistas e escravagistas - e enfeiando a imagem dos militares, agindo nos bastidores)

9.  Amistad (em 1939, prisioneiros de um navio negreiro espanhol se amotinam e dizimam a tripulação. ao chegarem na costa americana são levados a um tribunal, onde pleteiam a liberdade para voltar à África, enquanto os espanhóis exigem reaver sua mercadoria, os negros. o julgamento transforma-se numa luta entre abolicionistas e escravagistas. deixando de lado os diversos anacronismos do roteiro, o maior problema do filme é sua visão romântica, o que estava em jogo na ocasião era o transporte de escravos noAtlântico, mas não a escravidão em si, que era consagrada e aceita)


10.  Erin Brockovich (uma mãe solteira de três consegue um trabalho como assistente em uma pequena firma de advocacia descobre inconsistências e coincidências num pequeno caso 'pro-bono' e decide investigar, descobrindo evidências de contaminação química causada por uma indústria de gás e energia, o que a leva a abrir um caso de indenização milionária. apesar de algumas alterações de nomes e valores, o filme parece bastante fiel aos fatos. detalhe, na vida real, o namorado de Erin foi preso por tentar extorqui-la após o sucesso do filme)


Veja também: "10 Filmes Portugueses

5 comentários:

  1. Muito bom o post cheio de curiosidades.

    Gosto bastante de filmes de tribunal-curso direito ai já viu né-Da lista não assisti todos,mas destaco Acusados que é muito bom e conta com um baita desempenho da Jodie.

    ResponderExcluir
  2. ÓTIMA LISTA! Em nome do Pai... é o meu preferido!Daniel esta incrivel!

    ResponderExcluir
  3. O sol é para todos e JFK, do Oliver Stone ( com O monologo brilhante!)

    ResponderExcluir
  4. Otimo post, mas como você pôde esquecer "Um crime americando" ? Um drama baseado na história real do assassinato de Sylvia Likens por Gertrude Baniszewski. Se ainda não assistiu, assista. Vale muito a pena. :)

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails