sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

10 Filmes sobre a Guerra do Vietnã


A Guerra do Vietnã foi uma das mais absurdas da história.
Tudo começou logo após a independência da Indochina da França, reconhecida em 1954, que criou dois Vietnãs, o do norte, comunista e o do sul, democrático.
O Vietnã do Norte, muito mais organizado, buscava a unificação com o sul, impondo o regime socialista, o que seria considerado mais uma grande derrota para os Estados Unidos, que já haviam perdido a corrida espacial - com o lançamento da Sputinik -, e a batalha da Baía dos Porcos em Cuba. Por isso mesmo não queriam perder o controle do do leste da Ásia.
Até o governo de John Kennedy, os americanos tentavam uma saída discreta e diplomática, patrocinando o corrupto governo sul-vietnamita. Mas após seu assassinato, o sucessor Lyndon Johnson deixou de meias palavras e enviou as primeiras tropas à região em 1964.
Governo após governo, os americanos ficaram cada vez mais enrolados com a guerra, sem saber como sair e tentando transferir aos militares sul-vietnamitas os ônus das sucessivas derrotas.
Com resultados negativos no controle do território e muitas baixas de seus soldados, o governo americano teve que enfrentar forte resistência externa e interna, o que provocou um grande choque de valores no país, a chamada contra-cultura.
Em 1974, logo após a renúncia de Richard Nixon, o presidente Gerald Ford decidiu retirar totalmente as tropas do país, encerrando o conflito.
Para o público interno, os EUA declararam-se "vencedores" da guerra, o que obviamente não aconteceu. Pouco mais tarde o Vietnã foi unificado sob o controle dos comunistas e permanece assim até hoje.
O saldo de mais de 10 anos de guerra foram 58 mil soldados americanos mortos e 300 mil feridos, além de baixas nas tropas aliadas. Do lado do Vietnã, os mortos foram mais de 1 milhão de militares e estimados mais de 2 milhões de civis, sendo muitas crianças.
Um arsenal de armas químicas foi utilizado pelos americanos, o que fez dessa, a guerra mais suja e desigual da história. E mesmo assim, eles saíram vergonhosamente derrotados.
Mas nem por isso parecem ter aprendido a lição...
Esta é uma primeira lista que farei sobre guerras específicas, traz 10 filmes importantes sobre  o lado americano no conflito.

1.  Corações e Mentes (um dos mais corajosos documentários já feitos, por tocar numa ferida aberta dos EUA, ainda no calor de 1974. dirigido por Peter Davis, conta os absurdos da guerra através de imagens poderosas e entrevistas com todos os lados envolvidos, dos veteranos aos desertores, dos líderes às vítimas vietnamitas. foi boicotado pelos conservadores mesmo os da indústria do cinema, mas ganhou o Oscar de Melhor Documentário)

2.  Nascido para Matar / Full Metal Jacket (um sargento sádico treina recrutas para a guerra do Vietnã. quando a preparação termina, eles são mandados para o front e se deparam com o inferno. dividido em duas partes, treinamento e batalha, é uma descrição seca e cruel dos horrores da guerra. um dos melhores filmes do mestre Stanley Kubrick)

3.  Apocalypse Now (Francis Ford Coppola desceu ao inferno ao transportar o livro 'Coração das Trevas' de Joseph Conrad para o Vietnã, numa filmagem cheio de percalços, mas que resultou numa obra-prima. um capitão americano - Martin Sheen - é enviado à selva com a missão de matar um coronel - Marlon Brando - que, enlouquecido, era adorado por seus seguidores e tornou-se um problema)

4.  O Sobrevivente (Christian Bale é um alemão, que na América tornou-se tenente aviador e é enviado ao Vietnã logo no começo do conflito. em sua primeira missão sobre o Laos, seu avião é abatido, ele se torna prisioneiro e, junto com outros soldados, organiza uma fuga arriscada pela floresta. dirigido pelo genial Werner Herzog, que toca em assuntos caros à sua filmografia, falando da força da natureza, de insanidade e companheirismo. baseado numa história real, é o mais recente desta lista, feito em 2006) 

5.  Pecados da Guerra (Sean Penn é um sargento no comando de uma patrulha de cinco soldados, que raptam uma jovem para ser objeto de prazer do pelotão. quatro deles a estupram e a garota acaba morrendo. o que não participa - Michael J.Fox -, decide denunciar o ocorrido. um tema forte, com eficiente direção de Brian De Palma)

6.  Platoon (Charlie Sheen é um jovem recruta voluntário enviado ao Vietnã, que rapidamente é envolvido em batalhas sangrentas e violentas na selva. sob seu comando estão dois sargentos de temperamentos opostos, um violento e cruel - Tom Berenger - e o outro compreensivo e pacifista - Willem Dafoe. primeiro filme de destaque de Oliver Stone, baseado em suas próprias memórias. ganhou o Oscar 1986 de filme, dirteor, edição e som. sua continuação, "Nascido em 4 de Julho" de 1989 também ganhou os Oscars de diretor e edição)

7.  Hamburger Hill (a descrição de uma das mais famosas e sangrentas batalhas da guerra, ocorrida entre 10 e 20 de maio de 1969 no monte 937, controlado pelos norte-vietnamitas e que ganhou este apelido devido à violência do contra-ataque, que transformava soldados em "carne de hamburger". dirigido pelo britânico John Irwin, com trilha hipnótica de Philip Glass, é um dos filmes de batalha mais realistas feitos até então)

8.  O Franco Atirador (três amigos de uma cidadezinha industrial - Robert DeNiro, Chritopher Walken e John Savage - vão para o Vietnã e acabam capturados. feitos prisioneiros são submetidos a todo tipo de tortura, incluindo sessões de roleta russa entre si, traumas dos quais nunca mais se recuperariam.  um dos mais impressionantes filmes sobre os traumas de guerra, ganhador de cinco Oscars: filme, diretor - Michael Cimino -, ator coadjuvante - Walken -, edição e som. deu também a primeira indicação para a jovem coadjuvante Meryl Streep)

9.  Fomos Herois (Mel Gibson é um tenente-coronel, que junto a outros 400 soldados é cercado por 2 mil vietnamitas, originando uma batalha sem precedentes, que apelidou o local de Vale da Morte. baseado num livro e em fatos reais, apesar de humanizar um pouco o lado inimigo, o filme apela para o patriotismo e alguns clichês de heroísmo, que fizeram dele um sucesso)

10.  Bom Dia Vietnã (um irreverente militar aeronauta - Robin Williams em seus melhores dias - é escalado para ser DJ na rádio de Saigon, controlada pelos americanos. seu programa faz muito sucesso, o que desperta os ciúmes em seu superior hirárquico, que o acusa de subversivo, por noticiar um ataque à cidade, que os militares preferiam manter em segredo. grande sucesso dos anos 1980, numa visão um pouco mais leve da guerra)

Menções honrosas: TigerlandNascido em 4 de Julho, Os Garotos da Companhia C, Amargo Regresso, Hair, Os Gritos do Silêncio, Sob a Névoa da Guerra.

Veja ainda: "10 Filmes Hippies"

19 comentários:

  1. Personagens que se encontram em situações extremas,a insanidade,um objetivo absurdo,violência,enfim,a guerra sempre rende bons filmes.Da lista meus favoritos são Nascido para matar e o fabuloso Apocalypse Now(pra mim a obra definitiva sobre a loucura da guerra).

    Aguardo as outras listas.

    ResponderExcluir
  2. Fazia tempo que nao lia tanta abobrinha junta! Não me refiro a parte dos filmes.... E falando nisso, manja bastante de cinema... "um violento e cruel - Willem Dafoe - e o outro compreensivo e pacifista - Tom Berenger". Willen Dafoe fez o papel do sgt. Elias, ele era o "pacifista"! ja Tom Berrenger fez o papel do sgt. Barnes! ele era o "violento e cruel".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chevy!
      Obrigado pela correção.
      Claro que você está certo.
      Já alterei.
      Abs!!!

      Excluir
    2. O cara troca dois nomes = "Fazia tempo que nao lia tanta abobrinha junta! "
      Vai entender...

      Excluir
    3. Bem interessante sua publicação, assim como o comentário que faz sobre aquele conflito.
      Já assisti a todos mas alguns vc lembra muito bem como Amargo Regresso e Gritos do Silêncio. Irei assisti-los novamente. Vc tem o documentário Vietnã - Uma Guerra Inglória (no mar, na terra e ar (??).
      Abs.

      Excluir
  3. Concordo com a lista de filmes. Embora ache os comentários influenciados por ideologia anti-americana.Esqueceste de citar que a ação americana no Vietnã foi influenciada pelo "Efeito Domino" que se acreditava na época, em quando se tentava bloquear que mais países sucumbissem a tragédia que foi o comunismo no século 20; a.schupp@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Schupp,
      Não sou anti-americano, mas anti-estupidez. A aventura no Vietnã foi tão desastrada, que o próprio povo americano, bombardeado por propaganda pró-militar a vida toda, se levantou contra ela.
      O efeito dominó era propaganda, mesmo assim, onde poderia haver uma centelha comunista, a CIA agiu com mais eficiência.
      A guerra do Vietnã obedecia interesses comerciais, mas foi tão mal planejada que até hoje, o país resiste comunista, um dos poucos do planeta aonde essa ideologia não morreu naturalmente de inanição.
      Mas o pior da guerra foi tratar vítimas civis com preconceito e como números. Usar armas químicas sujas, que hoje condena, chegando a cogitar o uso de bombas nucleares.
      O erro foi enorme e o resultado desastroso.
      Obrigado por comentar.
      Abs!!!

      Excluir
  4. PUTS assisti ontem novamente o Platoon.filmaço

    ResponderExcluir
  5. Excelente lista! Pra mim o que mais retrata a gurra é o: Fomos heróis, que retrata a primeira batalha americana no Vietnan a do vale de Lan Drang ou vale da morte onde 390 soldados americanos com ajuda de artilharia venceram mais de 3000 mil soldados vietnamitas. È o primeiro caso de Broken Arrow(Flexa partida)em uma guerra, que é quando uma das companhias está sendo derrotada e pede ajuda de todas as aeronaves na região. È literalmente: joque todas as bombas que tem encima de mim! (Não confundir com a perda de uma bomba atômica que também se chama Broken arrow.)

    ResponderExcluir
  6. O terceiro filme da trilogia do Oliver Stone, Entre o Céu e a Terra não foi muito bem recebido, mas eu gostei. Foi um dos primeiros filmes sobre a guerra do Vietnã que eu vi.

    ResponderExcluir
  7. Só filmaço!! Vou deixar mais uma dica, o filme Combat Shock (1984), que é sobre um veterano da guerra do vietinã, que fica perturbado por conta da guerra. Quando ele volta da guerra a sua vida vai se tornando cada vez mais insustentável, até que lentamente ele vai caindo na insanidade. É um filme violento, perturbador, e muito bom.

    ResponderExcluir
  8. Todos bons filmes, tem vários outros que gosto.
    Filme é questão de gosto, gosto do desembarque anfíbio do "RESGATE DO SOLDADO RYAN" muito realista, e de PLATOON, da disputa entre os dois sgts, que embora fossem personalidades diferentes, uma coisa tinham em comum, manter viva a tropa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo,
      Só gostaria de lembrar que o "Resgate do Soldado Ryan" se passava na Normandia na Segunda Guerra e não no Vietnã.
      Abs!!!

      Excluir
  9. Pena q não se acha estes filmes no youtube.

    ResponderExcluir
  10. Este é um dos meus temas favoritos. A verdade é que as histórias de guerra são os que eu gosto, por exemplo American Sniper ele foi um dos melhores filmes do Oscar 2015,uma dessas histórias que seduzi-lo desde o início. Eu acredito , não só é bom para a sua entrega, o mezlca de suspense, ação e emotivodad tornar esta uma excelente escolha para ver.

    ResponderExcluir
  11. Retirando o ufanista e machista "Fomos Heróis" a lista é boa. Acrescentaria os documentários: A sexta face do Pentágono(1968), “Longe do Vietnã” e “Querida América: Cartas do Vietnã”. Também não poderia faltar o maravilhoso anti-guerra "Hair".

    ResponderExcluir
  12. Os 4 melhores filmes esquecidos nessa lista acima:

    1) Amargo Regresso

    2) Hair

    3) Nascido em 4 de julho

    4) Raposa de Fogo

    Como não colocaram nenhum filme do Rambo (Stallone) ou do Braddock (Chuck Norris) nessa seleção ?!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!