quinta-feira, 6 de junho de 2013

10 Filmes de Penélope Cruz


Penélope Cruz Sánchez nasceu em Madrid em 28 de abril de 1974 filha de um comerciante e uma cabeleireira.
Já muito pequena, costuma reencenar comerciais de televisão para a diversão de sua família, mas decidiu focar suas energias na dança. Estudou balé clássico por 9 anos até ser descoberta, aos 15 pela televisão espanhola, onde começou sua carreira de atriz. 
Aos 18 anos fez seu primeiro filme ('El Laberinto Griego'), que acabou sendo lançado depois de 'Jamón, Jamón' e 'Sedução', de Fernando Trueba, que ganhou um Oscar e a apresentou para o mundo.
Desde que começou a fazer filmes em Hollywood, Penélope já namorou vários astros como Tom Cruise, Matthew McConaughey e Matt Damon, mas hoje está casada com seu compatriota Javier Bardem desde 2010, com quem tem uma filha.
Penélope já ganhou dezenas de prêmios, incluindo um Oscar e sua carreira segue cada vez mais segura, inclusive sendo sondada para ser a próxima bondgirl.
Esta lista traz 10 de seus filmes, mas acredito que o melhor ainda está por vir.

1.  Vicky Cristina Barcelona (duas amigas americanas vão em férias a Barcelona, onde conhecem um artista plástico sedutor - Javier Bardem -, por quem ambas se interessam e aceitam o convite de visitar sua casa em Oviedo. lá se deparam com a temperamental ex-esposa dele - Penélope -, com quem tem um relacionamento explosivo. num dos melhores filmes de Woody Allen, Cruz roubou a cena e levou o Oscar de coadjuvante) 

2.  Volver (uma jovem mãe volta a sua cidade natal para acompanhar o funeral da tia e visitar o túmulo da mãe e acaba descobrindo que sua mãe não havia morrido num incêncio anos antes, mas era escondida pela tia. um filme de Pedro Almodóvar sobre três gerações de mulheres fortes e complicadas. Penélope recebeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz e vários prêmios internacionais)

3.  Sedução (um jovem soldado desertor - Jorge Sanz - foge para o interior do país e é acolhido por um anarquista, pai de quatro belas filhas que irão disputar seu amor. Cruz no auge de seus 18 anos chamou a atenção como a filha mais jovem. o filme de 1992 de Fernando Trueba surpreendeu e ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro) 

4.  Não Se Mova (um médico com sua filha em coma após um acidente, relembra o passado quando teve que optar por sua esposa grávida e deixar a amante, uma camareira de hotel feiosa. Penélope dá um show de interpretação, mesmo falando em italiano e sob forte maquiagem que a torna nada atraente. o filme, o ator/diretor Sergio Castellito e a atriz foram lembrados em várias premiações)

5.  Preso na Escuridão / Abra os Olhos (um herdeiro mimado tem o rosto desfigurado após um acidente de carro provocado por sua namorada numa crise de ciúmes. meses depois, nenhum cirurgião consegue restaurar sua aparência, até que as coisas começam a mudar, seu rosto é reconstruído, mas a fronteira entre a realidade e a fantasia fica muito confusa. ótimo suspense de Alejandro Amenábar, refilmado como "Vanila Sky", com Penélope Cruz como a namorada nas duas versões)

6.  Para Roma, com Amor (no simpático mosaico turístico de Woody Allen sobre Roma, Penélope se destaca como a prostituta enviada como presente de um mafioso, que acaba sendo "extraviada" para um jovem recém-casado, que está na cidade para apresentar sua nova esposa à família. Cruz está engraçada, bela, voluptosa e muito italiana) 

7.  Abraços Partidos (uma aspirante a atriz, e amante de um milionário produtor, consegue o papel principal numa comédia dirigida por um famoso cineasta. mas 14 anos depois, o diretor está cego e a atriz sumiu. aos poucos o filme reconstitui os incidentes que mudaram a vida de todos. um brilhante exercício de metaliguagem de Pedro Almodóvar, mais uma vez estrelado por sua musa Penélope)

8.  Nine (na desastrosa versão musical de 8 e meio de Fellini, Penélope é a amante de um diretor em crise criativa. sua performance muito sexy a destacou dentre as várias estrelas do filme e lhe deu uma indicação ao Oscar de atriz coadjuvante)

9.  Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (na quarta aventura do pirata Jack Sparrow, Penélope é a grande novidade, adicionando sensualidade até então inexistente na série. ela se aproxima do pirata com a intenção de encontrar a famosa Fonte da Juventude. pode não ser um grande filme, mas com mais de 1 bilhão de dólares, é a maior bilheteria na carreira da atriz)

10.  Jamón, Jamón (uma garota pobre engravida de um jovem empresário, dono de uma fábrica de roupas íntimas, que quer casar com ela, contra a vontade da mãe. a mãe contrata um modelo de cuecas, também funcionário de uma fábrica de presunto jamón - Javier Bardem - para seduzir a garota. mas tudo dá errado. o moço se interessa pela garota, mas a mãe é que se apaixona por ele, formando uma estranha quadrilha amorosa. dirigido por Bigas Luna, foi o primeiro filme de Penélope a estrear nos cinemas, já como atriz principal)

Menções Honrosas: A Garota dos Seus Sonhos, Tudo Sobre Minha Mãe, Bandidas, Brujas, Vanila Sky, O Capitão Corelli, Profissão de Risco, Fanfan la Tulipe, Carne Trêmula, Sahara, Venuto al Mondo, Sabor da Paixão,...


Veja ainda: "10 Filmes Premiados em Cannes 2013"






3 comentários:

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!