quarta-feira, 23 de maio de 2012

10 Filmes sobre Epidemias

O homem sempre teve medo de doenças. E com razão.
Ao longo da história elas dizimaram a população, como no caso da peste bubônica, da gripe espanhola ou, mais recentemente, da Aids.
O cinema retratou as epidemias em várias ocasiões, em doenças reais ou inventadas, mas sempre com resultados devastadores.
Confira 10 filmes sobre o tema!

1.  Ensaio sobre a Cegueira (um misteriosa doença atinge rapidamente toda a população de uma cidade, fazendo com que todos fiquem cegos. com a epidemia, a civilidade entre as pessoas acaba e a sociedade entra em colapso. boa produção, bons atores e um ótimo filme de Fernando Meirelles, baseado na obra de José Saramago)

2.  O Sétimo Selo (um cavaleiro sueco retorna das cruzadas para encontrar a morte e a peste negra em sua terra natal. quando se depara com a morte personificada e lhe propõe um jogo de xadrez para ganhar tempo e aprender sobre o sentido da vida. um grande filme de Ingmar Bergman, que além de retratar fielmente o cenário apocalíptico do final da idade média, fala sobre o medo da morte)

3.  Sentidos do Amor (Ewan McGregor e Eva Green, um chefe de cozinha e uma cientista se apaixonam, enquanto uma pandemia começa a privar a partir do olfato, um a um os sentidos da população em todo o planeta. enquanto tentam conter a doença, as pessoas rapidamente se adaptam a nova situação)

4.  Contágio (voltando de uma viagem, uma americana - Gwyneth Paltrow, contrai um vírus que a mata rapidamente, o mesmo ocorrendo com um funcionário de um cassino em Hong Kong e uma modelo em Londres. rapidamente a epidemia se espalha e começa a matar por todo o planeta, enquanto cientistas tentam descobrir sua cura, as autoridades tentam conter o pânico. elenco multi-estelar num filme frouxo de Steven Soderbergh)

5.  Epidemia (Dustin Hoffman é um médico do exército americano que estuda um perigoso vírus que dizimou um acampamento militar na África. quando descobre que um macaco daquela região foi levado clandestinamente aos EUA e leva com ele a doença que começa a se espalhar velozmente numa pequena cidade americana. bom filme de Wolfgang Petersen)

6.  Anjos na América (um brilhante e delirante mosaico dos anos 1980, quando o conservadorismo reinava na América e a Aids dizimava a população gay, sem que as autoridades se interessassem em buscar contê-la. um longo filme da HBO, exibido em duas partes, baseado numa peça de sucesso. dirigida por Mike Nichols e um elenco que incluia Meryl Streep, Emma Thompson e Al Pacino. essencial)

7.  Eu sou a Lenda (Will Smith é um cientista militar, que é naturalmente imune a um vírus criado anos antes por um cientista em busca da cura do câncer, mas que se espalhou e transformou a população de Nova York em criaturas fotossensíveis, que saem à noite. em sua casa ele pesquisa antídotos para a doença e tenta comunicar-se por rádio com outras pessoas imunes, tornando-se uma lenda para outros sobreviventes) 

8.  12 Macacos (Bruce Willis é um sociopata condenado, que é enviado de 2035 ao passado, entre 1996 e 1997 para tentar conter a disseminação de um vírus mortal que viria a matar cinco bilhões de pessoas. por engano ele enviado para alguns anos antes e acaba num sanatório, onde conhece uma psiquiatra que vai ajudá-lo a encontrar o grupo revolucionário "12 Macacos", que seria o responsável pela epidemia)

9.  Pânico nas Ruas (um grupo de marginais assassina um imigrante ilegal no porto de New Orleans, que é diagnosticado com uma perigosa peste pneumônica. para proteger a população, a polícia é acionada para encontrar os assassinos e inoculá-los antes que a epidemia se alastre. clássico de Elia Kazan)

10.  O Enigma de Andrômeda (um satélite artificial sai de órbita e cai numa cidadezinha americana, liberando uma bactéria fatal que começa a dizimar a população, enquanto uma equipe de cientistas luta contra o tempo em busca de conter a epidemia. ótima ficção dirigida por Robert Wise, a partir de um livro de Michael Crichton)

Veja ainda: "10 Filmes em Roma"


7 comentários:

  1. Simplesmente adoro 'Ensaio sobre a cegueira' e achei bacana vê-lo em primeiro na lista. Realmente é um grande filme!

    Recentemente, eu vi 'Perfect Sense' e fiquei encantado com o filme. Não imaginava que fosse tão bom!

    Preciso ver 'Anjos da América' xD

    ResponderExcluir
  2. Faltou, em minha opinião, Extermínio, de Danny Boyle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rec 1 e 2 também ai sim ficaria fera essa lista...Extermio é de mais...

      Excluir
  3. Outro muito bom é: A dança da morte.

    ResponderExcluir
  4. Faz uma lista sobre 10 filmes de Epidemia Zumbi o/

    Muito bom o blog ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe!
      Obrigado pelo elogio!
      Já existe uma lista sobre zumbis, acho que seria redundante fazer uma sobre "epidemia zumbi", né?
      Abs!!!

      Excluir
  5. Faltou um filme em que todos ficam com pânico de sair na rua e em áreas abertas, até morrem se fizerem! Todos acabam tendo que viver nos subterrâneos e fazem de tudo para sobreviver. Muito bem feito! Assisti uma vez esse filme por indicação numa lista de filmes de epidemia, mas ele sumiu da net!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!