quinta-feira, 13 de junho de 2013

10 Desenhos Animados Franceses


As escolas de animação dos Estados Unidos e do Japão são muito diferentes da francesa.
Com personagens de cartoon próprios como Asterix, Tintim, Lucky Luke, que sempre fizeram muito sucesso na Europa, os animadores franceses (e belgas) desenvolveram seu próprio estilo.
Os filmes tendem a ser mais sérios e estilosos, muitas vezes dirigidos ao público adulto ou a crianças muito mais maduras que as americanas.
É muito comum ver histórias derivadas de lendas africanas, fruto da forte relação da França com suas ex-colônias do norte da África.
A maioria dos filmes desta lista é de co-produções onde a França é majoritária, os diretores são todos franceses e a dublagem original é em francês. Veja uma lista de 10!

1.  As Aventuras de Azur e Asmar (dois meninos, um loiro e nobre francês e outro moreno de origem árabe são criados pela mesma mulher, ama de leite do primeiro e mãe do segundo. quando os garotos crescem, o mulher é mandada embora. anos depois o rapaz sai numa viagem em busca de sua mãe africana e de muitas aventuras, uma bela fábula, num desenho totalmente 2D, mas com cores deslumbrantes. a Tunísia é retratada com magia e uma beleza poucas vezes vista. a história em si é madura e cativante. lindo!)

2.  O Menino da Floresta (um garoto de dez anos vive numa floresta com seu pai, um bruto caçador, que sempre lhe disse que o mundo acabava nos limites da floresta. quando o pai sofre um acidente, o rapaz se aventura num mundo desconhecido. uma linda animação, com cores impressionistas, mistura de realidade e fantasia, sem que uma se sobreponha a outra. utiliza metáforas para falar de amor entre pais e filhos e também à natureza. destaque para a bela trilha sonora de Simon Leclerc. excepcional!)

3.  As Bicicletas de Belleville (um menino solitário só e feliz em cima de uma bicicleta. percebendo a aptidão do garoto, sua avó decide treiná-lo para ser um campeão e participar da volta da França. indicado aos Oscars de canção e animação, o filme e quase mudo, mas encantador)

4.  Persépolis (baseado na autobiografia da escritora Marjane Satrapi, fala de seu amadurecimento em Teerã, durante o período da revolução islâmica, até ser expatriada e mudar-se para a França aos 22 anos. uma animação em preto e branco, original e relevante, indicada ao Oscar de animação)

5.  Kirikou e a Feiticeira (o garoto Kirikou nasceu numa vila africana já sabendo o que queria da vida, e já nasceu andando e falando. sua mãe lhe conta a história de como uma feiticeira devorou todos os homens da vila, menos um. o garoto então resolve acompanhar o último guerreiro em sua luta contra a feiticeira. uma fascinante lenda africana, que foi proibida para crianças em vários países, incluindo os EUA, porque a mãe do garoto tinha os seios à mostra... clássico de 1998, que teve uma continuação em 2005)

6.  O Mágico (um ilusionista envelhecido vê seu público minguar, indo atrás de novas atrações. sem trabalho, ele viaja para a Escócia, onde conhece uma garota pobre, a quem presenteia com um par de sapatos e ela decide seguir com ele, que agora tem que arrumar dinheiro para sustentar os dois. um filme melancólico e mágico, inspirado no comediante Jacques Tati, ícone do cinema francês. indicado ao Oscar)

7.  A Pequena Loja de Suicídios (em uma Paris que exala depressão e desesperança, uma família vive de vender equipamentos e produtos para facilitar suicídios há várias gerações. mas os negócios se complicam quando o filho caçula, risonho desde bebê, cresce e resolve mudar o ambiente. uma inesperada animação musical, feita para 3D, sobre o suicídio... no mínimo curioso, dirigido pelo premiado Patrice Leconte)

8.  O Gato do Rabino (na Argélia da década de 1920, um rabino vive com sua filha, um papagaio tagarela e um gato, que devora o papagaio e começa a falar sem parar. para não ficar longe de dona, o gato decide se converter ao judaísmo, e passa a compreender melhor os fundamentos da religião. Uma animação no espírito das aventuras de Tintim - que aliás aparece numa ponta -, com fundo fortemente religioso. diferente)

9.  Titeuf, o Filme (derivada de uma série de televisão, trata-se de uma excelente animação sobre a cabeça de crianças na pré-adolescência e as dúvidas absurdas sobre o mundo e os relacionamentos. ótimos diálogos e situações muito divertidas pontuam a trama bastante simples, mas cativante. uma boa novidade)

10.  Os 12 Trabalhos de Astérix (lançado em 1976, é provavelmente o melhor desenho com os personagens de Albert Uderzo e René Goscinny. depois de tentar sem sucesso conquistar a vila de Astérix, César lhes propõe um desafio, se eles tiverem sucesso, o imperador reconhecerá a derrota e se não conseguirem, se tornarão escravos. os gauleses aceitam os doze trabalhos, inspirados na lenda de Hércules. diversão garantida) 

Outros bons filmes: Zarafa, Um Gato em Paris, Émilie Jolie, Asterix o Gaulês, Asterix e Cleopatra, Un Monstre à Paris, Caçadores de Dragões,...


Veja ainda: "10 Filmes de Hayao Myiazaki", "10 Filmes da Pixar", "10 Filmes Clássicos Modernos da Disney (A Era Roy E. Disney)", "10 Filmes de Animação", "10 Filmes de Animação Stop-Motion".





9 comentários:

  1. ótima lista!! Vi poucas animações francesas, mais essa lista me motivou a saber mais sobre elas.
    Uma sugestão de lista: Os 10 maiores clássicos Disney de todos os tempos. Você fez uma lista apenas com as melhores animações da renascença, mais tenho certeza que vai ser mais interessante e desafiador escolher 10 entre os 52 animados lançados pelo estúdio!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Kirikou é sensacional... A atmosfera do enredo junto com as cores, fora a moral da história. Pra quem gosta de arte essa animação não pode passar em branco, e não passa pra quem assiste.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro filmes franceses, porque não importa o tipo de filme que seja, eles sempre são diversos em todos os assuntos e com total liberdade de expressão.

    ResponderExcluir
  4. O numero 7 da lista também é adaptação de um livro. O título é o mesmo e o escrito é Jean Teulé.

    ResponderExcluir
  5. Kirikou é d+++ adoroo

    ResponderExcluir
  6. Dos dez só vi Persépolis, O mágico e As Bicicletas de Belleville. Todos ótimos filmes, mas O mágico foi o que eu mais gostei. Todos imperdíveis!
    Erick Costa

    ResponderExcluir
  7. ola! tem uma desenho frances que assisti ba TV a cabo.
    nao me lembro o nome, mas é muito loko é sobre um rapper que vendia erva e namorava uma policial que nao sabia de suas atividades criminais, o desenho é muuuuito foda. mas nao consigo lembrar o nome. se alguem souber posta o nome ai. flw

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!