terça-feira, 31 de janeiro de 2012

10 Filmes de Mundos Subterrâneos



Alguns filmes concentram sua ação abaixo da superfície terrestre, geralmente em mundos extraordinários e desconhecidos.
Esta lista traz 10 exemplos dessas locações pouco convencionais.


1.  Cidade das Sombras (para abrigar o que restou da humanidade, foi construída uma cidade subterrânea, feita para durar 200 anos, mas o tempo se esgotou, os geradores começam a falhar e os habitantes têm que correr para encontrar uma saída ou cair na escuridão. um filme simpático, com uma boa ideia e ótimos atores para sustentá-la)  


2.  Viagem ao Centro da Terra (o livro de Jules Verne inspirou algumas dezenas de filmes, esta versão de 1959 é a mais famosa. um cientista britânico - o grande James Mason - organiza uma expedição ao centro da terra a partir de um vulcão na Islândia. depois de muitos percalços, ele e seus assistentes encontram restos da antiga civilização de Atlântida. um clássico)


3.  THX 1138 (numa sociedade do futuro, os habitantes vivem num mundo subterrâneo, cercados de tecnologia, mas que têm suas vidas controladas por computadores, que escolhem cientificamente seus parceiros. todos dirigem carros velozes, frequentam shopping centers e têm que tomar drogas. um dos habitantes, o THX 1138 - Robert Duval -, se rebela e foge para a superfície. primeiro longa dirigido por George Lucas, datado, mas interessante)


4.  O Menino e seu Cachorro (Don Johnson é um rapaz sobrevivente da hecatombe nuclear, que vagueia pelo mundo devastado com seu cão, com quem se comunica telepaticamente. um dia eles encontram uma sociedade que vive numa cidade subterrânea e conserva os valores pré-apocalipticos, mas que são incapazes de se reproduzir por estar há tanto tempo no subsolo. um filme estranho e surpreendente)


5.  Alice no País das Maravilhas (baseado nos livros de Lewis Carrol, a história de uma menininha que cai em um buraco e encontra um mundo estranho, cheio de personagens bizarros. ora, todos conhecemos essa história. destaco a versão mais recente, de Tim Burton, com uma direção de arte espetacular)


6.  A Era do Gelo 3 (quando a preguiça Sid decide adotar três ovos de dinossauro, acaba sendo levada pela mãe para um mundo subterrâneo, onde ainda vivem dinossauros e a fauna e a flora são muito diferentes. boa e bem sucedida continuação da franquia de Carlos Saldanha)


7.  Metrópolis (no clássico de Fritz Lang de 1927, a sociedade é dividida entre os ricos que vivem num mundo idílico na superfície e os trabalhadores, vivem no subsolo, onde trabalham diuturnamente. até que o filho do grande dirigente se apaixona por uma garota do mundo subterrâneo. brilhante e impactante 85 anos depois)


8.  Constantine (Keanu Reeves é um detetive sobrenatural que literalmente foi ao inferno e voltou. para investigar o misterioso suicídio da irmã gêmea de uma policial cética - Rachel Weisz - ele terá que lidar com anjos e demônios e descer mais uma vez ao inferno. fraquinho, mas tem seus fãs)


9.  FormiguinhaZ (Z - a voz de Woody Allen - é uma formiguinha operária de um formigueiro do Central Park, que se rebela contra sua condição social imutável nesta sociedade totalitária subterrânea, se apaixona pela princesa e sai para explorar o mundo exterior. um dos primeiros sucessos da Dreamworks Animation). 


10.  O Templo do Pavor (uma ficção de 1959 que, de tão tosca, diverte. baseado em teorias de que existiriam várias camadas de mundos subterrâneos. arqueologistas descobrem escritos sumérios na Ásia e decidem explorar uma montanha. eles descem até um ponto aonde encontram um templo, onde pessoas de uma civilização que se julgava extinta a três mil anos - falando inglês - creem estar na superfície. mas o pior é quando criaturas - o povo toupeira - que vivem numa camada abaixo começam a atacá-los. ruim demais)


Veja ainda: "10 Filmes Hippies"

13 comentários:

  1. Nossa, estou com Metrópolis em casa e ainda não vi.

    ResponderExcluir
  2. Esses mundos subterrâneos são cada vez mais obscuros.
    Lista (mais uma) surpreendente com os temas mais inesperados da história!

    Como sempre, ótimo!

    ResponderExcluir
  3. Constantine é um lixo. Eu não suporto esse 'ator'. Tanto que nada mais me interessa. Faz com que eu perca totalmente o foco por outras coisas, a ponto de eu não conseguir comentar a lista propriamente. Constantine é um lixo e Keanu Reeves pode sumir que não fará falta. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. calma nega, não se stresse!

      Excluir
    2. correção

      Uma Estranha em Los Angeles (Alien from L.A.)

      Excluir
  4. Constatine...o melhor...e pra mim não se habilita nessa lista de mundo subterrâneo...ele desce ao inferno e é rapidamente...e o filme é fodástico, keanu reeves...ótimo ator.

    ResponderExcluir
  5. Faltou "Os Aventureiros do Bairro Proibido".
    Aquele de sessão da tarde com Kurt Russel.. um clássico! ;)

    ResponderExcluir
  6. Puxa anônimo,
    Eu tentei me lembrar desse filme e não consegui.
    Muito obrigado! Fica sendo o número 11.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. queria muito saber o nome de um filme,acho q e da decada de 80 tem uma garora meio feia q o pai dela desaparece numa escavação,ela vai procurar ele e vai parar numa cidade subterranea,no final ela volta pra casa toda bonitona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser esse aqui:

      Journey to the Center of the Earth

      Excluir
    2. Correção é esse aqui:

      Uma estranha em Los Angeles.

      Excluir
  8. faltou matrix os abitantes da ultima cidade de zion

    ResponderExcluir
  9. faltou o vingador do futuro com arnold, muito bom

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!