quinta-feira, 12 de abril de 2012

10 Filmes sobre o Titanic



Em 14 de abril de 2012 completam-se 100 anos do naufrágio do RMS Titanic, o maior e mais moderno navio de passageiros da época, .
O Titanic saiu em sua viagem inaugural de Southampton na Inglaterra com 2240 passageiros e tripulantes a bordo, tendo como destino Nova York. Mas na travessia do oceano Atlântico chocou-se com um iceberg e afundou completamente em cerca de três horas, causando a morte de 1517 pessoas.
Foi o maior desastre marítimo da história até então e tornou-se um marco da humanidade.


Este filme de 9'50" foi feito pouco antes do Titanic zarpar em 1912, uma rara oportunidade de conhecermos  verdadeiro navio, alguns tripulantes e passageiros:






Veja uma lista de 10 filmes que selecionei, onde o Titanic é citado ou está no centro da trama.


1.  Titanic (1997 - recordista de bilheteria e premiado com 11 Oscars, o épico de James Cameron conta a história de um triângulo amoroso entre uma jovem rica, noiva de um milionário e um artista pobre a bordo do Titanic em direção ao seu destino trágico. o roteiro açucarado e a canção melodramática ficam em segundo plano, num filme onde a estrela é a reprodução realista e não menos espetacular do acidente. está sendo relançado em 3D, aproveitando a data)


2.  Somente Deus por Testemunha (1958 - considerado por muitos o melhor filme sobre o Titanic, o filme inglês com atores pouco conhecidos, utiliza um tom documental, sem subtramas românticas. de impreciso nota-se apenas o fato do navio afundar inteiro, o que se acreditava então. bom filme)


3.  Titanic (1953 - uma versão superficial, focada nos romances e nas celebridades presentes  à bordo. Barbara Stanwyck é a esposa infeliz de Clifton Webb que leva os dois filhos do casal para a América no navio, enquanto ele também embarca tentando manter a guarda das crianças)


4.  A Camareira do Titanic (1997 - Olivier Martinez é um rapaz que ganha um passagem para Southampton para ver a partida histórica do Titanic. na noite anterior a bela Aitana Sánchez-Gijón, uma camareira do navio, bate à sua porta e pede abrigo, pois os hotéis estariam todos lotados. ela embarca e dada como morta, ele volta à França e começa a fantasiar sobre a noite que dividiu o quarto com ela. um filme envolvente e delicado do ótimo Bigas Luna)


5.  Fantasmas do Abismo (2003 - anos depois do sucesso de seu 'Titanic', James Cameron organizou uma expedição de mergulho para colher imagens espetaculares em 3D dos destroços do verdadeiro navio, com a adição de alguns "fantasmas" percorrendo o deck. um ótimo documentário de 59 minutos)


6.  S.O.S. Titanic (TV 1979 - boa produção feita para a TV, mas lançada aqui nos cinemas. tem um roteiro bem amarrado, que mostra o drama um casal de cada uma das três classes do navio, evidenciando as diferenças sociais. dentre os bons atores estão Helen Mirren, David Warner e Ian Holm)


7.  Ghostbusters II (1989 - provavelmente a melhor cena da continuação do sucesso dos caça-fantasmas é a da chegada do Titanic fantasma e seus passageiros no porto de Nova York... "antes tarde do que nunca")


8.  Cavalgada (1933 - no clássico vencedor do Oscar de Frank Lloyd, a participação do Titanic é sutil, mas muito importante. o filme conta ano a ano a história de uma rica família inglesa a partir do ano novo de 1899. no seu ponto alto - cuidado, este é um SPOILER - o casal central sai feliz em sua lua de mel num navio, quando descobrimos por uma bóia, que trata-se do Titanic e já supomos o desfecho trágico. clássico)


9.  Bandidos do Tempo (1981 - sempre lembrada mais pouco vista, esta fantasia de Terry Gilliam acompanha um garoto e um grupo de anões caçadores de tesouro numa viagem através do tempo e de fatos históricos, entre eles a viagem inaugural do Titanic)


10.  Inconquistável Molly Brown (1964 - chatérrimo musical estrelado por Debbie Reynolds na pele da mais famosa passageira do Titanic, a "inafundável" Molly Brown, que ganhou esse apelido por sobreviver a uma enchente em sua infância e a ao naufrágio do também "inafundável" Titanic. baseado na história real de uma garota pobre que após casar-se com um mineiro fica rica e tenta ser aceita na alta sociedade)


Outros filmes sobre o tema: Titanic (Alemanha 1943), O Resgate do Titanic (1980), Titanic (TV 1996), No Greater Love (1996).


Veja ainda: "10 Filmes com Atropelamentos"

7 comentários:

  1. Gostei bastante do tema, principalmente porque você resgata um evento interessantíssimo além de uma coleção de filmes dos quais poucos de nós ouvimos falar.

    ResponderExcluir
  2. so fazendo uma correcao, nao foi o pior naufragio ocorrido, e sim o mais famoso, o pior naufragio foi o do navio alemao Wilhelm Gustloff em 1945 com 9 mil mortos.

    ResponderExcluir
  3. muito bom,mas esqueceram de mencionar o filme de 1996 tambem com o nome de titanic,com a atriz Catherine Zeta-Jones...

    ResponderExcluir
  4. Tá faltando filme ae... tem um que chama Rise The Titanic. O interessante desse filme é que eles inflam um produto (como uma espuma flutuante) dentro do Navio o que faz o Titanic vir a tona do fundo do oceano até a superficie é bem legal. Porem o filme é de 1980 ou seja antes de encontrarem o Titanic e descobrir que ele havia rachado ao meio, o que quebrou a teoria do filme. Mas vale a pena.

    http://www.imdb.com/title/tt0081400/

    ResponderExcluir
  5. Muito bom. Mas na sua lista ficou faltando dois Titanics - um de 1957 e outro de 1951. Mas meus parabéns você caprichou.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!