quinta-feira, 7 de março de 2013

10 Filmes com Pássaros


No reino animal, os pássaros exercem um fascínio especial, pela sua variedade, a beleza de suas cores, seu canto e, mais ainda, por sua capacidade de voar.
Centenas de filmes foram feitos com pássaros como personagens importantes.
Selecionei uma lista de 10 deles, mas estejam livres para sugerir outros.

1.  Os Pássaros (uma socialite de San Francisco - a modelo Tippi Hedren - conhece um advogado numa pet-shop e, interessada, resolve visitar a pequena cidade costeira, onde ele passa os fins de semana com a mãe e a irmã. quando chega na cidade, logo é atacada por uma gaivota. sem qualquer explicação, os pássaros locais começam a atacar as pessoas, até ameaçar sua vidas. um dos bons suspenses de Alfred Hitchcock)

2.  Rio (uma ararinha azul macho cai do ninho e acaba sendo contrabandeada para uma fria cidadezinha americana, onde cresce adotado pela dona de uma livraria. um cientista brasileiro a descobre e viaja para convencer sua dona a levá-lo ao Rio de Janeiro para cruzar com uma fêmea, já que a espécie corre risco de extinção. lindíssimo desenho de Carlos Saldanha, de grande sucesso e com vários inesquecíveis personagens emplumados)

3.  Kauwboy (um garoto de 10 anos, vive com o pai, mas tem com ele um relacionamento distante. um dia ele encontra um filhote de gralha caído do ninho e decide cuidar dele, contra a vontade do pai. garoto e gralha são especialmente carismáticos e este filme holandês é uma pequena jóia sobre o luto e as dificuldades de seguir a vida. derrete corações)

4.  Ladyhawke - O Feitiço de Áquila (vítima do feitiço de um bispo, um casal - Michelle Pfeiffer e Rutger Hauer - é condenado a viver juntos, mas sempre separado, pois durante a noite ele se transforma num lobo negro e durante o dia ela é transformada numa águia e eles se encontram na forma humana apenas por um lapso de tempo. ajudados por um jovem ladrão eles tentarão reverter a maldição. belo filme de Richard Donner de 1988)

5.  O Homem de Alcatraz (Burt Lancaster é um condenado por assassinato rebelde que acaba mandado para a solitária em prisão perpétua. para passar o tempo, ele adota um pássaro que aparece na cela. o pássaro fica doente e ele experimenta vários tratamentos até curá-lo. ao longo dos anos ele vai conhecendo e tratando outros pássaros e escreve um livro sobre o assunto, tornando-se um especialista. um belíssimo filme de John Frankenheimer inspirado num personagem real)

6.  Kes (um garoto inglês de 15 anos, de família pobre e desajustada, é abusado verbal e fisicamente em casa e na escola. um dia ele encontra um ninho de falcões no muro de casa e rouba um filhote para criar e treinar - o Kes do título - e, assim, encontra um sentido em sua vida. mas a tragédia logo virá... um dos primeiros filmes do ótimo Ken Loach) 

7.  Paulie, o Papagaio Bom de Papo (as aventuras de um simpático papagaio, com a inteligência de um ser humano, que é levado de sua primeira dona uma garotinha para uma senhora que o ensina a falar corretamente e vai passando por vários outros donos ao longo do tempo, sem nunca perder o otimismo e o bom humor. um filme bonitinho)

8.  Migração Alada (excelente documentário francês indicado ao Oscar. acompanha diversas aves migratórias em suas viagens ao longo de três anos e por todos os continentes, enfrentando todo tipo de dificuldades. imagens belíssimas de encher os olhos e lições de fraternidade e organização)

9.  A Fuga das Galinhas (após se dar conta do inevitável fim trágico que as espera, uma galinha decide organizar a fuga das aves de uma sinistra granja na Inglaterra dos anos 1950. com a ajuda de um galo, que promete ensiná-las a voar, elas preparam um plano infalível. divertida animação de massinha, dos mesmos criadores de Wallace e Gromit)

10.  The Wild Parrots of Telegraph Hill (belo documentário sobre Mark Bittner, um músico desempregado, que vive em uma cabana numa colina de San Francisco e dedica seu tempo a cuidar e alimentar um grupo de papagaios selvagens, que vive adaptado ao local. seu amor e carinho pelos pássaros, alguns dos quais conhecemos pelo nome, comovem)


Veja ainda: "10 Filmes sobre Pescaria"



5 comentários:

  1. Adorei a lista! Gostei muito que se lembrou de Paulie, que pode ser um filme até meio bobinho, ams tem lugar na minha memória afetiva, e poucas pessoas se lembram.
    Obrigada pelo seu belo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. o mano faltou a lenda dos guardioes!! aquelas corujinhas são incriveis!!

    ResponderExcluir
  3. Ah...rsrs, senti falta do Zé Carioca nessa lista rsrs.


    Abs

    ResponderExcluir
  4. Faltou o classico Fernão Capelo Gaivota.

    ResponderExcluir
  5. Faço minhas as palavras da Joyce. Paulie é o tipo de filme que, se eu sentar na frente da TV e estiver passando, assisto até o final.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!