quinta-feira, 23 de maio de 2013

10 Filmes sobre Listas


Fazer listas é natural do ser humano. Uma forma de organizar a vida sob diversos aspectos.
Há quase quatro anos redigindo um blog de listas, achei que faltava exatamente uma sobre fazedores de listas.
Selecionei alguns filmes no tema e gostaria que vocês contribuissem, listando outros títulos nos comentários.

1.  Alta Fidelidade (John Cusack é o dono de uma loja de discos de vinil à beira da falência, azarado no amor, mas uma enciclopédia ambulante sobre música pop, que tem por hábito fazer listas top 5 de todos os gêneros e também sobre suas namoradas. deliciosa comédia romântica baseada no ótimo livro de Nick Hornby)

2.  A Lista de Schindler (a história real de um industrial tcheco, que negociou com os nazistas, uma lista de trabalhadores para sua fábrica na Polônia, salvando assim mais de mil judeus dos campos de concentração. neste caso, estar na lista era a diferença entre a vida e a morte. grande clássico de Steven Spielberg)

3.  Antes de Partir (Morgan Freeman é um simples mecânico que, com câncer, acaba dividindo um quarto de hospital com um milionário - Jack Nicholson -, dono do próprio hospital. ambos têm pouco tempo de vida e decidem fazer uma lista de desejos a realizar antes de morrer, algo que o dinheiro do segundo poderá proporcionar. improvável e simplista, o filme tem seus fãs)

4.  Os Dez Mandamentos (deus é o fazedor de listas original, desde que elaborou esta lista de "10 coisas para não fazer se quiser ir para o céu". a cena de Moisés - Charlton Heston - recebendo as tábuas dos mandamentos é um dos pontos altos deste épico de quase quatro horas de duração, dirigido por Cecil B. DeMille em 1957)

5.  Minha Vida Sem Mim (Sarah Polley é a jovem mãe de duas garotinhas, que vive com a família num trailer no quintal da mãe. ela descobre ter câncer nos ovários e terá no máximo três meses de vida. sem contar a ninguém sobre a doença, decide fazer uma lista de tudo o que gostaria de realizar antes de morrer. um tanto piegas, mas verdadeiro, o filme se apoia nas ótimas interpretações de todo o elenco)

6.  10 Coisas que Eu Odeio em Você (um garota está apaixonado por uma garota, mas ela não pode namorar até que sua irmã mais velha arrume um namorado. então eles decidem contratar o jovem rebelde da escola - Heath Ledger - a conquistá-la. ela começa por odiá-lo para depois se apaixonarem. romance juvenil livremente inspirado em "A Megera Domada" de Shakespeare. o ponto alto é quando ela lê o poema, onde lista o que odeia nele*)
* I hate the way you talk to me and the way you cut your hair. I hate the way you drive my car. I hate it when you stare. I hate your big dumb combat boots and the way you read my mind. I hate you much it makes me sick; it even makes me rhyme. I hate it, I hate the way you're always right. I hate it when you lie. I hate when you make me laugh, even worse when you make me cry. I hate it that you're not around, and the fact that you didn't call. But mostly I hate the way I don't hate you. Not even close, not even a little bit, not even at all.

7.  Qual o Seu Número? (Anna Faris é uma garota que lê numa revista que as mulheres que tiveram 20 ou mais homens em sua vida dificilmente se casarão. ela faz uma lista de ex-namorados e descobre que eles somam 19. para não chegar ao fatídico número 20, ela percorre a lista, em busca de um dos seus ex para casar e para isso conta com a ajuda do vizinho mulherengo - Chris Evans. comédia tola, mas passável)

8.  Dias de Cão (dirigido por Ulrich Seidl, mostra a vida patética dos habitantes da periferia de Viena. dentre os tipos deprimidos e disfuncionais, está uma mulher - Maria Hofstätter - que passa o filme todo pegando carona com quem não consegue escapar dela e, dentro dos carros, irrita os motoristas falando sem parar, mexendo em suas bolsas, falando verdades nada polidas e declamando intermináveis listas de 10... será o meu fim?)

9.  Teoria do Caos (Ryan Reynolds é um homem obsessivamente organizado que faz listas para tudo e dá palestras sobre organização do tempo. até que ao ajudar uma grávida a chegar no hospital para dar a luz, seu mundo começa a desmoronar... mas ele não abandona suas listas. comédia pouco inspirada)

10.  Scott Pilgrim contra o Mundo (Michael Cera é um roqueiro de garagem em Toronto que tem uma namorada, mas se apaixona por uma linda entregadora. o problema é que para ficar com ela, ele terá que derrotar uma lista de sete super-ex-namorados dela, devidamente numerados. ótima adaptação da graphic novel de Bryan Lee O'Malley)

Menções honrosas: Flores Partidas, Kill Bill, Kill List, Como Perder um Homem em 10 Dias, O Acordo (Dream with Fishes), A Lista, Ela é o Diabo.


Veja ainda: "10 Filmes sobre Secretárias






5 comentários:

  1. Muito boa essa lista! Gostei muito de "Minha Vida sem Mim", mas tenho dificuldade de encontrar o filme.

    Que tal mais uma menção honrosa? "Ela é o diabo", é muito divertido quando ela vai cortando os itens da lista de tudo o que é mais precioso do ex-marido.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cíntia!
      Obrigado!
      Ótima lembrança de "Ela é o Diabo", já acrescentei nas menções honrosas.
      Abs!!!

      Excluir
  2. Scott Pilgrim contra o Mundo é ótimo!!

    ResponderExcluir
  3. Faltou "A Lista", filme com Cuba Gooding Jr. sobre um assassino que pede uma lista de 5 pessoas que um amigo gostaria de ver mortas.

    ResponderExcluir
  4. tem tbm o filme "sete regras do amor"

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!