sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

10 Filmes sobre Pescaria


A pesca foi uma das primeiras atividades da homem, como forma de obter alimento.
Hoje a pesca constitui uma importante atividade econômica, em escala industrial, para subsistência ou mesmo como lazer ou esporte. 
Esta lista traz 10 filmes sobre o tema:

1.  Num Lago Dourado (um casal de idosos - Henry Fonda e Katharine Hepburn - recebe a visita da filha - Jane Fonda - que há muito não veem para o aniversário do pai em sua casa de campo. a filha vem com o noivo e o filho adolescente dele, que ela deixa aos cuidados dos pais para poder viajar pela Europa. o garoto não gosta da ideia e sua relação com o velho fica difícil. até que eles resolvem sair para pescar no lago em frente à casa, em busca de um grande peixe que lá vive. a pescaria acaba unindo e servindo de lição para ambos. um belo drama de 1981, ganhador de 3 Oscars: ator, atriz e roteiro)  

2.  Alamar (um garoto de cinco anos, filho de pai de origem maia e mãe italiana, sai com o pai numa pescaria em mar aberto até os bancos de Chincorro no México. um filme raro. com apenas uma camera HD e um operador de áudio, o cineasta Pedro González-Rubio retrata de forma fluente a relação de pai e filho com a natureza e os costumes de seus ancestrais na pesca. lindas imagens e emoções verdadeiras) 

3.  Nada é Para Sempre (a história de dois irmãos - Brad Pitt e Craig Sheffer -, filhos de um reverendo no interior de Montana no começo do século XX, que pouco têm em comum além do amor pela pescaria com mosca - fly fishing - nos belos riachos da região. merecido Oscar de melhor fotografia para Philippe Rousselot, num lindo filme dirigido por Robert Redford)

4.  Mar em Fúria (George Clooney é o capitão de um navio pesqueiro que, no verão de 1991, saiu para uma área de pesca no Atlântico Norte e acabou pego por uma rara e imensa tempestade. baseado em fatos e personagens reais, o filme de Wolfgang Petersen é angustiante e impressionante)

5.  O Velho e o Mar (no mar de Cuba, um velho pescador - Spencer Tracy - está numa maré de azar, há 84 dias sem pegar um único peixe e seu pupilo acaba forçado pelos pais a mudar de barco, onde já na primeira semana pesca três bons peixes. no 85º dia, o o velho pescador sozinho paga um enorme marlim de mais de 700kg, que arrasta seu barco para alto mar... um clássico de 1958, baseado na obra-prima de Ernest Hemingway)

6.  Moby Dick (outro clássico da literatura - este de Herman Melville - transposto inúmeras vezes para o cinema, mas a versão de 1956, dirigida por John Huston, com roteiro de Ray Bradbury é a definitiva. conta a história do capitão de um navio baleeiro obcecado em capturar uma grande baleia branca que um dia o atacou e desfigurou. em sua busca insana, coloca em risco a tripulação que se amotina. um filme poderoso até hoje!)

7.  Tubarão (quando um enorme tubarão começa a atacar banhistas numa movimentada praia, o chefe de polícia, um cientista e um velho marinheiro saem à sua caça. a primeira grande produção de Steven Spielberg, com trilha marcante de John Williams. um excelente suspense que marcou uma geração)

8.  Amor Impossível (Ewan McGregor é um cientista especializado em peixes, que é escalado pelo governo inglês para atender o desejo de um sheik de povoar os rios do desértico Yemen com salmões, para que pudessem ser pescados por lá, uma missão improvável em que é acompanhado por uma consultora financeira - Emily Blunt -, por quem eventualmente irá se apaixonar. uma simpática comédia romântica)

9.  A Baía do Ódio (numa cidade pesqueira do golfo do Texas, os pescadores locais entram em atrito com um grande fornecedor de camarões que contratara trabalhadores vietnamitas, provocando o ódio racial, a começar por um dos líderes dos pescadores - Ed Harris excelente -, veterano da guerra do Vietnã. bom filme, um tanto lento, dirigido por Louis Malle)

10.  The Cove, a Baía da Vergonha (um documentário chocante, ganhador do Oscar, é sobre um grupo de ativistas que investiga uma comunidade de pescadores japoneses, dedicada a caçar golfinhos, matando cerca de 23.000 deles todos os anos. causou protestos no Japão, não pela caça ilegal, mas por denunciá-la. uma vergonha!)

Menções honrosas: Caiçara, Neve sobre Cedro, Marujo Intrépido, Dois Velhos Rabugentos, Chegadas e Partidas, Pescando Confusão,...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Turistas"





5 comentários:

  1. Num Lago Dourado s2

    ResponderExcluir
  2. "Nada é para sempre" é fantástico,além de ser o filme que lançou Brad Pitt ao estrelato.Imagens lindíssimas e estória comovente.Mais do que recomendado.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu só vi os dois nessa lista: Tubarão e Mar em Fúria.
    Faz muito tempo que quero ver Num Lago Dourado, deve ser lindo, e The Cove, a Baía da Vergonha.
    É ótimo tema para lista, nunca pensei nisso.

    Faltou um filme muito bom: Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas, de Tim Burton. Não é exatamente sobre pescaria, mas o peixe tem um grande destaque nesse filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Germano,
      Demorou para alguém sentir falta de "Peixe Grande"... Eu já esperava por isso.
      Mas você mesmo deu a resposta: não é um filme exatamente sobre pescaria, então resolvi não colocar.
      Obrigado por sempre comentar!
      Abs!!!

      Excluir
  4. Título Original: Barravento (1961)
    Sinopse:
    Numa aldeia de pescadores de xeréu, na praia de Buraquinhos, litoral norte de Salvador, descendentes de antigos escravos negros que "trazidos" ao Brasil da África pelos portugueses seguem as orientações das mães de santo e de Mestre, um antigo protegido de Iemanjá, a deusa do mar e do amor no Candomblé que é a religião de todos herdada dos antepassados. Segundo a crença, como protegido ele garante tempo bom e pesca farta para todos que o acompanharem. Com a idade avançada de Mestre, "Janaína" escolhe o jovem Aruã (Aldo Teixeira) como um novo
    protegido e, por ser ciúmenta, para não perder o "encanto" o rapaz não poderá dormir com nenhuma mulher, proibido de se casar, porque os moradores acreditam que
    essa seja a vontade de Yemanjá, inclusive não pode manter relações sexuais, e castiga os pescadores que não atendem aos seus caprichos.Isso lhe causa sofrimento devido a sua atração por Naína (Lucy Carvalho), uma moça branca que vive na aldeia com seu pai Vicente, devoto da deusa.Naína é filha de Iemanjá e a mãe-de santo determina que ela deve fazer um ano de isolamento na camarinha.

    Firmino (Antônio Pitanga) é um antigo morador, que foi para Salvador na tentativa de escapar da pobreza, Ao retornar ele sente atração por Cota (Luíza Maranhão), ao mesmo tempo em que não consegue esquecer sua antiga paixão, Naína , que, por sua vez, gosta de Aruã .

    A única fonte de renda da comunidade vem da pesca. Parte maior do "Arrastão" vai para o dono da rede que não mora na aldeia, cujo o contrato é feito com o Mestre.

    Firmino revoltado não medirá esforços contra a situação, corta a rede, encomenda um despacho contra Aruã, que não é atingido. O alvo termina sendo a própria aldeia, que passa a ser impedida de pescar... .... ...

    Direção:
    Glauber Rocha

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!