terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

10 Filmes sobre Rádio



O rádio foi a primeira forma eletrônica de difusão de informação de massa criada pelo homem. Surgiu no fim do século XIX, para começar suas transmissões com voz humana por volta de 1914. 
Antes da televisão, era a rádio que entretia e informava milhões de pessoas ao mesmo tempo. A maior parte dos cantores e músicos do século passado jamais se tornariam ídolos sem ele.
Esta lista traz 10 filmes cuja trama é centrada no rádio e em seus DJs.


1.  A Era do Rádio (o olhar nostálgico de Woody Allen sobre o que era crescer nos anos 1940, quando o rádio reinava absoluto. narrado sob a perspectiva de um garotinho de 10 anos - Seth Green - e sua excêntrica família. entre os rostos por trás das vozes do rádio, há até uma 'Carmem Miranda', vivida pela brasileira Denise Dummont. um filme terno e irresistível)


2.  A Última Noite (um show de variedades do rádio, há 30 anos no ar, terá sua última apresentação ao vivo no teatro de onde é transmitido. cantores country - entre eles Meryl Streep - se misturam a personagens misteriosos, numa ótima comédia, o último e um dos meslhores filmes do mestre Robert Altman)


3.  Fale Comigo (a biografia de um ex-presidiário - o ótimo Don Cheadle -, que tornou-se astro da rádio americana nos anos 1960. o relato da relevância e influência que o rádio tinha sobre a população negra e pobre, que não tinha então acesso à televisão. bom filme)


4.  Verdades que Matam (um controverso apresentador de talk show de rádio de Dallas -Eric Bogosian - vive um momento complicado. ao mesmo tempo que fica sabendo que uma grande emissora planeja promovê-lo para a rede nacional, tem que lidar com ameaças de morte de ouvintes incomodados por suas opiniões fortes. um dos bons filmes de Oliver Stone)


5.  Os Piratas do Rock (sátira bem humorada do período em que, nos anos 60, diversas rádios piratas surgiram na Inglaterra, para poder tocar rock e vencer a barreira das rádios oficiais. como as emissoras eram baseadas em barcos, não podiam ser banidas pelo governo, eram adoradas pela população e responsáveis pelo surgimento do britpop, que ganhou o mundo. um grande número de personagens, defendidos por ótimos atores conseguem manter sua personalidade. divertido e informativo)


6.  Perversa Paixão (uma garota liga todas as noites para um programa noturno de rádio e pede sempre a mesma canção, 'Misty'. algumas vezes o disc jockey atende o pedido. uma noite ele sai do trabalho e conhece a garota num bar, sem saber que é a sua ouvinte. para ele é um caso passageiro, pois ele só quer voltar para a ex-namorada. para ela vira uma obsessão, que poderá matá-lo. um brilhante precursor de 'Atração Fatal', promissora estreia de Clint Eastwood na direção) 


7.  Bom Dia, Vietnã (um irreverente DJ - Robin Williams em seus melhores dias - é enviado ao Vietnã para melhorar o humor das tropas, mas acaba batendo de frente com o comandante local. grande e merecido sucesso dos anos 80)


8.  Uma Onda no Ar (quatro jovens de uma favela de Belo Horizonte criam uma rádio comunitária, para dar voz ao povo excluído local, mas acabam atraindo a atenção e intolerância de policiais, que sempre os tiram do ar. um tanto panfletário, mas interessante. baseado num projeto real, premiado pela ONU)


9.  O Rei da Baixaria (uma auto-biografia do famoso radialista Howard Stern - interpretado pelo próprio - de garoto nerd na escola, passando por diversas pequenas emissoras até ganhar notabilidade nacional por seu estilo provocativo e sem censura. um filme mais para gosto do público americano, que o conhece. fraquinho)


10.  Os Cabeças de Vento (três integrantes de uma banda desconhecida - Brendan Fraser, Steve Buscemi e Adam Sandler - decidem invadir uma emissora de rádio com armas de brinquedo e obrigá-los a tocar sua fita demo. comédia bobinha, consuma com bastante pipoca!)


Menções honrosas: Valente, O Pescador de Ilusões, E Aí Meu Irmão, Cadê Você?, Programa Casé. 


Veja também: "10 Filmes com Triângulos Amorosos"

7 comentários:

  1. Muitos desses são bons e acho verdadeiramente que Valente deveria estar na lista, uma grande performance de Jodie Foster!

    ResponderExcluir
  2. Vou ter que rever A última noite, mas me lembro de que quando eu vi não gostei de nada. Achei bem fraco, mas vai que eu goste mais numa próxima revisão...

    ResponderExcluir
  3. Alan,
    Dê uma chance para o filme, ele é muito bom.
    Só pelos atores já vale a pena.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. po nao e bem radio mais aquela mulher dos The Warriors falando e show.

    ResponderExcluir
  5. Uma onda no ar é sobre a Rádio Favela que existe até hoje aqui em BH.

    ResponderExcluir
  6. Pode até ser ou não Perversa Paixão inspiração ou não, mas Atração Fatal realmente se baseou num curta de 1980 chamado Diversion! http://www.imdb.com/title/tt0330222/

    ResponderExcluir
  7. Uma onda no ar é um filme fantástico. Porque é a realidade que jamais ganhará as telas nacionais,foi feito quase sem renda nenhuma,considera a atuação de artistas que jamais terão chance em grandes produtoras.O filme vai além do rádio: fala sobre preconceito, racísmo,a dificuldade real de um povo a margem da sociedade,a luta por se fazer ouvido. A ditadura que ainda impera velada no país.Jamais alguém dispertou tanto a consciência de um povo e foi tão pouco prestigiado. vale a pena ver com senso crítico e acolhedor.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!