segunda-feira, 20 de maio de 2013

10 Filmes de Christian Bale


Christian Charles Philip Bale nasceu na pequena Haverfordwest, Pembrokeshire, País de Gales em 30 de janeiro de 1974, filho de um piloto de aviação comercial, o que fez a família viver em diferentes países, como Inglaterra, Portugal e Estados Unidos.
Começou sua carreira no teatro londrino, até ser escalado para a minissérie "Anastasia: The Mystery of Anna" da NBC aos 12 anos de idade num papel secundário, mas que chamou a atenção de Steven Spielberg, que o escalou para o papel central de seu clássico "O Império do Sol" no ano seguinte.
Ao contrário da maioria dos atores infantis, Bale continuou sua carreira com regularidade, filmando quase todos os anos, o que nos fez acompanhar seu crescimento nas telas.
Um divisor de águas na sua carreira foi seu personagem de "Psicopata Americano", baseado no polêmico best-seller de Bret Easton-Ellis em 2000.
Em 2005 tornou-se um campeão de bilheteria ao ser escolhido como o Batman da série de filmes de Christopher Nolan e em 2011 ganhou seu primeiro Oscar, como coadjuvante do ótimo "O Vencedor".
Bale é, sem dúvida, um dos maiores atores de sua geração. Um ator dedicado ao seu trabalho, tendo inclusive enfrentado grandes mudanças físicas por seus personagens.
Em sua vida pessoal, ele é o típico cara legal, dedica-se a entidades de proteção ambiental, é casado desde 2000 e tem uma filhinha de 8 anos.
Esta lista destaca 10 de seus filmes, mas estou certo que seus melhores papeis ainda estão por vir.

1.  O Império do Sol (um garoto inglês, vivendo em Pequim durante a segunda Grande Guerra é separado dos pais aristocratas, durante a conturbada invasão japonesa. ele luta para sobreviver num campo de refugiados. um dos melhores filmes de Steven Spielberg, com uma ótima interpretação de Bale, então com apenas 13 anos de idade)

2.  Psicopata Americano (Bale é um bonito e bem sucedido corretor de Wall Street, que nas horas vagas é também um serial killer. um olhar irônico e violento sobre os yuppies da década de 1980, baseado num livro de Bret Easton Ellis. vários astros foram cogitados para o papel principal, incluindo Leonardo DiCaprio e Johnny Depp. além de preparar-se muito fisicamente para o filme, Bale afirma ter se inspirado em Tom Cruise, que teria "aquela amistosidade muito intensa e nada por trás dos olhos")

3.  O Vencedor (Bale é um ex-boxeador, que teve seu momento de fama ao disputar o título mundial, mas que trocou a carreira pelas drogas. agora ele treina o irmão - Mark Whalberg -, que, por sua vez, tenta desvenciliar-se da má influência da família para ter um futuro profissional consistente. a dedicação de Bale ao papel lhe valeu um merecido Oscar de coadjuvante)

4.  Batman Begins (depois de Christopher Nolan assumir a nova fase do personagem, Bale foi sua escolha natural, pois segundo ele, Bale "tinha o equilíbrio necessário entre luz e sombras". o primeiro filme desta série conta as origens do herói, de seus traumas ao treinamento intensivo. além deste, Bale já estrelou duas excelentes continuações)

5.  O Operário (um operário de fábrica não dorme há mais de um ano e começa a duvidar de sua própria sanidade. ele tem a mania obsessiva de escrever lembretes e controlar sua perda de peso com post-its por todo apartamento. Bale perdeu simplesmente 30kg para o papel, transformando-se num esqueleto e assustando até a equipe do filme)

6.  O Sobrevivente (baseado na história real de um alemão, que na América tornou-se tenente aviador e é enviado ao Vietnã logo no começo do conflito. em sua primeira missão sobre o Laos, seu avião é abatido, ele se torna prisioneiro e, junto com outros soldados, organiza uma fuga arriscada pela floresta. grande interpretação de Bale, dirigido pelo genial Werner Herzog)

7.  O Grande Truque (na Londres do século XIX, dois mágicos - Bale e Hugh Jackman - se conhecem desde que eram iniciantes e, agora, disputam as plateias e o prestígio, transformando sua amizade numa grande rivalidade. quando o primeiro cria um novo truque de sucesso, o segundo faz de tudo para desvendá-lo. um grande filme de Christopher Nolan)

8.  Tempos de Violência (Bale é um ex-fuzileiro, dispensado pelo exército depois de atuar no Oriente Médio, ele agora busca emprego na polícia de Los Angeles, mas não consegue ficar longe do álcool, das drogas e dos problemas, levando seu melhor amigo com ele. traumatizado pelo front, ele tornou-se um psicopata instável e perigoso. outro papel sob medida para Christian Bale)

9.  Flores do Oriente (durante a guerra entre China e Japão em 1937, um agente funerário americano chega a uma igreja católica para providenciar o enterro de um padre. lá ele descobre um grupo de jovens estudantes do convento que precisam ser protegidas, bem como um grupo de prostitutas de um bordel vizinho. fazendo-se passar por padre, ele tenta ajudá-las. dirigido por Zhang Yimou, o filme tem ares de cinema oficial, mas ainda assim é um ótimo filme)

10.  Os Indomáveis (um jovem fazendeiro, pai de dois filhos, que perdeu uma de suas pernas na Guerra Civil e agora tem problemas financeiros, se oferece para uma missão perigosa de levar o chefe de um bando - Russell Crowe excelente - até uma estação de trem que o levará para a prisão de Yuma. excelente faroeste de James Mangold, digno dos grandes mestres)

Menções honrosas: Batman o Cavaleiro das Trevas, Batman o Cavaleiro das Trevas Ressurge, O Novo Mundo, Extra! Extra!, Adoráveis Mulheres, Jutland Reinado de Ódio, Equilibrium, Reino de Fogo, Mio na Terra da Magia, Inimigos Públicos, Henrique V, Os Últimos Rebeldes, Velvet Goldmine, O Exterminador do Futuro a Salvação, Não Estou Lá, Shaft,...

Em breve: Knight of Cups (Terrence Malick, 2013), Lawless (Terrence Malick, 2013), Out of the Furnace (Scott Cooper, 2013), American Hustle (David O.Russell, 2013), Everest (Baltasar Kormákur, s/d), The Creed of Violence (Todd Field, 2014).


Veja ainda: "10 Filmes de Angelina Jolie"




6 comentários:

  1. verdade: concordo cm o amigo! Faltou o Equilibrium cmo um dos melhores filmes do Balle! Quem gosta d ficção cientifica tem ke asistir,é obrigatório e um grande filme,ke pasou meio despercebido,injustamente...

    ResponderExcluir
  2. "Velvet Goldmine" é bem interessante, o personagem dele aos poucos vai revelando certa ambiguidade, tudo no tom certo. Ele combina com papéis meio sombrios, personagens ambíguos ou no tom do "está escondendo algo".


    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Gosto de todos os filmes do Christian Bale, mas concordo com as pessoas acima faltou 'Equilibrium' desde quando era guri eu sempre assisto os filmes dele um dos meus favoritos é que ele interpreta Batman vivendo um dos heróis mais admirados do cinema até hoje não teve nenhuma interpretação do Batman melhor e 'O Império do Sol' ele é um pivete que é separado dos pais e luta para sobreviver e fugir dos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial ótimo filme de Steven Spielberg .

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!