sexta-feira, 15 de março de 2013

10 Filmes Gays Latino-Americanos


O senso comum sugere que os latino-americanos seriam mais "machos" e preconceituosos, mas os filmes demonstram que não é bem assim.
Diversos filmes feitos do México à Patagônia abordam a homossexualidade com ou sem sutileza, mas geralmente com respeito. E não consta que esses filmes tenham sequer gerado polêmica em seus países de origem.
Selecionei 10 desses filmes, procurando variar sua origem, excetuando o Brasil, que já teve uma lista própria (clique e veja). Estejam à vontade para sugerir outros títulos.

1.  Plata Quemada (Argentina / Uruguai / França / Espanha, 2000. baseado na história real de dois violentos marginais, que são muito parecidos, por isso são chamados de "gêmeos", mas na verdade são amantes e têm um relacionamento intenso. em 1965, eles participaram de um espetacular roubo a banco em Buenos Aires, fugindo em seguida para o Uruguai. tenso, com uma ótima construção de personagens) 

2.  Morango e Chocolate (Cuba / México / Espanha / EUA, 1993. um artista cubano, homossexual, apolítico, mas crítico às posições anti-gays de Fidel Castro, apaixona-se por um estudante heterossexual, homofóbico e anda por cima militante comunista. daí nasce uma improvável amizade que terá que vencer a intolerância e seus próprios preconceitos. um grande filme, o primeiro cubano a ser indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro)

3.  Contra Corrente (Peru / Colômbia / França / Alemanha, 2009. um rústico pescador de um vilarejo, casado e prestes a tornar-se pai, mantém um relacionamento secreto com um pintor. um dia seu amante morre afogado e seu espírito volta pedindo que o pescador encontre seu corpo para que ele possa descansar. paradoxalmente, sua relação com o fantasma pode ser vivida plenamente e ele reluta a encontrar o corpo. interessante)

4.  A Outra Família (México, 2011ao ser abandonado pela mãe, viciada em crack, um garotinho fica temporariamente sob os cuidados de um casal gay. enquanto isso, o traficante e amante da mulher, tenta vender o garoto para pagar suas dívidas. o problema do roteiro é que o casal simplesmente assume a guarda da criança sem qualquer amparo legal, embora o desenrolar sugira que as instituições mexicanas não são confiáveis e a sociedade ainda guarde um ranço de intolerância, apesar do progresso econômico)

5.  Nossa Senhora dos Assassinos (Colômbia / Espanha / França, 2000. um escritor de meia-idade regressa à sua cidade natal, a violenta Medellín na Colômbia, após a morte de sua irmã. encontra-se com velhos conhecidos numa casa com muito álcool, drogas e sexo com menores. lá ele conhece um garoto de 16 anos, por quem se apaixona, é correspondido e eles passam a viver juntos, sem que isso.gere preconceito ou estranheza. o rapaz tem acesso fácil às armas e protege seu amado com uma truculência quase banal, o que os leva a uma espiral de violência. dirigido pelo internacional Barbet Schroeder, o filme é polêmico e interessante)

6.  O Quarto de Léo (Uruguai / Argentina, 2009um simpático jovem em processo de autoaceitação sexual, procurando parceiros pela internet, quando reencontra-se com uma ex-colega de escola primária de quem gostava quando eram crianças, mas este encontro acabará por reafirmar sua definição sexual. um raro filme uruguaio, mostrando a entediada juventude de Montevidéu)

7.  Não Conte a Ninguém (Peru / Espanha, 1998. um jovem de família burguesa peruana é obrigado a crescer escondendo sua sexualidade, chegando a casar-se para tentar resolver seu "problema". inspirado na biografia de um apresentador de talk shows, é considerado o primeiro filme de temática homossexual do Peru)

8.  Ausente (Argentina, 2011. um adolescente interessado no seu professor de natação inventa uma série de desculpas para passar a noite na casa dele e seduzi-lo, o que eventualmente consegue, para o dilema moral do professor, primeiro pelo rapaz ser um aluno e segundo por ser comprometido com uma mulher. o tema é melhor que o roteiro arrastado)

9.  Ronda Noturna (Argentina / França, 2005. o filme acompanha, em tom quase documental, a noite de um prostituto pelas ruas de Buenos Aires. ele interage com clientes, amigos, moradores de rua, passa por uma academia de ginástica gay, um café 24h, joga bola com crianças... até o amanhecer, quando volta para casa. simpático graças ao carisma do ator Gonzalo Heredia)

10.  O Céu Dividido (México, 2006. idas e vindas do namoro entre dois rapazes, que eventualmente se interessam por outros, se separam, voltam. mostra um México bastante tolerante, com carinhos trocados em lugares públicos sem constrangimentos. o problema é que o filme é longo, mal dirigido, as canções são horrorosas e quase não há diálogos, fraco)

Menção especial:  Felizes Juntos (Hong Kong / Japão / Coreia do Sul, 2006. um casal gay de Hong Kong vai a passeio a Argentina, se desentende e acaba ficando por lá, sem dinheiro para voltar. enquanto um arruma trabalho numa casa de tango e até um novo amor para reconstruir sua vida, o outro entra em depressão e se afasta cada vez mais numa rotina destrutiva. apesar de sua origem chinesa, o filme não existiria sem Buenos Aires. um dos melhores trabalhos do ótimo Kar Wai Wong)

Veja ainda: "10 Filmes Gays Brasileiros", "10 Filmes Gays Franceses".
"10 Filmes sobre Direitos de Homossexuais"


15 comentários:

  1. Mas que coisa! A cada lista eu vejo como falta muuuuita coisa para eu conhecer de cinema, da uma inveja rsrs Continue o bom trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior tbm tenho essa sensação. .. mas é ótimo sempre descobrindo algo mesmo sendo velho rs

      Excluir
  2. 1st

    Só vi Plata Quemada :(
    Procurarei os outros.

    Já há uma lista dos atores e diretores que mais trabalharam juntos? =)

    ResponderExcluir
  3. Hum... Bela lista!!!

    Acho que Antes que Anoiteça, apesar de ser uma produção americana, poderia estar por tratar a vida do escritor cubano Reinaldo Arenas. Javier Bardem está incrivel no filme...
    Pra variar, ótima lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa lembrança!

      Vi o filme e li o livro, Reinaldo Arenas teve uma trajetória dolorosa sob a égide da Ditadura Cubana, porém muito bonita e libertadora.


      Abs

      Excluir
    2. Armando como sempre mandando muito bem nas listagens, nos trazendo o novo e relembrando o que gostamos sob um outro ponto de vista.

      Plata Quemada em primeiro, merecidíssimo, sem comentários. Morango e Chocolate, um filme gostoso de se lembrar, onde vemos a tolerância emergir de onde menos esperamos, em um cenário de repressão, dor e limitações.


      Abs

      Abs

      Excluir
    3. Vitor e Igor,
      Realmente "Antes que Anoiteça" vem sempre à mente e, mal tenho a desculpa de que a produção não é latino-americana, já que incluí a menção ao filme do Kar-Wai...
      Vale a dica para os demais leitores.
      Obrigado!
      Abs!!!

      Excluir
  4. "Não Conte a Ninguém " foi o primeiro filme gay que vi de muitos. O assisti no cinema, na época, mas nunca o vi em dvd,nem pra alugar, muito menos pra vender. Uma pena, pois gostaria muito de revê-lo. Aliás, muito desses filmes são muito difíceis de se achar. O jeito é baixar da internet, quando a gente encontra. Uma pena!

    ResponderExcluir
  5. nao consigo encontrar o filme Plata Quemada dublado ou com legenda em portugues... teria algum site em que poderia estar encontrando este filme para assistir online??

    ResponderExcluir
  6. Que filmes interessantes, infelizmente não vi nenhum desses, mas me interessei bastante por Plata Quemada, Morango e Chocolate, Nossa Senhora dos Assassinos e Ausente. Obrigada pelo bom trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Ótima lista, ao meu ver faltou: plano B, hawaii, ma educação

    ResponderExcluir
  8. Contracorriente é o meu favorito. Um filme comovente e tocante, uma história que lida com temas gays em uma maneira sutil e preciso que leva à reflexão. No início, parecia um pouco monótono, mas está a melhorar e realmente vale a pena.

    ResponderExcluir
  9. Felizes Juntos é de 1997.

    ResponderExcluir
  10. A Má Educação - de predro almodovar... não lembro se é latino americano ou europeu

    Quatro luas - tb não estou certo de onde é

    ResponderExcluir
  11. assisti esse filme felizes juntos , um dos melhores filmes do gênero ótimo filme grandes atrações dos protagonistas, trilha sonora bem interessante vale a pena

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!