segunda-feira, 8 de julho de 2013

10 Filmes com Amigos Imaginários


Toda criança inventa amigos quando brinca sozinha. Imaginam esses amigos mais ou menos concretos. Segundo psicólogos, isso estimula o desenvolvimento infantil, até porque as crianças sabem que eles não são reais.
O cinema costuma utilizar bem esses personagens imaginários, muitas vezes conferindo a eles personalidades complexas.
Fora das telas, Haroldo (Hobbes), o tigre amigo de Calvin nos quadrinhos e o Sr.Funga Funga (Mr.Snuffleupagus) de Vila Sésamo são ótimos exemplos, mas eles não chegaram ao cinema.
Veja uma lista com 10 filmes onde esses amigos muito particulares aparecem.

1.  O Iluminado - Tony (quando o garoto Danny é levado pelos pais para passar as férias num hotel deserto, isolado pela neve, o único amigo com quem ele pode contar é seu dedo Tony, que sempre tem bons conselhos a dar... "redrum". um dos ótimos detalhes do clássico de Stanley Kubrick)

2.  Meu Amigo Harvey - Harvey (James Stewart vive um cara simpático, chegado numa bebida, que tem um amigo que só ele vê, um coelho de 1m83. por conta dessa visão, sua irmã tenta interná-lo num sanatório, mas ela é quem acaba internada. uma comédia clássica de 1950, datada, mas ainda simpática)

3.  Rebelde com Causa - François (Michael Cera é um garoto tímido e complicado de 16 anos, que se apaixona por uma linda garota. ele tem um amigo imaginário, igual a ele na aparência, mas ao contrário dele, é desinibido, inconsequente e sedutor, graças ao seu sotaque francês. com a ajuda do amigo, ele cria coragem para ir atrás do seu amor, mas... uma divertida comédia adolescente)

4.  Clube da Luta - Tyler Durden (tá bem, este é um SPOILER, mas já tem 14 anos, a esta altura todo mundo sabe que o amigo do narrador só existe na sua imaginação. Brad Pitt encarna o amigo desinibido do insone Edward Norton, que o leva para um clube de luta clandestino, como forma de terapia radical para seus problemas emocionais. clássico de David Fincher)

5.  Meu Amigo, o Dragão - Elliott (Pete é um garoto órfão de 9 anos, que foge dos seus violentos pais adotivos com a ajuda de um amigo muito especial, um enorme dragão. mistura animação e atores, com a tecnologia da Disney em 1977. um dos melhores daquela fase, mas um tanto tosco)

6.  Donnie Darko - Frank (Jake Gyllenhaal é um rapaz problemático, diagnosticado como esquizofênico, que é salvo por um enorme coelho quando a turbina de um avião cai sobre seu quarto. o coelho então profetiza que muito em breve seu mundo irá acabar e começa a manipulá-lo. clássico cult de Richard Kelly)

7.  O Náufrago - Wilson (preso numa ilha deserta após um acidente no avião em que estava, Tom Hanks inventa um amigo para lhe fazer companhia ao desenhar uma face numa bola de vôlei, que passa a chamar de Wilson - um inteligente merchandising. claro que também é um bom recurso do roteiro, para que seja razoável o personagem falar alto e não apenas em off, ao conversar com a bola)

8.  Instinto Secreto - Marshall (Mr.Brooks - Kevin Costner - é um executivo respeitado, pai de família e filantropo, que, no entanto, tem um alter-ego, um amigo imaginário - William Hurt -, que o obriga a cometer bárbaros assassinatos. a ideia é melhor que o filme)

9.  Um Novo Despertar - Mr.Beaver (Mel Gibson é um executivo, em extrema depressão, que é expulso de casa pela esposa, começa a beber e considera o suicídio, auqndo encontra um boneco de um castor no lixo. ele utiliza o boneco como forma de se comunicar com as pessoas - detalhe, com um sotaque britânico - e tentar se reerguer na vida pessoal e na carreira, mas o novo amigo acaba controlando a vida dele, pondo tudo a perder. estranho, mas factível)

10.  Sonhos de um Sedutor - Humphrey Bogart (Woody Allen é um crítico de cinema, prestes a perder a esposa, que não aguenta mais suas inseguranças emocionais. ele então recorre aos filmes que ama e aos conselhos nada sutis do seu amigo imaginário, o ator Humphrey Bogart, que tem a personalidade do personagem Ricky de Casablanca. comédia de 1972, dirigida por Herbert Ross)

Menções honrosas: O Operário (Ivan), Amor à Queima Roupa (Elvis Presley), Horror em Amityville (Jodie), A Garota Ideal (Bianca), O Orfanato (Sack Boy), Uma Mente Brilhante (Charles), Bogus Meu Amigo Secreto (Bogus), Os Monstrinhos (Maurice), O Exorcista (Capitão Howdy), Um Sonho Chamado Fred (Drop Dead Fred), Os Herois Não Têm Idade (Jack Flack),...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Desemprego"








13 comentários:

  1. obrigado por essa lista,tem tanto filme sobre esse assunto que dá para fazer uma segunda lista logo logo

    ResponderExcluir
  2. Esqueceu de colocar o filme sobre o mais famoso amigo imaginário do mundo ...
    A ultima paixão de cristo ...

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Que sorte a minha. Assisti CLUBE DA LUTA pela primeira vez no último domingo. Mais um pouco e não escapava do spoiler rsrs. Mas adorei a lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonatas,
      Pois é! Depois que postei fiquei pensando que alguém ainda iria reclamar, mas agora já foi, hehe.
      Abs!!!

      Excluir
  4. Faltou o Bogus nessa lista ae !
    http://www.imdb.com/title/tt0115725/

    ResponderExcluir
  5. Uma mente brilhante não se encaixa na descrição desta lista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo,
      Com certeza o Charles de "Uma Mente Brilhante" se encaixaria na lista, mas como só tem espaço para 10, ficou na lista de "Menções Honrosas", assim como o "Bogus", que o anônimo anterior citou.
      Olha lá!
      Abs!!!

      Excluir
  6. Aquele filme "Procurando Por Eric", em que o protagonista conversa com o cartaz do jogador Eric Cantona, poderia estar na lista, não?

    ResponderExcluir
  7. Queria ter "Onde vivem os monstros" e "Meu vizinho totoro" do Myazaki nessa lista.

    ResponderExcluir
  8. Algum de vcs sabem se existe filme brasileiro com envolvendo crianças e amigos imaginários? Estou a procura de um filme maravilhoso que vi e não lembro o nome mas com origem brasileiro, quem souber fica off bjss

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!