sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

10 Filmes de Casas Mal Assombradas



Um dos grandes clichês dos filmes de terror é a casa mal assombrada.
Aquele ambiente sombrio, que guarda em seus tijolos a lembrança dos traumas passados.
Alguns desses filmes estão entre os mais arrepiantes que o cinema já produziu.
São muitos os filmes do gênero. Esta lista traz 10 bons exemplos deles e uma longa lista de menções honrosas. Contribua com dicas de outros filmes!.


1.  Desafio do Além (um cientista, buscando provar a existência de fantasmas, investiga uma velha mansão, com uma história de mortes e assassinatos, na companhia do herdeiro da casa e duas médiuns. terror inglês de 1963, muito copiado mais tarde. dirigido pelo ótimo Robert Wise e um dos filmes mais arrepiantes já feitos)


2.  Os Outros (durante a segunda guerra, uma mulher - Nicole Kidman - muda-se com os dois filhos para uma mansão isolada na ilha de Jersey, aonde aguarda a volta do marido. como as crianças não podem ter contato com a luz do sol, a casa vive às escuras e, nesse clima sombrio, ela está convencida que fantasmas estão circulando pelo local. um filme ótimo, com um roteiro surpreendente de Alejandro Amenábar)


3.A Troca / Intermediário do Diabo (George C.Scott é um músico que perde a mulher e a filha num acidente e após o trauma aluga uma velha mansão para poder compor em paz. mas logo a casa revela seu passado, através de suas passagens secretas e seus fantasmas. um pequeno filme canadense, bem dirigido por Peter Medak. para ver com as luzes apagadas)


4.  Os Inocentes (no fim do século 19, uma mulher - Deborah Kerr - é contratada como governanta de uma mansão vitoriana para cuidar de uma angelical menininha, sobrinha do proprietário. e de seu irmão, recém saído de um internato. aos poucos ela percebe que há algo errado com a casa e com o comportamento das crianças e procura saber o que houve com a antiga governanta. dirigido por Jack Clayton em 1961 e até hoje um dos filmes mais arrepiantes do cinema)


5.  A Mulher de Preto (no início do século passado, um jovem advogado - Daniel Radcliffe - deprimido com a morte de sua esposa, é enviado a um vilarejo da Inglaterra para inventariar os bens de uma cliente falecida, numa isolada mansão vitoriana. logo percebe que os moradores da vila querem distância de tudo o que faça referência à casa. um terror recente, que, apesar de ter direção e roteiro burocráticos, tem arrepios garantidos)


6.  Terror em Amityville (em 13 de novembro de 1974, um jovem de 24 anos matou a tiros seis pessoas de sua família na casa em que moravam em Amityville, estado de Nova York. um ano mais tarde, outra família mudou-se para lá e depois de 28 dias foram obrigados a sair da casa, por conta de uma série interminável de fenômenos paranormais. até hoje esta casa é considerada mal assombrada e fonte de estudos para parapsicólogos. em 1979, a história real transformou-se neste eficiente filme de terror de Stuart Rosenberg, que viria a ser refilmado em 2005)


7.  O Grito (uma assistente social americana, trabalhando em Tóquio, visita a casa de uma paciente, que tem sérios problemas de letargia e a encontra em estado catatônico. lá descobre que a casa está amaldiçoada pelos fantasmas de mãe e filho lá assassinados, que tornaram-se igualmente letais para quem por lá passasse. expoente do novo cinema de horror japonês, com grande sucesso internacional. dirigido pelo bom Takashi Shimizu)


8.  A Casa da Noite Eterna (um grupo de especialistas em fenômenos paranormais é contratado por um milionário moribundo para passar uma semana numa mansão mal assombrada, que carrega em sua história diversas mortes de outros pesquisadores. um dos sobreviventes de uma expedição anterior integra o grupo. um clássico do terror dos anos 1970, numa modesta produção inglesa, mas muito eficiente em arrepiar as plateias)


9.  Poltergeist, o Fenômeno (um casal muda-se com os três filhos para uma casa de um condomínio do subúrbio na Califórnia. na nova casa começam a ocorrer estranhos fenômenos, como cadeiras que se movem sozinhas, até que, durante uma tempestade, a caçula desaparece na casa. eles então chamam uma equipe de parapsicólogos para salvar a filha. terror clássico dos anos 80, produzido por Steven Spielberg, na sua fase mais criativa)


10.  Atividade Paranormal (um filme independente de 2007, feito no formato barato de falso documentário, que surpreendeu ao faturar mais de 100 milhões de dólares. na verdade é um filme ruim e chatíssimo, mas que incluo por representar bem o gênero, até por ter virado uma franquia. conta a história de um casal, que, assustado com fenômenos estranhos que ocorrem em sua nova casa, decide gravar numa câmera caseira tudo o que ocorre no local, mesmo enquanto estão dormindo, em busca de evidências de fenômenos paranormais)


Menções honrosas: A Casa do Espanto, Rose Red, Beetlejuice, A Casa dos Maus Espíritos, A Casa da Colina, O Solar das Almas Perdidas, Água Negra, O Fantasma de Canterville, Evil Dead 2, A Espinha do Diabo, O Orfanato, 13 Fantasmas e A Mansão Macabra.


Veja ainda: "10 Filmes sobre Atropelamentos"

49 comentários:

  1. Esqueceu de incluir o melhor deles...

    http://www.adorocinema.com/filmes/evocando-espiritos/

    Vale a pena ver

    ResponderExcluir
  2. Os inocentes é ralmente arrepiante.

    Os outros é outro filmaço e acho muito bacana que mesmo o filme sendo mergulhado no escuro as cenas mais aflitivas se passarem em ambientes claros.

    ResponderExcluir
  3. Atividade paranormal é o filme mais sem graça, tedioso, parado, chato e ruim que já vi, como bem explicitou vc. Não vale meia hora de filme.

    ResponderExcluir
  4. Esqueceu "O Iluminado" de Stephen King! Um clássico q teve 2 versões, uma para o cinema e outra para a TV!

    ResponderExcluir
  5. Quando vi o trailer do "A Mulher de Preto" pensei que seria um ótimo filme, com clima, enredo e quem sabe uma atuação legalzinha... bom de fato tinha clima e enredo mas exagerou nos gritos que a fantasma dava (principalmente porque alguns deles lembram terrivelmente aqueles que vemos nos jogos de "pegadinhas de susto")... isso para não mencionar que algumas aparições eram montagens ridiculamente enquadradas.
    O resultado foi que fiquei bem desapontado com esse filme, que prometia demais e não foi o esperado =/

    ResponderExcluir
  6. Faltou o filme “A Casa das Almas Perdidas”!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei este filme! penna que não encontro para assistir de novo.

      Excluir
    2. A casa das almas perdidas está disponivel no youtube
      http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=eoNUIQ2KGJc

      Excluir
    3. Realmente! Logo que vi essa lista me lembrei do "A casa das almas perdidas"!!! Ficou faltando este na lista.

      Excluir
  7. Atividade Paranormal é o melhor filme que eu ja vi, e para pessoas que falaram que ele é ruim, Vai tentar fazer um filme você.

    ResponderExcluir
  8. Não constar A Casa das Almas Perdidas desmoraliza completamente esta lista.

    ResponderExcluir
  9. Olá anônimo.
    Eu não assisti o telefilme "A Casa das Almas Perdidas" (1991) e o que li sobre ele não era muito animador. Mas já que você recomenda com tanta ênfase, vou procurar ver.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  10. O orfanato foi simplesmente arrepiante,com um final surpreendente!!!Vale a pena assistir...

    ResponderExcluir
  11. De todos O Orfanato foi o melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como pode faltar A Casa mal assombrada, com Joanna Peter, um clássico dos anos 70, um filme arrepiante.

      Excluir
  12. vcs sabem se tem um filme de terror que uma mulher esta arrumando a cama ai ela levanta a coberta e aparece so os pés de um menino pfv se vcs saberem que filme é me respondam to a mais de 5 meses atras desse filme e nao acho :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os mensageiros (com kristen stewart) a bela de crepusculo

      Excluir
  13. Assisti um filme uma vez, creio que era do inicio nos anos 90. Um casal se muda para uma casa e descobre que a mais de um século, um outro casal que morava alí teve fim trágico, o homen tinha uma amante que se suicidou no mar e ele matou a esposa de raiva e se matou depois. Suas almas assombravam os novos moradores. Sei que o nome do filme em portugues começa com "o mistério da casa...'' mas não sei como termina. Se alguém sabe de que filme estou falando, me ajude please.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já sabe qual é esse filme! Eu estou procurando por ele!

      Excluir
    2. Já achou esse filme? Eu estou procurando o nome dele a semanas!

      Excluir
    3. Também gostaria de encontrar esse filme, sei que ele já foi exibido (pasmem) na "Sessão da Tarde", é de lá que me recordo e tem outro que também foi exibido lá em que a mulher planeja a morte do marido, mas ele escapa e então ele volta pra se vingar e no final queima ela dentro de uma escada na casa. E pensar que hoje a censura repudiaria essas produções.

      Excluir
    4. Eu encontrei o filme! O nome dele é O Mistério de SeaCliff Inn! Fiz download pra nunca mais esquecer!

      Excluir
    5. o nome de um desses filmes é sepultado vivo.

      Excluir
  14. Filme de suspênc?.vou encomêndar três 1 FADA DOS DENTE ..2 ESPIRITOS FAMITOS... 3 ARRASTIME PARA O INFERNO.tres filme da minha coleção.adriano é meu nome. quem asistiu o que acha?

    ResponderExcluir
  15. 02 clássicos de ponta nesta lista

    “O Iluminado”

    O fato quase não é mencionado no filme, mas o hotel Overlook (hotel Mal Assombrado)
    havia sido construído em cima de um cemitério indígena. Outro detalhe no final do filme a música antiga toca ao fundo, e aparece uma foto do baile de 4 de julho de 1921. Ao centro, Jack.

    “Ilusões Perigosas”.

    SINOPSE: Aidan Quinn é o professor de parapsicologia que se
    dedica a desmascarar charlatães durante sessões “espíritas”, é chamado para
    desvendar fenômenos misteriosos envolvendo a mansão Edbrook ( Casarão Mal Assombrado) no interior da Inglaterra. Lá ele conhece a família que é formada por dois irmãos e apaixona-se pela linda irmã Christina Mariell (Kate Beckinsale).
    Com o passar do tempo, o professor cético até então, exausto devido a uma série de
    acontecimentos estranhos que envolve essa família e até inexplicáveis, começa a duvidar de sua própria sanidade mental e decide abandonar a casa junto com Christina ...

    ORIGINAL: Haunted (1995)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Vc me salvou . Ilusões perigosas era o filme que não lembrava o nome. Vlw estou vendo agora na minha. Smartv

      Excluir
  16. Ola a todos!
    ..eu já deixei varios apelos, já recorri vários sites, mas infelizmente NADA!!!
    ..desde ja afirmo que que nao tem nada haver com o filme Rose Red!!! O filme é um classico de terror dos anos 70/80...e apenas me lembro de algumas cenas, a de quando um homem chega ao porao e encontra uma cruz no chao trancando uma porta e ele a retira e deixa de lado após ouvir um dos amigos chama-lo, e entao um mal é libertado e tranca todo mundo dentro da mansao. Outras cenas que relembro sao: a do cachorro perseguindo a mulher e ambos caem da escada e eu acho que é onde tudo comeca , a outra é quando uma outra mulher tenta abrir a janela elétrica, e o mal sempre tira a tomada e ela sempre retorna a puglar a mesma ate que ela ve a prensenca do mal se assusta e encosta na janela ligada e morre eletrocutada, a outra é de um cara de pula pela janeja e quando pensa que se libertou cai num especie de areia movedica e morre assistido por uma estutua de gargula que sorri sinistramente do fato, a outra é quando as pessoas tentam sair da mansao, onde ainda se encontram trancados, e um dos homens usa uma serra eletrica para abrir a porta e tem uma de suas maos amputadas, e o mesmo é lancado para longe...Sinistro mesmo...Só no final que me escondi com a cara na barriga da minha mae cheia de medo e nao queria ver o careca vestido de branco...foi quando a minha mae mudou de canal.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk......ilario quando me lembro...

    Mas caso alguem tenha alguma certeza do que descrevi, por favor me envie o nome do filme ou um link onde eu possa assistir, pois alguns links do youtube nao posso abrir aqui na alemanha por causa da GEMA...direitos autorais e bla bla bla

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana,
      Eu infelizmente não sei que filme é esse.
      Reforço seu pedido de que algum dos leitores a ajude.
      Abs!!!

      Excluir
    2. Ola Armando!
      Quero agradecer pela sua atencao, e dizer que encontrei o nome do filme:
      THE EVIL (1978) PROFECIA DIABOLICA

      ...foi uma busca incessavel, mas quem procura sempre acha, já dizia a minha avó.

      Excluir
    3. Que legal que vc encontrou!! Acredita que eu também procurava há muito tempo o nome desse filme, vc descreveu todas as cenas que eu também lembrava e que bom, encontrou o nome agora já sei também e já vi no youtube.

      Excluir
    4. Que bom que te ajudei Anônimo.Abs

      Excluir
  17. não acredito que vocês todos fãs do gênero poderiam ter esquecido uma obra prima lendária.."A CASA DA COLINA" de 1999.remake de "A CASA DOS MAUS ESPÍRITOS". "A CASA DA COLINA" isso sim é filme de casa mal-assombrada.tem tudo o que um fã deseja

    ResponderExcluir
  18. Queria saber de um filme que tem o espírito que aparece nas fotos tiradas por um casal que começa a morar numa casa na praia, aparece um cachorro preto que persegue a mulher.....Esse espírito persegue ela por que ela se parece com sua esposa que no passado ele matou...no fim a casa pega fogo, e ele nao mata o esposo atual da mulher que vive na casa por que o espirito da mulher dele q ele matou, aparece chamado o nome dele....nao me lembro o nome do filme...mas passava sempre no cinema em casa no SBT.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite a todos. Gostaria de saber o nome de um filme, acho que é dos anos 80. O filme se baseia em uma família que vai morar em uma casa nova, essa casa foi construída recentemente, tipo um condomínio novo. E logo que chegam começam a aparecer ruídos. A filha do casal acaba por adoecer e parece que era câncer. Ela vai para o hospital e começa a melhorar. A descarga do vaso sanitário era ativada no meio da madrugada. Não consigo me lembrar de mais detalhes, pois quando assisti a esse filme eu era uma criança. Grata demais para aqueles que conseguirem me dar alguma dica. Obrigada a todos e boa noite.

    ResponderExcluir
  20. Olá, gostaria de saber o nome de um filme que assisti a muito tempo qnd, não lembro muito bem mas é sobre um grupo de pessoas que entram nela, lembro de algumas cenas que tem uma parte da casa q é invertida (as pessoas andam no teto), uma sala de espelhos, tem uma parte em que todas as portas se fecham e na hora que uma se fecha corta a mão de um cara

    só consigo lembrar disso se alguém souber pfvr avise, já procurei em vários lugares mas não acho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii, também queria muito saber o nome desse filme, você já descobriu?? Pfvr quero muito saber

      Excluir
    2. Também estou procurando esse filme. Ninguem lembra do nome ??

      Excluir
  21. Caros cibernautas, por favor me ajudem!

    Procuro muito um filme muito antigo: Um homem viajava de carro e a meio da viagem o carro avariou, dirigiu-se a uma mansão para pedir ajuda, nesta mansão supostamente viviam irmãos uns 5 ou 6 sozinhos mas que tinham recomendação dos pais falecidos: de que a família deve ficar sempre unida e que iria aparecer algum estranho bondoso para cuidar deles.
    Então esse homem foi feito retido na mansão e chamado de pai, caso não aceitasse seria morto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo,
      O nome do filme é "Todas as Noites às 9" ( Our Mother's House), de 1967.
      Abs!!!

      Excluir
  22. Atividade Paranormal? Sério que incluíram esse filme em uma lista de filmes assustadores?

    ResponderExcluir
  23. Olá pessoa queria ajuda pra descobrir o nome de um filme. Tipo assim a história um homem retorna pra sua casa pra ele a casa esta do mesmo geito, a família dele foi assassinada e até então foi ele quem matou. Na casa ele ver os espíritos da sua família o tempo todo os espíritos estão tentando mostra pra ele a verdade sobre sua morte...
    Por favor se alguém souber agradeço.

    ResponderExcluir
  24. Ajuda por favooor, olha eu assisti o filme quando era criança então não sei se foi "realmente" isso que acontece mas qualquer ajuda é bem vinda! Era assim tinha um menino com o pai dele brincando no parque dai quando o menino volta ele fala que fez amigos e brincaram de muitas coisas dai o filme continua com o menino sendo meio que "substituído" por essas pessoas dai o filme acaba com o pai colocando fogo na casa e a historia se repetindo com outra criança no parque... por favor se alguém souber que filme é me ajude, obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  25. gostaria de saber o nome de um filme muito antigo que vi , em que um forasteiro chega em uma cidade e é obrigado a passar a noite pois seu carro quebrou . durante sua permanencia vai parar em uma festa a fantasia onde passa a noite com uma garotavestida de borboleta . e ao amanhecer descobre que todos ali morreram num incendio .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou procurando o mesmo filme. Se alguma lembrança que tenho dele, completar a sua memória, que bom. Ele era um detetive e ao final, descobre que o incêndio foi numa mansão inglesa, em 1968. A chave que ele ganhou na noite anterior para ir a Paris (a garota queria, mas não a deixaram abandonar a festa), para destravar a bomba de gasolina, está enferrujada e na casa do caseiro, está a fantasia de borboleta, parcialmente queimada. Se lembrar de algo mais, escreva para mim em gomes.randal@gmail.com.

      Excluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!