segunda-feira, 17 de setembro de 2012

10 Filmes Futuristas


Imaginar o futuro sempre foi uma fixação da humanidade e o cinema é uma ótima maneira de concretizar esses sonhos.
A maioria dos filmes prevê um futuro pessimista, violento ou disfuncional.
É divertido constatar os erros das previsões e também constatar que algumas delas chegaram muito perto da realidade.
Veja uma lista com 10 filmes que ousaram prever o futuro.

1.  Metrópolis (em 1927 o diretor alemão Fritz Lang imaginou o mundo de 2026 como uma sociedade onde os ricos controlavam, do alto de suas belas torres, os operários, que viviam oprimidos nos subterrâneos da cidade como parte das engrenagens. nesse cenário surge o romance entre o filho do governante da cidade e uma jovem líder operária. destaque para a arquitetura futurista, com passagens suspensas, grandes máquinas, um robô e veículos voadores. de certa forma, Lang não estava muito longe da realidade)

2.  Blade Runner (na Los Angeles de novembro de 2019, um detetive aceita a missão de eliminar um grupo de 'replicantes', autômatos orgânicos que escaparam de serem desativados. rodado em 1982 e baseado num conto de Philip K.Dick de 1968, o filme de Ridley Scott tem uma direção de arte impressionante e apetrechos tecnológicos que efetivamente fazem parte do nosso cotidiano. é verdade que os andróides não estão entre nós, mas pode ser questão de tempo)


3.  1984 (em 1948, George Orwell escreveu sua obra prima, que contava como seria o mundo em 1984, dominado por um governo totalitário e o "big brother" que controlava a vida de todos. e o amor era conta a lei. a primeira versão para o cinema veio em 1956 pelas mãos de Michael Anderson, num bom filme que foi tirado de circulação pela família de Orwell por anos até ser lançado em dvd)

4.  Daqui a Cem Anos (com roteiro e supervisão de H.G.Wells, esta superprodução britânica de 1936 prevê cem anos no futuro, começando pela eclosão de uma segunda guerra mundial em 1940, que duraria 20 anos e levaria a população de Everytown de volta à idade média. em 1970, um representante dos "wings over the world" - cientistas que guardaram o conhecimento do mundo e estão baseados no Iraque - chega à cidade no seu avião, que é confiscado pelo tirano local. em represália, os "wings" jogam, com seus aviões, um gás anestésico e conquistam a cidade, reconstruindo-a no subterrâneo. em 2036 constroem um canhão espacial, capaz de mandar um foguete à lua e conquistar o espaço... exceto pela guerra iminente, Wells errou feio. e o filme é bem tosco, embora curioso)

5.  Fantasias de 1980 / Just Imagine (uma simpática comédia musical de ficção científica de 1930, começa mostrando como era a vida em Nova York em 1880 e avança para imaginarmos como seria no longínquo 1980. no futuro as pessoas seriam tratadas como números e não nomes, todos se deslocariam em carros voadores e o governo decidiria com quem iríamos nos casar. até que um cientista constrói uma nave capaz de levar três pessoas à Marte, onde há um rei e uma rainha e todos têm irmãos gêmeos e o filme vira pastelão. o melhor aqui é a direção de arte)

6.  Minority Report (em abril de 2054, um policial é responsável por prevenir crimes antes que eles aconteçam com a ajuda de paranormais dedicados a prevê-los. durante a elaboração do roteiro deste ótimo filme de 2002, o diretor Steven Spielberg reuniu um grupo de especialistas - cientistas, engenheiros e arquitetos - por três dias num hotel para juntos desenharem o mundo de 2054, para que as previsões fossem acuradas e possíveis. daí resultaram elementos como  as telas multi-toque, os scanners de retina - ambos já no nosso cotidiano -, os insetos robôs, os anúncios direcionados por reconhecimento facial. o papel eletrônico usado em embalagens e até um software de previsão de crimes)

7.  THX-1138 (Estreia de George Lucas na direção em 1971, fala de um futuro por volta do século 25, onde as pessoas vivem no subterrâneo, com carros supervelozes, frequentam shopping centers onde compram futilidades de curta duração e onde os entorpecentes são obrigatórios. os robôs são responsáveis pela segurança e cumprimento das leis, enquanto os computadores decidem os parceiros compatíveis... soa familiar, não?)

8.  Os Jetsons, o Filme (criada nos anos 1960, a família Jetson foi um dos maiores sucessos do estúdio Hanna & Barbera. em 1990 ganhou um longa metragem animado. no final do século 21, o chefe da família, George é promovido a vice-presidente responsável pela mineração num asteroide. empregada robô, carros voadores, comida desidratada, banhos automáticos, muito do que se imaginou na época inspirou inventos que hoje nos cercam)

9.  Soylent Green, no Mundo de 2020 (a Nova York de 2022 tem 40 milhões de habitantes e não tem alimentos para todos. um rico empresário controla a produção de um tablete verde que é racionado e alimenta a grande maioria da população, que não tem como comprar comida de verdade. as liberdades individuais deixaram de existir e a eutanásia é estimulada. um filme bastante pessimista de 1973)

10.  2001, uma Odisseia no Espaço (o clássico de 1968 de Stanley Kubrick, baseado na obra de Arthur C.Clarke, é um dos mais bem cuidados filmes do futuristas. embora aposte nas viagens espaciais, que perderam a graça depois da chegada do homem à Lua, traz modernidades de comunicação, arquitetura e transporte muito realistas. no centro da trama estão computadores, cuja inteligência artificial começa a fugir do controle do homem. uma obra-prima incontestável)

Menções honrosas: 'Matrix', 'Brazil', 'Laranja Mecânica', 'Viagem à Lua', 'A Mulher na Lua', 'O Dorminhoco', 'O Homem Bicentenário', 'Waterworld', 'Wal-E', 'A Ilha', 'Buck Rogers no Século 25', 'Farenheit 451', 'Mad Max', 'Gattaca', 'Jogos Vorazes', 'Outland'... 

Veja ainda:  "10 Filmes de Ricardo Darín, o Maior Ator da Argentina"

10 comentários:

  1. Boa tarde,

    Ótima lista, gosto muito da ficção científica, mas preferencialmente com extraterrestres. rsrs
    Assisti apenas os 4 desses filmes: 2001 - Uma Odisseia no Espaço (genial), Metrópolis, Blade Runner (adoro) e Minority Report (não curti muito). Li o livro 1984 na faculdade, que é muito bom, e assisti a versão de 1984, meio cansativo.

    Tenho uma sugestão para lista: sobre pornografia, como "Boogie Nights - Prazer Sem Limites" e "Pagando Bem, Que Mal Tem?".

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Tem também o filme Akira

    ResponderExcluir
  3. Sou fã de filmes antigos, mas tá de brincadeira, essa lista tá muito meia-boca.

    ResponderExcluir
  4. faltou tron, robocop e vingador do futuro

    ResponderExcluir
  5. kd de volta para o futuro?

    ResponderExcluir
  6. Faltou o 2035, cidade do pesadelo...

    ResponderExcluir
  7. Imaginar um mundo em 10.190 D.C, no qual a Terra não é mais habitada e muito da sua história já foi esquecida, enquanto algumas tradições históricas e religiosas se mantêm. Neste império galáctico é proibido o uso de máquinas pensantes, temendo que estas possam destruir a humanidade. O universo se torna feudal, onde casas nobres governam cada sistema estelar (feudos). Não há robôs nem computadores. Toda tecnologia existente é analógica, ecológica ou biológica. O trabalho de cálculos complicados é feito por Mentats, homens treinados desde a infância para usarem suas mentes como computadores.
    A valorização da figura humana na parte social e política. O jogo de intrigas, a reputação norteiam a tomada de decisões dos personagens.
    Na parte militar outra particularidade: a invenção dos escudos de força pessoal fazendo com que todas as armas de longa distância (incluindo lasers) perdessem a efetividade.
    Exércitos bem treinados corpo-a-corpo, cujas únicas armas efetivas são facas e espadas.
    A moeda do universo é uma especiaria chamada melange, um produto com capacidade de aumentar a expectativa de vida e os poderes de presciência de alguns usuários. O melange é vital para viagens espaciais de qualquer parte do universo instantaneamente, e só é encontrada em Arrakis, um planeta deserto, também conhecido como “Duna”.

    Duna é um filme de David Lynch (1984) , baseado no romance de ficção científica escrito por Frank Herbert e publicado em 1965.

    É considerada uma das maiores obras de ficção científica de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  8. a maioria dos filmes futuristas ficam ultrapassados em pouco tempo pq a tecnologia avança muito rápido. alien e blade runner são cheios de coisinhas toscas, é até engraçado ^^

    ResponderExcluir
  9. Vi recentemente Fahrenheit 451 e há uma cena onde assistem uma espécie de teatro ao vivo em que o monitor se parece muuuuito com as tvs de plasma da atualidade. Nada mal para um filme da década de 1960.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails