segunda-feira, 19 de março de 2012

10 Filmes sobre Sexo - Parte 2


Esta lista é a continuação de uma das primeiras e mais visitadas do blog.
São 10 filmes onde o sexo está no centro da trama e não é mero coadjuvante.
Como provavelmente diria Freud, todos os filmes são sobre sexo, mas esses 10 são mais que os outros.
Confira também a lista anterior, de 2009.

1.  Shame (Michael Fassbender é um executivo de New York que sublima suas emoções, entregando-se ao sexo casual e virtual, enquanto é obrigado a conviver com sua irmã - Carey Mulligan -, que ao contrário se envolve totalmente em qualquer relacionamento. grande filme de Steve McQueen)

2.   A Professora de Piano (Isabelle Huppert é uma rígida professora do conservatório de Viena, que vive com sua mãe castradora - Anne Girardot. ela frequenta cinemas pornôs e peep-shows em busca de excitação até envolver-se numa relação destrutiva com um de seus jovens alunos. um filme excepcional de Michel Haneke, com interpretações primorosas das duas atrizes)

3.  Instinto Fatal (um detetive policial de San Francisco - Michael Douglas - se vê atraído pela principal suspeita do assassinato de um roqueiro, sua bela e ninfomaníaca namorada - Sharon Stone no auge. apesar de saber do perigo que corre, ele se envolve cada vez mais. um dos filmes mais fortes do polêmico e erótico diretor holandês Paul Verhoeven)

4.  9 Canções (um jovem cientista inglês e uma garota americana se conhecem num concerto de rock e vão para a cama. o filme percorre a relação deles em 9 concertos, 9 canções e 9 relações sexuais. esquemático, pretensioso e sem graça)

5.  Carne Trêmula (um jovem filho de uma prostituta, tem sua primeira relação sexual aos 20 anos com uma desconhecida num banheiro. ele vai atrás dela, que não está interessada, mas eles brigam e um tiro acidental acaba deixando paralítico um policial - Javier Barden. um dos filmes mais quentes de Pedro Almodóvar)

6.  Calígula (em 1979, o criador da revista Penthouse, Bob Guccione produziu e dirigiu com o italiano Tinto Brass esta superprodução erótica sobre o imperador romano com um grande elenco, encabeçado por Malcolm MacDowell e Peter O'Toole - afinal os romanos têm que ter sotaque britânico, não me perguntem por que. muito, mas muito sexo e um pouco de história)

7.  Diabo no Corpo (uma bela e perturbada jovem tem seu pai morto por terroristas e seu namorado está entre os acusados. é quando ela conhece um jovem estudante com quem tem um tórrido romance. o filme de Marco Bellocchio ganhou notoriedade por conta de uma cena explícita de sexo oral feita pela atriz Maruschka Detmers)

8.  A Dama do Lotação (Sônia Braga é uma moça que se casa com o namorado de infância, a quem ama, mas não quer ter relações sexuais. na noite de núpcias ela resiste e ele a estupra. a partir daí, ela começa uma rotina de fazer sexo anônimo com homens que conhece no ônibus. uma dos mais bem sucedidas versões da obra de Nelson Rodrigues para o cinema)

9.  O Fantasma (um filme ousado e provocativo sobre um jovem lixeiro, que passa seus dias entre uma pensão e os encontros com outros homens. sem sutileza, o diretor João Pedro Rodrigues equipara o comportamento sexual do personagem ao de um animal, agindo em função de sua libido, sem qualquer inibição. com muitas cenas explícitas, um excelente filme português)

10.  Henry e June - Delírios Eróticos (no começo da década de 1930, os escritores Henry Miller e Anaïs Nin se conhecem através do marido dela e se tornam amantes. mas Miller é apaixonado por sua esposa, June,com quem Anaïs acaba se envolvendo também e formando um triângulo amoroso. belo filme de Philip Kaufman, com fotografia de Philippe Rousselot)

Atualização: 
 Ninfomaníaca (dividido em duas partes que somam longuíssimas quatro horas de duração, o filme conta a história de Joe - Charlotte Gainsbourg - em flashbacks, começando quando ela é encontrada num beco por um homem mais velho, bastante machucada. ela relata sua vida, desde a infância, assumindo ser uma ninfomaníaca e uma má pessoa, narrando a ele algumas dae suas aventuras sexuais para justificar o porquê de sua auto avaliação. o fechamento da história é bem melhor que o começo, pois os personagens de Jamie Bell e de Stellan Skarsgård ganham importância. na soma das partes é uma obra digna da filmografia do polêmico Lars von Trier)

Veja ainda: "10 Filmes sobre Atropelamentos"

20 comentários:

  1. A Dama do Lotação é muito, mas muito ruim. Nunca entendi o fascínio das pessoas por esses filmecos nacionais antigos.

    ResponderExcluir
  2. Outra lista muito boa, com direito a títulos notáveis, como o título de Almodóvar e o filme nacional com Sônia Braga, mas confesso que fiquei interessado mesmo pelo filme português, o qual vou procurar para conferir.

    ResponderExcluir
  3. falto do mestre Tinto !!!!

    ResponderExcluir
  4. Augusto,
    Você tem toda razão. 'A Dama do Lotação' é um péssimo filme, mas é um dos maiores sucessos do cinema nacional e representa muito bem o tema desta lista.
    Queria colocar apenas um filme brasileiro, mas tem toda a (excelente) obra de Walter Hugo Khouri, que sempre versa sobre sexo.
    Não se pode generalizar. Existem filmes e existem filmecos nacionais antigos. Tenho uma série sobre o cinema brasileiro por décadas, lá você pode encontrar apenas ótimos filmes. Vai ver que mesmo dentre os antigos, o nosso cinema tem coisas boas... e ruins.

    Luís,
    'O Fantasma' é um filme um tanto indigesto, difícil, vá com cuidado! Mas é um bom filme, bastante premiado.

    Obrigado por comentarem!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Alguém pode me dizer porque a dama do lotação é tão ruim como estão falando? Achei a história interessante, tava querendo ver

    ResponderExcluir
  6. Oi anônimo,
    A Dama do Lotação foi feito há quase 40 anos, quando a qualidade técnica do nosso cinema era sofrível. Além disso, o diretor é muito ruim, descuidado, não sabe dirigir atores...
    Fora isso vale a curiosidade de achar o texto provocador de Nelson Rodrigues e a beleza de Sônia Braga, que a levou a Hollywood.
    Pode tentar, mas não vá com grandes esperanças!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Aqui é o anônimo

    Obrigado Armando!
    Então quer dizer que a qualidade técnica e a atuação são ruins, mas o desenrolar da história é bom né? (realístico)
    Se nem isso for bom, vou passar longe...
    obrigado, abraços!

    ResponderExcluir
  8. Aqui é o anônimo

    Obrigado Armando!
    Então quer dizer que a qualidade técnica e a atuação são ruins, mas o desenrolar da história é bom né? (realístico)
    Se nem isso for bom, vou passar longe...
    obrigado, abraços!

    ResponderExcluir
  9. Só faltou o "Amor e Outras Drogas". Muito bom.

    ResponderExcluir
  10. Faltou ai Cinderela Bahiana com a Carla Perez..Grande obra cinematográfica Bahiana, Nacional e até Internacional..

    ResponderExcluir
  11. Boa a lista.

    Não acho 9 Canções pretencioso e chato,acredito que o filme cumpre bem a sua proposta.

    A Professora de Piano é seco e com cenas um tanto incômodas mas muito bom.E ancioso para assistir a Shame.

    ResponderExcluir
  12. E tem aquele com a Sharon Stone também:"Invasão de Privacidade" (sei lá o título em ingles) que deixa eu te contar..esquenta até o que nao deve, sem contar que a história é um bom mistério, com assasinatos em série, etc.

    Vale MUITO a pena ver acompanhado..(Rssss...)

    ResponderExcluir
  13. Entre lençóis- nacional também, não é muito bom mas é "bonito" =P

    ResponderExcluir
  14. Realmente, A Professora de Piano é fantástico, não poderia faltar.

    ResponderExcluir
  15. qual o nome do filme em que a mulher está de pernas cruzadas, na primeira imagem?

    ResponderExcluir
  16. É Instinto Selvagem, e não Fatal :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ia fazer a mesma correção, mas descobri que em Portugal o título é Instinto Fatal. Então não está exatamente errado...

      Excluir
  17. Mais um filme: O Declínio do Império Americano

    ResponderExcluir
  18. SINGELAS SUGESTÕES: ATA-ME, ORQUÍDEA SELVAGEM, BETTY BLUE, VELUDO AZUL

    ResponderExcluir
  19. Baixando A Dama do Lotação apesar dos comentarios negativos... vms ver... acabei de ver a minisserie Engraçadinha, recomendo!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails