sexta-feira, 22 de março de 2013

10 Filmes sobre Chocolate


O chocolate é um alimento que surgiu na América pré-colombiana a partir da amêndoa torrada e moída do cacau. Era tomado como bebida quente e amarga, semelhante ao café.
Foi levado para a Europa nos séculos 17 e 18, onde se tornou muito popular e combinado ao leite, açúcar e outros ingredientes, aprimorou-se e começou a ganhar a forma que conhecemos hoje, tornando-se uma indústria muito relevante em países como Suíça e Alemanha.
O chocolate é hoje um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo, querido e desejado por seu sabor doce e seu valor calórico.
Alguns filmes tratam do chocolate em suas tramas. Separei uma lista com 10 deles.

*Esta lista foi sugerida por vários leitores, o último deles, Germano Dutra Jr., me convenceu.

1.  A Fantástica Fábrica de Chocolate 1971 (primeira versão do clássico livro de Roald Dahl, com roteiro do próprio escritor. fala sobre um garoto pobre que tem a oportunidade de conhecer uma misteriosa fábrica de chocolate, através de bilhetes premiados, numa promoção do esquisito dono da fábrica - Gene Wilder  em seu melhor papel. colorido, surpreendente, divertido, é um dos filmes mais cultuados do cinema)

2.  A Fantástica Fábrica de Chocolate 2005 (superprodução de Tim Burton, mantendo o conceito original, mas com muito mais recursos e uma bela direção de arte. Johnny Depp torna o personagem de Willy Wonka ainda mais bizarro. uma adaptação digna, mas sem o mesmo impacto)

3.  Chocolate (por volta dos anos 1960, uma mãe solteira - Juliette Binoche - e sua filha mudam-se para uma pequena vila francesa, onde abrem uma loja de chocolate num domingo causando atrito com a igreja e preconceito dos habitantes, até conquistar a todos com o sabor de seus produtos. um filme delicioso e charmoso, indicado a cinco Oscars, incluindo filme, roteiro e atriz)

4.  Românticos Anônimos (o dono de uma fábrica de chocolates contrata uma talentosa chocolateira, o que levanta suas vendas. eles estão apaixonados um pelo outro, mas ambos são muito tímidos e não conseguem expressar seus sentimentos. uma comédia simpática, que faz bem assistir)

5.  A Teia de Chocolate (Isabelle Huppert é a dona de uma fábrica de chocolates na Suíça, que acaba de casar novamente com seu ex-marido, um renomado pianista, depois de 18 anos separados. em paralelo, uma jovem estudante de piano fica sabendo que talvez tenha sido trocada na maternidade com o filho do pianista e decide procurá-los. logo ela descobrirá que a mulher não é bem o que parece e pode estar envolvida na morte da segunda esposa dele e estaria drogando o filho. uma teia de suspense do ótimo Claude Chabrol)

6.  Vício Maldito (Jack Lemmon trabalha como relações públicas e beber com os contatos é parte do seu trabalho. ele se apaixona por uma colega de trabalho, que por sua vez é viciada em chocolates e eles acabam se casando. apesar de preferir chocolates, ela acaba sucumbindo às pressões bebendo para acompanhá-lo, até ambos destruírem suas vidas. clássico de Blake Edwards)

7.  A Guerra do Chocolate (numa rigorosa escola católica para meninos, um dos alunos se revolta com a obrigação de vender caixas de chocolates, para angariar fundos para a igreja e compra uma guerra com o diretor sádico e uma gangue de alunos maus. um filme menor de 1988, mas soturno e pesado,sobre o bullying nos internatos)

8.  Forrest Gump (na verdade os chocolates são tema apenas de sua frase favorita, "Mamãe sempre disse que a vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que vai pegar".  ele sentava-se no banco da parada de ônibus e oferecia chocolates da tal caixa para as pessoas, enquanto contava suas histórias. certamente a caixa de chocolates mais famoa do cinema)

9.  Mary e Max, uma Amizade Diferente (na linda animação de massinha, sobre a amizade entre uma garotinha australiana de 8 anos e um judeu de 44 anos de Nova York, o chocolate sempre esteve presente. quando ela o escolhe aleatoriamente para ser seu amigo por correspondência, inclui uma barra de chocolate com a primeira carta, quando ele responde, usa chocolate para escrever. quando ele ganha na loteria, usa o dinheiro para comprar um suprimento de chocolates literalmente para a vida toda)

10.  Lições de Chocolate (um arrogante empreiteiro italiano economiza na segurança de uma obra e um de seus operários, um imigrante egípcio ilegal, sofre um acidente e quebra os braços. para não processar o patrão, ele, que era padeiro em sua terra natal, exige que o chefe finja ser ele num curso de fabricação de chocolates, que dará um prêmio ao final, suficiente para abrir uma loja. claro que o tal curso vai humanizar o rapaz e ainda vai lhe arrumar uma bela esposa. comédia romântica italiana de 2007, que teve continuação)

Menções: Matilda, Como Água para Chocolate, Garçon Stupide, Milton Hershey: the Chocolate King, Sangue e Chocolate, A Isca, Desejo e Reparação, A Última Ceia, O lado Negro do Chocolate...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Pescaria"


2 comentários:

  1. Isso aí! A Páscoa está chegando, é o momento perfeito para assistir esses filmes!
    Ótima lista, só assisti apenas 4.
    Fiquei lisonjeado de ver o meu nome nessa postagem. kkkk

    ResponderExcluir
  2. Chocolate é uma delícia de assistir, elenco bem escolhido, o filme é charmoso por si só.

    Adoro a famosa frase da mãe de Forrest, pois nunca sabemos quando alguém nos presenteará com um chocolate, é algo tão simples, tão corriqueiro, que nos escapa. Na vida, muitas coisas são muito simples mas nos surpreendem sempre, como um gesto de carinho sincero e despretensioso, que por mais banal que possa parecer, nos traz doçura em meio a tantas torturas...

    Boa lembrança (mas sem a ver com a listagem rs)é o cálculo da personagem de Diane Lane no filme "Sob o sol da Toscana" ao dar a sua proposta para a súbita compra da bela casa:

    "...Menos a reforma da casa, marretas, baldes, operários, CHOCOLATE..."

    Nos momentos onde temos os maiores desejos e impulsos, até ele é lembrado...rs.


    Abs

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!