sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

10 Melhores Filmes de 2012



Todos os anos fazemos nossas listas de melhores e o Listas de 10 também faz as suas.
2012 não foi uma das melhores safras do cinema, mas trouxe alguns bons filmes.
Como critério, os filmes que concorrem precisam ter estreado nos cinemas brasileiros ao longo do ano, por isso não valem os downloads e nem as mostras e festivais.
É sempre difícil escolher apenas dez e é bom lembrar que esta é uma lista bastante pessoal.
Aqui vão os 10 melhores filmes estrangeiros de 2012, na minha opinião. (Os nacionais estarão numa lista à parte). Espero que gostem.

1.  A Invenção de Hugo Cabret (Martin Scorsese fez, da sua estreia em filmes infantis e 3D, uma ode de amor ao cinema. a homenagem à Mèllies e aos primórdios do cinema são absolutamente fascinantes. nunca o 3D foi tão bem utilizado no cinema, com profundidade pensada em cada sequência. deslumbrante, emocionante, genial!)

2.  Pina (mais que cinema, Wim Wenders criou uma nova experiência audiovisual. com um 3D que faz parte da coreografia, o filme se aproxima de uma exibição ao vivo, mais próxima e empolgante. a opção por gravar os depoimentos dos bailarinos em off sobre suas imagens é um recurso brilhante. um documentário sobre dança que emociona e extasia. o futuro das salas de cinema ficará marcado por esta obra-prima)

3.  A Separação (mais uma prova da força do cinema iraniano. um retrato da Teerã atual, através da história de um casal que se separa, pois a mulher quer imigrar e o marido quer ficar cuidando de seu pai doente. quando a mulher sai de casa, ele contrata uma cuidadora, com quem terá conflitos que acabarão num tribunal. vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro e outros 54 prêmios. excelente e obrigatório)

4.  Um Alguém Apaixonado (o mestre iraniano Abbas Kiarostami filma no Japão as longas sequências com o carro em movimento, que são sua marca registrada. na história, uma jovem universitária do interior sobrevive em Tóquio como garota de programa, sem que a família e o namorado saibam. ela é chamada por um velho professor aposentado. o final abrupto vai irritar muita gente, mas é adequado. as personagens são profundas, mesmo que as vejamos de longe. belíssimo filme)

5.  A Vida dos Peixes (um jornalista que optou por uma vida solitária, sempre viajando, visita seus amigos em Santiago durante uma festa, reabrindo velhas feridas. um filme intenso do chileno Matias Bize, com a câmera sempre em close ou em rápidas subjetivas, a trilha forte e envolvente, a ponto de suspender a respiração do espectador do começo ao fim. diálogos cortantes, brilhantes, roteiro simples e sem concessões de Julio Rojas. excelente)

6.  Holy Motors (Denis Lavant é um ator que, transportado por uma limousine, é levado a viver diferentes papéis ao longo de um dia. o cineasta francês Leos Carax construiu seu próprio universo de referências no cinema. apesar da bizarrice aparente, seus filmes fazem sentido, ou não... mas, no mínimo, provocam a reflexão)

7.  O Que Mais Desejo (depois do divórcio de seus pais, o irmão mais velho vai morar com sua mãe na casa dos avós, enquanto o irmão mais novo fica com o pai, guitarrista em outra cidade. o maior sonho do garoto é ver sua família reunida novamente e para isso elabora um complicado plano, que envolve a energia do cruzamento de dois trens bala. delicado, ingênuo e comovente, conta através da visão das crianças que nossos sonhos infantis permanecem por toda nossa vida. lindo filme de Hirokazu Koreeda)

8.  O Artista (o diretor Michel Hazanavicius conseguiu uma proeza: fez um filme mudo, em preto e branco, com atores franceses desconhecidos e um orçamento de 15 milhões de dólares e ganhou cinco Oscars, incluindo filme, direção e ator. além de faturar 133 milhões nas bilheterias do mundo todo, quebrando preconceitos da indústria e do público)

9.  Drive (dirigido pelo brilhante dinamarquês Nicolas Winding Refn, com uma ótima trilha sonora, é o filme mais cool da última temporada. um mecânico e dublê de cenas de perseguição no cinema - Ryan Gosling -, nas horas vagas, trabalha como motorista em assaltos. sua técnica sempre é utilizada para despistar a polícia, o que rende ótimas cenas) 

10.  As Vantagens de Ser Invisível (um garoto tímido, recuperando-se do suicídio do seu melhor amigo, entra no colegial e é adotado por um grupo de veteranos, que aprenderam a sobreviver mesmo deslocados dos padrões da escola. dirigido pelo autor do livro, Stephen Chbosky, que compreende bem seus personagens, com um ótimo trio de jovens atores - Percy Jackson, Hermione e Kevin - e uma trilha sonora excepcional, o filme pode ser um 'Breakfast Club' da atual geração. divertido, comovente, chocante... emocionante) 

Menções honrosas: Intocáveis, Tomboy, O Espião que Sabia Demais, Precisamos Falar Sobre Kevin, O Porto, A Fonte das Mulheres, As Quatro Voltas, Shame, Os Vingadores, Isto Não é um Filme, Cosmópolis, 007 Operação Skyfall, No, Moonrise Kingdom, Rota Irlandesa, O Moinho e a Cruz, A Arte da Conquista, Na Estrada, Cairo 678, Habemus Papam, As Neves do Kilimanjaro, A Primeira Coisa Bela, Weekend, Fausto, Minha Irmã, Argo, As Aventuras de Pi...

Veja ainda: "10 Melhores Filmes Brasileiros de 2012

14 comentários:

  1. as vantagens de ser invisivel e holy motors são os melhores achei hugo cabret um filme bem feito mas nao me prendeu
    tive impacto com Drive mas depois se torna normal

    ResponderExcluir
  2. Que bela lista, que belo ano tivemos. Só de ver os 10 nomes acrescidos das menções, já dá para perceber que tivemos um ano f...

    "A Separação", "O Artista", "Drive", "Intocáveis", "Habemus Papam" estão entre os meus prediletos.

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela recomendação do "the perks of being a wallflower". Ótimo filme. Continue fazendo este bom trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Uma correção: em As Vantagens de Ser Invisível, o Charlie não tenta se suicidar, foi o melhor (e único) amigo dele que se suicidou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo,
      Você está certo. Já corrigi.
      Não sei porque ficou na minha cabeça que ele tinha pensamentos suicidas depois da morte do amigo.
      Obrigado!
      Abs!!!

      Excluir
    2. Discordo (do Anonimo e da correcao). Nao tem como saber se Charlie ja tentou ou nao suicidio. Qdo sua irma pede para amiga chamar a policia, na minha opiniao fica implicito que ele ja tentou o suicidio.
      Qto ao restante da lista, ja assisti 3 vezes Holy Motors, quebrei a cabeca, mas nao consegui entender/apreciar.
      Beasts of Southern Wild concorre na sua lista de 2013 ne? Pq senao eh uma grande ausencia pq, IMHO, foi o melhor filme de 2012. Abs, Aldo

      Excluir
    3. Boa, Aldo!
      Você me lembrou o motivo para eu pensar que ele havia tentado o suicídio.
      Mas como estava implícito, vamos deixar barato!
      Beasts só foi lançado em 2013 mesmo, embora, como você, também assisti no ano passado. Vamos ver se entra na próxima lista...
      Quanto a Holy Motors, você já respondeu, é um filme para ser apreciado (ou não) antes de ser entendido...
      Valeu!!!
      Abs!!!

      Excluir
  5. armando, suas listas novamente fazendo os primeiros dias do ano mais interessantes! Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. e o Projeto X - este sim é um grande filme

    ResponderExcluir
  7. Querido Armando, há um filme que achei sensacional, talvez o melhor do ano passado: "Shame". Achei este filme absurdamente bom!

    ResponderExcluir
  8. Desculpe... Agora que vi suas menções honrosas... Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Armando gosto muito do seu blog, minha paixão pelo cinema aumentou cada vez mais com o seu blog, adorei a lista, realmente digna de um cinéfilo, todos são ótimos só não assistir "Um Alguém Apaixonado" que só por sua descrição sobre os longos takes, vai me fazer assistir. Não gosto de filmes iguais a clipes musicais, com um corte a cada 3 segundos no máximo. Armando já tem lista sobre serial killer se nãm, dava uma boa lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelvy,
      Fico muito feliz de ter lhe ajudado a desenvolver sua paixão pelo cinema.
      Já existe sim uma lista sobre Serial Killers, foi uma das primeiras do blog e acho que a primeira de grande sucesso.
      Talvez seja hora de uma segunda lista sobre o mesmo tema.
      Obrigado por sempre comentar!
      Abs!!!

      Excluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!