quinta-feira, 13 de setembro de 2012

10 Filmes sobre Sequestro


Uma das maiores violências que se pode fazer contra um ser humano é o sequestro.
Trata-se de uma tortura violentíssima contra a vítima e sua família, que deixa sequelas para sempre.
Esta modalidade de crime teve um período em que era quase epidêmica no Brasil, mas devido as penas e as dificuldades envolvidas foi aos poucos sendo substituída por outras como o sequestro relâmpago.
Esta lista traz 10 filmes sobre o tema, bastante presente no cinema.

1.  Busca Implacável (Liam Neeson é um ex-agente da CIA, que tem a filha adolescente sequestrada durante uma viagem a Paris, para ser vendida como prostituta. ele terá quatro dias para resgatá-la e evitar o pior. azar dos sequestradores, pois além de contatos na inteligência, ele é uma poderosa máquina de matar. produção francesa, escrita e produzida por Luc Besson, com muita ação e pouca lógica. fez sucesso e logo ganhará uma continuação)

2.  O Preço de um Resgate (Mel Gibson é um milionário cujo filho é sequestrado em troca de um resgate de dois milhões de dólares. mas logo ele percebe que a criança será morta, mesmo que ele pague e resolve inverter o jogo. vai à televisão para oferecer uma recompensa a quem lhe ajudar a resgatar o garoto. um bom thriller, bem arquitetado. dirigido por Ron Howard) 

3.  O Que É Isso, Companheiro? (em setembro de 1969, um grupo ativista que combatia a truculência do regime militar brasileiro decide sequestrar o embaixador dos Estados Unidos - Alan Arkin - para trocá-lo por presos políticos. baseado num caso real, o filme toma várias liberdades históricas, mas é um bom thriller, bem dirigido por Bruno Barreto e que foi indicado ao Oscar de filme estrangeiro)

4.  Fargo (um vendedor de carros com problemas financeiros contrata dois bandidos para sequestrarem sua esposa, para que ele possa pedir o resgate ao sogro. uma sucessão de erros e a dedicada investigação de uma policial grávida - Frances McDormand vencedora do Oscar - leva o plano a consequências trágicas. um dos melhores filmes dos irmãos Coen, que ainda ganharam o Oscar de roteiro)

5.  A Troca (na década de 1920, uma mãe solteira - Angelina Jolie - sai para trabalhar e deixa o filho de 9 anos sozinho em casa. quando retorna descobre que ele desapareceu. cinco meses depois a polícia lhe entrega uma criança que afirmam ser o filho dela, ela aceita, mas sabe que não é e continua sua busca. um outro tipo de sequestro muito comum num bom thriller dirigido por Clint Eastwood)

6.  O Sequestro de um Herói (um empresário francês é sequestrado e é pedido um resgate de 50 milhões de euros. enquanto sua família e os diretores da empresa que preside discutem como e se vão pagar o valor, sua imagem começa a ser desmontada, aparecendo seus casos extraconjugais e sua personalidade fútil e egocêntrica. bom filme de Lucas Belvaux, com um ridículo título nacional)

7.  Por Favor, Matem Minha Mulher (Danny DeVito casou-se com Bette Midler pelo dinheiro que ela supostamente herdaria de seu pai doente. quinze anos depois o velho não morreu, ele não suporta mais a esposa e decide matá-la. quando ele vai colocar o plano em prática, descobre que ela foi sequestrada. os bandidosi pedem resgate e exigem que ele não avise a polícia. ele festeja sua sorte e, claro, avisa a polícia e não paga nada. mas os sequestradores são apenas amadores querendo vingar-se dele e a confusão está armada. ótima comédia do trio Jerry Zucker, David Zucker e Jim Abrahams)

8.  Sequestro (durante quatro anos, uma equipe de filmagens acompanhou o trabalho da Divisão Anti-Sequestro da polícia de São Paulo para produzir este documentário sério e perturbador. mostra várias operações, os sequestradores, as famílias e as vítimas, sempre, traumatizadas. dirigido por Wolney Atalla poderoso)

9.  Celular, um Grito de Socorro (Kim Basinger é uma professora sequestrada que consegue montar seu telefone quebrado e ligar a um número aleatório. Chris Evans é o rapaz que atende a ligação, que a princípio acredita ser um trote, mas decide ajudar a mulher numa tensa busca por Los Angeles. ótimo thriller, com algumas boas reviravoltas)

10.  O Sequestro de Patty Hearst (em 1974, a herdeira do império jornalístico Hearst foi sequestrada por um grupo ativista, que a submeteu a torturas e privações por dois meses apenas por ser burguesa. com a convivência ela se identifica com a causa de seus sequestradores e junta-se a eles em um assalto a banco. um caso real, de imensa repercussão mundial, retratado de maneira sóbria neste bom filme de Paul Schrader, com uma interpretação vigorosa de Natasha Richardson)

Menções honrosas: 'Traídos pelo Desejo', 'Labirinto', 'Louca Obsessão', 'J. Edgar', 'Ata-me!', 'Na Teia de Aranha', 'Hook, a Volta do Capitão Gancho', 'Chamas da Vingança', 'O caso Aldo Moro', 'Um Mundo Perfeito', 'Busca Frenética'.

Veja ainda: "10 Filmes sobre Tempo que se Repete"

15 comentários:

  1. Olá, Armando. Os meus filmes preferidos da lista são Fargo e A Troca. Eu adoro suas listas e já virei fã, tanto que juntei a galera e passamos horas a fio comentando todas as listas e criando outras. O seu trabalho é muito legal. Parabéns e um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lena,
    Muito obrigado pelo comentário.
    Fico feliz de saber que vocês se reúnem para comentar as listas.
    Mandem as suas também! Serão bem vindas.
    Desta lista eu te recomendo ver o documentário 'Sequestro', muito forte e muito bem feito.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Bela lista, Armando, como sempre!!Me lembrei ainda de "Traídos pelo desejo".Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Gil,
    Muito bem lembrado. Vou acrescentar nas "menções honrosas".
    Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Faltou Um Mundo Perfeito, dirigido por Clint Eastwood e estrelado por Kevin Costner.

    ResponderExcluir
  6. Bacana a lista.Eu ainda acrescentaria Busca Frenética, um ótimo e subestimado filme do Polanski....

    ResponderExcluir
  7. Oi Augusto e Kelvelyn,
    Obrigado pelos comentários!
    Vou acrescentar as sugestões de vocês nas menções honrosas.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. "Sympathy for Mr. Vengeance" é provavelmente meu filme sobre sequestro favorito; adoro o cinema Coreano então, pra quem não assistiu, recomendo ^^

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Armando, se poder me dizer qual o nome de um filme em que um grupo de homens ricos sequestram, não lembro se é um mendigo ou uma pessoa qualquer e o levam para uma floresta distante e soltam o sequestrado e depois de uns dias saem a caça desse homem para mata-lo, so que o sequestrado consegue matar todos eles e sai bem na fita...lcpsoeiro@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luís,
      Você provavelmente se refere ao filme Sobrevivendo ao Jogo (Surviving the Game) de 1994,
      Procure e me diga se é o mesmo.
      Abs!!!

      Excluir
    2. Vocês não fazem ideia ha quanto tempo eu procuro saber o nome desse filme! Eu assisti no lançamento quando criança e não sabia o nome... venho procurando por anos sempre que lembro. O filme é esse mesmo! lembrei pela capa. Agora estou baixando e espero que não me decepcione, pq na minha memória o filme é irado!
      Kuba

      Excluir
  10. o filme Sequestro é sinistro demais cara ! nunca vi filme tão forte e surpreendente, você sente na pele oque é ser sequestrado somente vendo o filme.

    ResponderExcluir
  11. Baixar o Documentário - Sequestro - http://mcaf.ee/l16pk

    ResponderExcluir
  12. tem um filme que eu gostaria e muito de saber o nome é sobre um sequestro de uma menina na pecinha da escola que resulta em uma busca implacável de sua mãe pelo seu paradeiro ao encontrar descobri que o sequestrador está com outra menina e tenta salva-la. quando consegue encontra o paradeiro de sua filha morta no lago e vai ao encontro dela morrendo também
    O psicopata vai para a prisão e ela volta pra assombrar por toda sua vida através dos sonhos....
    por favor quem souber o nome desse filme me diga por favor faz muito tempo que eu procuro esse filme cerca de mais de dez anos.... obrigada

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails