sexta-feira, 16 de março de 2012
10 Filmes com Papas
Os Papas são os líderes vitalícios da igreja católica, eleitos por um colégio de cardeais há quase dois milênios.
Devido à influência e ao poder econômico desta corrente religiosa, o cargo tem grande importância política e é cobiçado por muitos.
Para alguns, o Papa é o representante de deus na Terra. Para outros, uma figura anacrônica, exibicionista e retrógrada.
O fato é que eles sempre tiveram grande presença na cultura ocidental e estiveram presentes em vários filmes, dos quais destaco 10.
1. Habemus Papam (Michel Picoli é eleito o novo papa, mas sofre um ataque de pânico, quando deveria ser anunciado na varanda da praça de São Pedro. os cardeais decidem chamar em segredo um psicanalista ateu para convencê-lo a aceitar o cargo. um ótimo filme do grande Nanni Moretti)
2. Amém (durante a segunda guerra, um químico e militar alemão descobre que um produto que desenvolveu para a limpeza de tanques está sendo utilizado para matar judeus nas câmaras de gás. resolve intervir, tentando chamar a atenção da igreja católica, mas é ignorado pelo alto clero. através de um jovem padre, de família influente, consegue chegar ao papa Pio XII, que nada faz. uma denúncia forte do cineasta grego Costa-Gavras)
3. Os Bórgias (a série desenvolvida por Neil Jordan, conta a trajetória da família ítalo-espanhola, a partir da eleição de Rodrigo Bórgia - Jeremy Irons - como o papa Alexandre VI em 1492, utilizando-se de de sua fortuna e de recursos nada lícitos. interessante por mostrar os bastidores do poder na igreja no renascimento)
4. Lutero (a história do alemão Martinho Lutero - Joseph Fiennes -, que torna-se monge, após sobreviver a uma tempestade, desenvolve e professa suas 95 teses sobre a igreja e a bíblia, e torna-se mal visto pela cúpula da igreja, enfrenta o papa Léo X e culmina com a fundação do movimento protestante. um filme histórico, cheio de furos, mas que serve para nos apresentar este personagem)
5. Agonia e Êxtase (Rex Harrison é o papa Júlio II, que encomenda a Michelangelo - Charlton Heston - a pintura da Capela Sistina. o artista se recusa, mas é forçado, iniciando uma batalha entre os dois. clássico de Carol Reed de 1965)
6. O Banheiro do Papa (uma cidadezinha esquecida no norte do Uruguai está na rota da visita do papa João Paulo II e prepara-se para receber uma multidão de turistas brasileiros, que terão que passar por lá. eles sonham com o dinheiro que o evento vai lhes trazer. um filme singelo e brilhante de César Charlone e Enrique Fernández)
7. As Sandálias do Pescador (baseado num livro de Morris West, escrito em plena guerra fria, conta a história de um bispo russo - Anthony Quinn - que está preso na Sibéria, mas é levado ao Vaticano após um acordo diplomático. é nomeado cardeal e acaba tornando-se papa. logo uma de suas primeiras missões é intermediar um complicado conflito entre Rússia e China)
8. Papa João Paulo II (boa biografia feita para a televisão sobre um dos papaa mais populares da história. conta desde a infância do polonês Karol Wojtyla, marcada por tragédias familiares, a vida eclesiástica iniciada aos 21 anos, o atentado sofrido e sua influência política na queda do comunismo. estrelada por Jon Voight)
9. Irmão Sol, Irmã Lua (a história de São Francisco de Assis, o jovem filho de uma rica família italiana, que após voltar da guerra, no século 18, renuncia aos bens materiais, atraindo seguidores e a desconfiança do bispo local, até conseguir uma audiência com o papa Inocêncio III - Alec Guiness. clássico de Franco Zeffirelli de 1972, muito influenciado pelos movimentos pacifistas hippies da época)
10. Saving Grace (um jovem papa - o ótimo Tom Conti -, desiludido com as funções burocráticas de sua nova função, acidentalmente fica preso para fora do Vaticano. vai parar num vilarejo italiano, onde ninguém o coinhece e convive com os habitantes locais, aprendendo lições sobre amizade, humildade e auto-estima. um filme simpático e raro de 1985)
Menções: Tropa de Elite, Anjos e Demônios, Golpe Sujo, Saving Grace (86), Monsenhor, A Pantera Cor-de-Rosa 2, Eurotrip, O Poderoso Chefão 3, O Papa Bom - Papa João XXIII, Karol o Homem que se Tornou Papa, O Homem que Não Vendeu a Alma, Em Nome do Papa Rei.
Veja ainda: "10 Filmes sobre o Rádio"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
AMEI!!! PARABÉNS PELO BLOG!!! JÁ ESTOU SEGUINDO!!
ResponderExcluirPuxa! Como foi bom descobrir o seu blog...quanta criatividade, informação e conhecimento do aasunto. Adorei tudo. Meus parabéns!
ResponderExcluirSó uma informação: a história de São Francisco de Assis se passa entre os séculos XII e XIII, não XVIII como está colocado no texto sobre o filme "Irmão Sol, Irmã Lua".
ResponderExcluir