terça-feira, 29 de maio de 2012

10 Filmes sobre Reencarnação



A vida após a morte sempre provocou a imaginação humana. E até que descubramos algio mais palpável continuará a provocar.
Uma das hipóteses mais populares dá conta de que nossa alma volta sob a forma de outro ser humano. Conforme a religião, as regras mudam.
Alguns filmes foram feitos sobre o tema, selecionei 10 deles.


1.  Voltar a Morrer (em 1949, a esposa de um compositor - Emma Thompson e Kenneth Branagh - é assassinada e o marido condenado à morte. 40 anos mais tarde uma mulher - Emma - com amnésia tem sonhos que a remetem ao assassinato e conhece um detetive - Kenneth  - que resolve investigar o caso, que fica mais perigoso à medida que é desvendado. Bom suspense dirigido por Branagh em 1991)


2.  As Duas Vidas de Audrey Rose (Anthony Hopkins é um homem estranho que se aproxima de um casal feliz com uma filha pré-adolescente, por acreditar que a menina é na verdade sua filha, morta num incêndio, reencarnada. o caso acaba nos tribunais. bom suspense de Robert Wise)


3.  Café de Flore (um comovente drama canadense que conta duas histórias aparentemente desconexas, uma passada em Paris na década de 1940 sobre uma mãe e seu filho portador de síndrome de down e a outra em Montreal em 2011 sobre um casal apaixonado. só de estar nesta lista já é um spoiler, por isso não conto mais, mas recomendo)


4.  Manika, a Menina que Nasceu Duas Vezes (num vilarejo de pescadores na índia, uma garota conta com detalhes histórias de uma vida de riqueza que teria tido no Nepal, até que um dia foge de casa e o padre recém chegado a segue para encontrá-la e acaba envolvido- em sua estranha história. bom filme sobre o tema) 


5.  O Pequeno Buda (um grupo de monges budistas vai a Seattle em busca da reencarnação de seu mestre o Lama Dorje e chega a um garoto de 10 anos. seus pais não acreditam a princípio, mas acabam permitindo que ele vá para o Butão, junto com mais duas crianças para comprovar qual deles é o Lama. em paralelo é contada a história de Siddharta. um filme irregular de Bernardo Bertolucci, mas visualmente lindo)


6.  Bungee Jumping on Their Own (dois jovens se apaixonam na universidade, quando a garota é atropelada e morre. 17 anos mais tarde, ele está casado e é professor de colégio, onde começa a notar estranhas semelhanças entre um de seus estudantes e sua falecida amada, fica obcecado pelo garoto. o filme sul-coreano tem um final bem estranho, que remete ao título. é no mínimo diferente)


7.  Tio Boonmee que Pode Recordar suas Vidas Passadas (um homem doente decide passar seus últimos dias de vida numa casa na floresta, junto de seus entes queridos. lá recebe a visita de sua falecida esposa e do filho que agora é uma criatura peluda. eles irão ajudá-lo a recordar suas muitas existências a partir de sua origem numa gruta. estranho e mal iluminado, este filme tailandês ganhou a Palma de Ouro em Cannes)


8.  Almas Reencarnadas (uma equipe de cinema está se preparando para filmar a história real do massacre ocorrido num hotel anos antes. a atriz principal começa a lembrar-se dos fatos, o que a faz crer que ela é a reencarnação da última vítima. representante da boa leva de filmes de terror japoneses do começo do século)


9.  Reencarnação (Nicole Kidman é uma jovem viúva, que dez anos após a morte de seu marido, aceita casar-se novamente. nesse momento surge um garoto de dez anos pedindo que ela não se case novamente e afirmando ser a reencarnação do marido. sua determinação e conhecimento de fatos que só casal poderia saber a deixam confusa. um filme intrigante)


10.  Segredos da Vida (Robin Williams é um homem que percorre os séculos e várias existências desde a idade da pedra, passando pelo império romano e a Nova York atual, buscando em seus relacionamentos o sentido da vida. veículo para Williams fazer cinco personagens, numa comédia sem graça)


Outros filmes: A Reencarnação de Peter Proud, Minha Vida na Outra Vida, Kundun, Num Claro Dia de Verão.


Veja ainda: "10 Filmes sobre Zoológicos"



24 comentários:

  1. Boa lista, gosto do tema. Vou aproveitar para ver o que ainda não vi e não ver o que iria ver...rs

    ResponderExcluir
  2. um filme muito bom sobre esse tema e Caotica Ana e de julio madem vale estar na lista.

    ResponderExcluir
  3. Boa lista, vou aproveitar para ver algum desses

    ResponderExcluir
  4. faltou colocar ai o filme minha vida na outra vida com Jane Seymour, filme surpreendente e tem uma história muito estudada pois é um caso real (nos extras tem informações sobre as verdadeiras pessoas e a investigação feita para descubrir que o caso é real), para quem ainda é cético é um filme muito esclarecedor, recomendo para todos pois não é um filme de terror e sim um drama, um forte abraço a todos e fiquem na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi Rodrigo, e vc tem razão é um filme incrível, eu gosto muito deste tema, e este filme como um caso real é muito surpreêndente,não vou contar para não estragar é claro, amais assistam e tirem suas próprias conclusões.

      Excluir
  5. Oi Rodrigo,
    Eu assisti e cheguei a mencionar 'MinhaVida na Outra Vida' no final destepost, em: outros filmes.
    Mas valeu a lembrança!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Recomendo: "Entre o Céu e a Terra" dirigido pelo Oliver Stone, com Hiep Thi Le, Tommy Lee Joned e Joan Chen. Forte.

    ResponderExcluir
  7. magnificos filmes !! tou a adorar!! brigada pelos posts.

    ResponderExcluir
  8. O filme que o Armando mencionou "Minha vida em outra vida" é maravilhoso", chorei muito e é uma coisa que eu acredido. Recomendo!

    ResponderExcluir
  9. obrigada pelas recomendações :)

    ResponderExcluir
  10. Quais deles além de Manika e Minha vida na outra vida são baseados em fatos reais?

    ResponderExcluir
  11. Ola pessoal, estou procurando o nome de um filme em que O marido traído morre e nasce como filho de sua esposa e do amante,ainda bebê ele se lembra e começa a se vingar de seus pais é engraçado. Quem souber eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome do Filme é "Espírito do mal. Tem um trailer no youtube. Muito engraçado: https://www.youtube.com/watch?v=GO7sAw4IoCs

      Excluir
    2. Sim é esse mesmo, muito obrigada Jairo!

      Excluir
  12. O filme Minha vida na outra vida, é emocionante..Vale a pena assistir, eu recomendo.
    Sueli

    ResponderExcluir
  13. outro filme bom é lembranças de outra vida que o homem morre e nasce em cachorro e muito bom este filme

    ResponderExcluir
  14. Pessoal, como é o nome do filme onde 2 jovens, almas gêmeas tem um prazo para se encontrar nessa vida, e serem felizes?.... Se não se encontrarem nunca mais ficaram juntos...

    ResponderExcluir
  15. Pessoal como é o nome do filme onde um casal mata pessoas e reencarna e aí eles arrancam órgãos das pessoas que acreditam que a reencarnação está nos órgãos. eu lembro que no comecinho é uma jovem que não lembra né da vida passada aí um cara dá choque nela até ela lembrar aí esse cara fala que na verdade ele era uma mulher na vida passada e que ele tinha sido torturado e tinha tido órgão arrancado por essa menina aí ela lembra do passado dela que ela era que ele não acaba os órgãos para reencarnar

    ResponderExcluir
  16. Pessoal procuro o nome de um filme em que o homem reencarna várias vezes e sempre vê uma mulher com a qual ele precisa ter contato e depois deixará de encarnar enfim.. Não sei explicar detalhes do filme, mas não é nenhum citado acima. Agradeço desde já pessoal! Eu sou a Márjori :)

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!