domingo, 11 de setembro de 2011

10 Filmes sobre Alcoolismo


O álcool é uma substância perigosa, que age de maneira diferente no corpo de cada pessoa.
Enquanto alguns conseguem apreciar seus efeitos, muitos outros tornam-se dependentes e usuários regulares, geralmente em quantidades excessivas.
Trata-se de uma droga lícita, com direito a divertidos ou glamurosos anúncios em veículos de massa, mas que pode ser tanto ou mais prejudicial que drogas ilícitas.
O cinema mostrou bem os efeitos do álcool na vida das pessoas em diversos grandes filmes. Esta lista traz 10 deles e mais algumas menções, mas estejam à vontade para sugerir outros.

1.  Farrapo Humano (Ray Milland está excelente como um aspirante a escritor, que não consegue escrever por ser alcóolico e faz de tudo para sustentar seu vício. sua namorada e seu irmão planejam um fim de semana para que ele fique longe das bebidas, o que ele considera "o fim de semana perdido", título original deste filme poderoso de Billy Wilder, vencedor dos Oscars de filme, direção, roteiro e ator. consta que as indústrias de bebidas ofereceram uma fortuna para a Paramount não realizar o filme)

2.  Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (Elizabeth Taylor e Richard Burton são um casal que vive trocando farpas, numa mistura de amor e ódio. após uma festa na casa do reitor da universidade, que é pai dela e chefe dele, eles convidam um novo professor e sua esposa para  sua casa. conforme o teor etílico aumenta, começam a aflorar verdades e mágoas de todas as partes, numa noite de autodestruição. dirigido por Mike Nichols e baseado numa peça célebre de Edward Albee é um dos grandes filmes sobre o tema)

3.  Despedida em Las Vegas (Nicolas Cage mereceu o Oscar de melhor ator como um alcóolatra que perde o emprego e decide dirigir até Las Vegas com o objetivo de beber até morrer. lá conhece uma prostituta por quem se apaixona, mas será tarde demais para recobrar a saúde. um filme forte e pessimista do sumido diretor Mike Figgis)

4.  Vício Maldito (Jack Lemmon é um jovem relações públicas bem sucedido, que bebe, muito, "socialmente" e casa-se com uma colega - Lee Remick -, que bebe para acompanhá-lo. quando as coisas começam a ir mal no trabalho, ambos começam a beber cada vez mais afundando-se no álcool. um dos melhores filmes de Blake Edwards, mais conhecido por comédias)

5.  Barfly, Condenados Pelo Vício (o título se refere às "moscas de bar", aquelas pessoas que chegam quando o bar abre e saem quando fecha. baseado numa "quase" autobiografia de Charles Bukowski fala de um romance entre um escritor e sua namorada afogando-se em álcool nos piores bares de Los Angeles. Mickey Rourke e Faye Dunaway estão ótimos neste filme do francês Barbet Schroeder)

6.  Ironweed (durante a grande depressão, Jack Nicholson é um ex-jogador de baseball que abandonou a família há 22 anos para viver nas ruas, quando, bêbado, deixou seu filho bebê cair no chão e morrer. agora com uma companheira - Meryl Streep -, também alcoólatra e doente, que vive das lembranças de quando era uma cantora e pianista de sucesso, ele tenta conseguir trabalho para dar a ela um pouco de conforto. um filme muito triste de Hector Babenco com interpretações espetaculares)

7.  À Sombra do Vulcão (Albert Finney - sensacional - é um ex-cônsul britânico no México, que tornou-se alcoólatra após separar-se da esposa, mas decide permanecer morando em Cuernavaca com o meio-irmão, pivô da separação. no dias dos mortos de 1938, ela volta para tentar reatar o casamento, mas as marcas que ficaram nele eram mais profundas que ela imaginava. o cônsul bebe tanto e por tanto tempo, que já não bebe mais para se embriagar, bebe para conseguir levar a vida adiante. bom filme de John Huston, pouco conhecido, ms digno de nota)

8.  O Veredito (Paul Newman é um advogado alcoólatra que chegou ao fundo do poço, mas agora tem uma última chance de se redimir ao aceitar um caso contra uma grande companhia. o alcoolismo é tratado com verdade e mesmo o final, supostamente redentor, deixa a dúvida sobre sua recuperação. grande filme do grande Sidney Lumet, com grandes atores)

9.  Quando um Homem Ama uma Mulher (Meg Ryan trabalha como conselheira numa escola, tem duas lindas filhas, um marido amoroso, que é piloto de avião, mas tem um sério problema com a bebida. após um acidente, ela percebe que perdeu o controle e decide internar-se numa clínica de reabilitação. quando volta, recuperada e forte, é o marido - Andy Garcia -, que não a reconhece, acostumado com a esposa fraca e dependente. dirigido por Luis Mandoki, é um filme realista e relevante)

10.  Nasce uma Estrela (na versão de 1954, Judy Garland é uma talentosa cantora iniciante, que apaixona-se por um famoso ator - James Mason -, cuja carreira está em declínio por conta do alcoolismo. os dois acabam se casando e a carreira dela ascendendo e a dele decaindo. o auge é a festa de premiação do Oscar, quando ela é premiada e ele chega embriagado, embaraçando a todos. belo filme de George Cukor, segunda versão do clássico que deve ser refeito por Clint Eastwood e estrelado por Beyoncé em 2012)

Menções honrosas: Um Cara Muito Baratinado, Arthur o Milionário Sedutor, Marcas de um Passado, Papai Noel às Avessas, Eu Chorarei Amanhã, Factotum, Gata em Teto de Zinco Quente, 28 Dias, Coração Louco, Submarino.

Atualização em 08/03/2013:

11.  Smashed (uma professora primária - a ótima Mary Elizabeth Winstead - vive com seu marido uma rotina de bebedeiras, até que isso começa a prejudicar seu trabalho e ela decide entrar para o AA, o que coloca em risco seu casamento. um belo filme independente, com fortes interpretações e sem falsos moralismos)

Veja ainda: "10 Filmes sobre Drogas"

8 comentários:

  1. Esqueceram do Vício Frenético (Bad Lieutenant, 1992)!

    ResponderExcluir
  2. Linda lista, Armando... Alcoolismo é um assunto muito espinhoso e que está representado de forma maravilhosa nesses filmes. Despedida em Las Vegas é o que mais me recordo, com carinho com o filme e com depressão sobre o personagem ótimamente interpretado por Nicolas Cage.
    Como o anônimo lembrou, tem o Vicio Frenético e a refilmagem, também com Cage que tem o alcoolismo, junto a outras drogas representado muito bem...
    Nacional lembro apenas de Lula - O Filho do Brasil, por mais que isso possa parecer brincadeira com o ex-presidente, um dos melhores papéis do filme é do pai de Lula, interpretado pelo sensacional Milhem Cortaz...

    Grande abraço!

    Vitor

    ResponderExcluir
  3. Faltou Uma canção de amor para Bob Long!

    ResponderExcluir
  4. 28 dias com sandra bullock

    ResponderExcluir
  5. O Valor da Vida.Filme sobre a criação do AA.

    ResponderExcluir
  6. Ola,esqueceu de atualizar com O Voo, que pra mim é o mais perfeito em relacao ao vicio ao alcool obrigado :D

    ResponderExcluir
  7. ...E algum do Bukowski, tem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem 'Barfly', que está na lista e também 'Crônica de um Amor Louco', outro bom filme sobre o tema.
      Abs!!!

      Excluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!