sexta-feira, 16 de março de 2012

10 Filmes com Papas



Os Papas são os líderes vitalícios da igreja católica, eleitos por um colégio de cardeais há quase dois milênios.
Devido à influência e ao poder econômico desta corrente religiosa, o cargo tem grande importância política e é cobiçado por muitos.
Para alguns, o Papa é o representante de deus na Terra. Para outros, uma figura anacrônica, exibicionista e retrógrada.
O fato é que eles sempre tiveram grande presença na cultura ocidental e estiveram presentes em vários filmes, dos quais destaco 10.

1.  Habemus Papam (Michel Picoli é eleito o novo papa, mas sofre um ataque de pânico, quando deveria ser anunciado na varanda da praça de São Pedro. os cardeais decidem chamar em segredo um psicanalista ateu para convencê-lo a aceitar o cargo. um ótimo filme do grande Nanni Moretti)

2.  Amém (durante a segunda guerra, um químico e militar alemão descobre que um produto que desenvolveu para a limpeza de tanques está sendo utilizado para matar judeus nas câmaras de gás. resolve intervir, tentando chamar a atenção da igreja católica, mas é ignorado pelo alto clero. através de um jovem padre, de família influente, consegue chegar ao papa Pio XII, que nada faz. uma denúncia forte do cineasta grego Costa-Gavras)

3.  Os Bórgias (a série desenvolvida por Neil Jordan, conta a trajetória da família ítalo-espanhola, a partir da eleição de Rodrigo Bórgia - Jeremy Irons - como o papa Alexandre VI em 1492, utilizando-se de de sua fortuna e de recursos nada lícitos. interessante por mostrar os bastidores do poder na igreja no renascimento)

4.  Lutero (a história do alemão Martinho Lutero - Joseph Fiennes -, que torna-se monge, após sobreviver a uma tempestade, desenvolve e professa suas 95 teses sobre a igreja e a bíblia, e torna-se mal visto pela cúpula da igreja, enfrenta o papa Léo X e culmina com a fundação do movimento protestante. um filme histórico, cheio de furos, mas que serve para nos apresentar este personagem)

5.  Agonia e Êxtase (Rex Harrison é o papa Júlio II, que encomenda a Michelangelo - Charlton Heston - a pintura da Capela Sistina. o artista se recusa, mas é forçado, iniciando uma batalha entre os dois. clássico de Carol Reed de 1965)

6.  O Banheiro do Papa (uma cidadezinha esquecida no norte do Uruguai está na rota da visita do papa João Paulo II e prepara-se para receber uma multidão de turistas brasileiros, que terão que passar por lá. eles sonham com o dinheiro que o evento vai lhes trazer. um filme singelo e brilhante de César Charlone e Enrique Fernández)

7.  As Sandálias do Pescador (baseado num livro de Morris West, escrito em plena guerra fria, conta a história de um bispo russo - Anthony Quinn - que está preso na Sibéria, mas é levado ao Vaticano após um acordo diplomático. é nomeado cardeal e acaba tornando-se papa. logo uma de suas primeiras missões é intermediar um complicado conflito entre Rússia e China)

8.  Papa João Paulo II (boa biografia feita para a televisão sobre um dos papaa mais populares da história. conta desde a infância do polonês Karol Wojtyla, marcada por tragédias familiares, a vida eclesiástica iniciada aos 21 anos, o atentado sofrido e sua influência política na queda do comunismo. estrelada por Jon Voight)

9. Irmão Sol, Irmã Lua (a história de São Francisco de Assis, o jovem filho de uma rica família italiana, que após voltar da guerra, no século 18, renuncia aos bens materiais, atraindo seguidores e a desconfiança do bispo local, até conseguir uma audiência com o papa Inocêncio III - Alec Guiness. clássico de Franco Zeffirelli de 1972, muito influenciado pelos movimentos pacifistas hippies da época)

10.  Saving Grace (um jovem papa - o ótimo Tom Conti -, desiludido com as funções burocráticas de sua nova função, acidentalmente fica preso para fora do Vaticano. vai parar num vilarejo italiano, onde ninguém o coinhece e convive com os habitantes locais, aprendendo lições sobre amizade, humildade e auto-estima. um filme simpático e raro de 1985)

Menções: Tropa de Elite, Anjos e Demônios, Golpe Sujo, Saving Grace (86), Monsenhor, A Pantera Cor-de-Rosa 2, Eurotrip, O Poderoso Chefão 3, O Papa Bom - Papa João XXIII, Karol o Homem que se Tornou Papa, O Homem que Não Vendeu a Alma, Em Nome do Papa Rei.

Veja ainda: "10 Filmes sobre o Rádio"

3 comentários:

  1. AMEI!!! PARABÉNS PELO BLOG!!! JÁ ESTOU SEGUINDO!!

    ResponderExcluir
  2. Puxa! Como foi bom descobrir o seu blog...quanta criatividade, informação e conhecimento do aasunto. Adorei tudo. Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Só uma informação: a história de São Francisco de Assis se passa entre os séculos XII e XIII, não XVIII como está colocado no texto sobre o filme "Irmão Sol, Irmã Lua".

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!