quinta-feira, 2 de maio de 2013

10 Filmes sobre Psicanálise


O divã é quase um símbolo da sociedade ocidental. É onde as pessoas podem discutir suas angústias e inseguranças com profissionais preparados para ouvir e ajudar a amenizá-las.
O criador da psicanálise contemporânea é o médico neurologista Sigmund Freud. Com ele nasceram os primeiros preceitos, aperfeiçoados e adaptados por outros profissionais ao longo das décadas.
Freud iniciou seus estudos com o tratamento da histeria de pacientes através da hipnose, ao perceber que sua doença tinha origem psicológica e não orgânica.
A psicoanálise era vista com reservas, até o próprio cinema começar a popularizá-la a partir da década de 1970.
Esta lista traz 10 filmes que tratam de maneira variada sobre o tema e a relação entre analistas e pacientes.

1.  Um Método Perigoso (o Dr. Carl Jung - Michael Fassbender - assume o desafio de tratar uma paciente bela e desequilibrada - a exagerada Keira Knightley - através da análise, método utilizado pelo seu mestre, o célebre Sigmund Freud - Viggo Mortensen. -, a quem pede ajuda. ambos se envolvem no tratamento com visões divergentes, acentuadas por suas diferenças pessoais. dirigido por David Cronenberg com roteiro de Christopher Hampton, é um filme difícil, mas palpitante sobre o início da psicanálise)

2.  Divã (Lília Cabral é uma mulher de 40 anos, estabilizada, bem casada e com dois filhos, que resolve, por curiosidade, procurar um analista. aos poucos ela descobre suas próprias  insatisfações, a necessidade de se conhecer melhor e a vontade de aproveitar cada momento, realizando sonhos e desejos sublimados. grande sucesso do cinema - e do teatro - nacional, que deve ter uma continuação em breve)

3.  Equus (Richard Burton é um psiquiatra que investiga os cruéis ferimentos cometidos nos olhos de seis cavalos, por um rapaz de dezessete anos - Peter Firth -, trabalhador do estábulo. à medida que desenvolve a terapia, o analista expõe os demônios da mente do rapaz, único filho de um pai austero e uma mãe carinhosa e muito religiosa. belíssimo trabalho de Sidney Lumet de 1977, sobre um roteiro de Peter Schaffer, baseado em sua própria peça, sucesso até hoje) 

4.  Nosso Querido Bob (Richard Dreyfuss é um renomado psiquiatra, que acaba de lançar um livro e vai sair de férias com a família. um de seus pacientes - Bill Murray -, um obsessivo compulsivo, mas simpático e manipulador resolve segui-los, por ser extremamente inseguro e dependente da sua terapia. a família simpatiza com ele, mas o médico quase enlouquece. ótima comédia de Frank Oz, sobre o pesadelo de todo analista)

5.  O Sexto Sentido (ao voltar para casa após ter recebido um prêmio, um psicólogo infantil - Bruce Willis - e sua esposa são acuados por um ex-paciente dele, que o acusa de ter falhado e atira contra eles. meses mais tarde, ele começa a trabalhar com um novo paciente, um garoto de nove anos, que afirma ver fantasmas. de longe, o melhor filme de M.Night Shayamalan)

6.  Gente como a Gente (após a morte acidental do irmão mais velho, um adolescente, sentindo-se culpado, tenta o suicídio. depois de quatro meses hospitalizado, retorna à vida familiar e à escola. a contragosto, ele inicia uma nova terapia, com um psiquiatra - o ótimo Judd Hirsch -,que vai trazer à tona os conflitos familiares. com sua mãe - Mary Tyler Moore -, que procura manter as aparências, envergonhada pela tentativa de suicídio do mais novo, a quem no fundo culpa pela perda do filho favorito. já o pai - Donald Sutherland - tenta manter a família unida. belíssimo drama, merecedor de 4 Oscars: filme, diretor - Robert Redford, roteiro e ator coadjuvante - Timothy Hutton)

7.  Habemus Papam (Michel Picoli é eleito o novo papa, mas sofre um ataque de pânico, quando deveria ser anunciado na varanda da praça de São Pedro. os cardeais decidem chamar em segredo um psicanalista ateu para convencê-lo a aceitar o cargo. um ótimo filme do grande Nanni Moretti)

8.  Agnes de Deus (num convento do Canadá, uma jovem freira - Meg Tilly - dá à luz a um filho, que é encontrado enforcado pelo cordão umbilical na lata de lixo de seu quarto. a situação é levada à justiça, que designa ma psiquiatra - Jane Fonda - para analisar o estado mental a garota. nas sessões, a analista tenta descobrir as razões do ato e acaba batendo de frente com a madre superiora - Anne Bancroft -, que acredita que a freira foi tocada por deus e quer poupá-la da investigação. ótimo filme de Norman Jewison, baseado numa peça de sucesso)

9.  Um Divã Para Dois (um casal de meia-idade - os ótimos Meryl Streep e Tommy Lee Jones -, vive um relacionamento morno, sem nem lembrança de sexo. a esposa inconformada fica sabendo de um terapeuta de casais - Steve Carell -, especializado em casos assim e inscreve ambos para um período de imersão no divã do psiquiatra, conseguindo arrastar o marido contra a vontade. um bom drama, com ótimos atores. maduro, crível e sincero)

10.  A Máfia no Divã (um rude chefão da máfia novaiorquina - Robert DeNiro - começa a sentir ataques de ansiedade e resolve consultar-se com um renomado terapeuta - Billy Crystal. mas o faz secretamente, para que ninguém ache que ele ficou "frouxo" e dá duas semanas de prazo para o psiquiatra "consertá-lo", data de uma grande reunião das famiglias. divertido 

Menções honrosas: Histeria, Terapia do Amor, Família Soprano, Sessão de Terapia, Ensina-me a Viver, O Príncipe das Marés, Instinto Fatal, Gênio Indomável, Uma Mente Brilhante, Halloween, Zelig, Vanila Sky, 50%, Quando Fala o Coração, Desejos, O Silêncio dos Inocentes, K-Pax, O Quatrto do Filho,...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Seitas"


Esta lista foi feita por sugestão da leitora Cintia. Obrigado!!!

12 comentários:

  1. O Quarto do Filho, do Nanni Moretti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno,
      Pronto, já incluí nas Menções Honrosas.
      Aliás já havia outro do Nanni na lista e tem pelo menos mais um, "Caos Calmo", que poderia entrar.
      Obrigado!
      Abs!!!

      Excluir
  2. Efeito Borboleta também se enquadraria bem entre esses outros, parabéns pela lista, adorei Um Método Perigos.

    ResponderExcluir
  3. Ótimos filmes, mas grande parte não tem nada a ver com psicanalise. Podem até ter a ver com psicologia, mas não com psicanalise!

    ResponderExcluir
  4. E o "Freud" (que no Brasil chama "Freud - Além da Alma") que mostra justamente como Sigmund Freud, a partir de suas descobertas desenvolveu a psicanálise? O roteiro (não creditado) é do Jean-Paul Sartre, o único roteiro que que esse filósofo escreveu. Se juntar com seus "menção honrosa" da uma "10 filmes de psicanálise 2", dá não? hehe... Parabéns pelo blog, sempre o consulto quando quero ver um bom filme.

    ResponderExcluir
  5. quando nietzsche chorou,poderia estar nessa lista

    ResponderExcluir
  6. merecido o filme gente como a gente, mas no mesmo oscar tinha Touro Indomável

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!