quinta-feira, 25 de julho de 2013

10 Filmes onde Objetos Ganham Vida


Uma fantasia infantil é a de que objetos inanimados ganhem vida, para o bem ou para o mal.
Desde cedo, brincamos com bonecos, mas também com pedras ou vegetais, imaginando-os vivos para nos fazer companhia.
Pois vários filmes concretizaram essa fantasia, em companheiros, amores e, principalmente em inimigos crueis. 
Esta lista traz 10 filmes que procuram humanizar objetos em geral.
Deixei de fora as animações, porque são muitas, como 'Toy Story', 'A Bela e a Fera', 'Luxo Jr.', 'Carros' ou 'Pinóquio'.

Agradeço à Mara pela sugestão da lista e ao Vitor por lembrar-me do #1.


1.  Reflexões de um Liquidificador (uma dona de casa - Ana Lúcia Torre -, que tem como hobby empalhar animais, vai à polícia dar queixa do desaparecimento do marido. a história é narrada do ponto de vista do liquidificador - voz de Selton Mello -, parte importante desta trama policial nonsense, dirigida por André Klotzel. bom filme)

2.  Se Meu Fusca Falasse (um piloto de corridas em maré de azar é dispensado por sua equipe por estar muito velho. quando ele se depara com um fusquinha, igualmente desprezado uma loja de automóveis de luxo, nasce uma amizade. o fusca Herbie, pensa por si mesmo e transformado em carro de corridas, dá muitas vitórias ao seu novo dono. comédia da Disney de 1968, foi o primeiro de uma série de sucesso nos anos 1970)

3.  Ted (um garoto pede ao Papai Noel que seu ursinho de pelúcia ganhe vida e é atendido. eles crescem inseparáveis, até que o ursinho começa a atrapalhar sua vida adulta e seu relacionamento. comédia de grande sucesso, que já teve anunciada sua sequência)

4.  O Ataque dos Tomates Assassinos (tomates gigantes, frutos de experiências genéticas do governo, começam a atacar e matar habitantes de uma cidade e são combatidos pelos militares. uma sátira trash que ganhou uma continuação e tem seus fãs)

5.  Brinquedo Assassino (um serial killer é perseguido pela polícia até uma loja de brinquedos, onde é alvejado. antes de morrer, ele usa seus conhecimentos de magia negra para transportar sua alma para o boneco Chucky. um terror divertido, dirigido por Tom Holland em 1988, que ganhou diversas continuações, todas ruins)

6.  Rubber (em pleno deserto da Califórnia, um pneu abandonado acorda e começa a caminhar, matando os seres vivos que encontra pela frente, enquanto sua aventura é acompanhada por um grupo de espectadores a uma distância segura. um exercício de nonsense do artista multimídia francês Quentin Dupieux)

7.  A Chave Mágica (ao completar nove anos, uma garoto ganha vários presentes. entre eles, um pequeno armário com chave e um indiozinho de plástico. logo ele descobre que quando o índio é colocado no armário, ele ganha vida e juntos, garoto e boneco viverão suas aventuras. uma simpática fantasia)

8.  O Violino Vermelho (um filme diferente nesta lista, mais sutil. conta a história de um violino perfeito, confeccionado em 1681, que ao longo dos séculos, troca de donos em diferentes países, levando consigo paixão, amor e emoção. na versão do filme, o violino seria vermelho por ter sido pintado com o sangue da esposa de seu criador, que morrera no parto. belo filme do canadense François Girard)

9.  Manequim (Andrew McCarthy é um jovem vitrinista de uma loja de departamentos que se apaixona por uma manequim - Kim Cattrall de 'Sex and the City'. a boneca ganha vida fora do expediente, pois na verdade é uma deusa egípcia. comédia romântica breguérrima, que fez muito sucesso em 1987)

10.  Christine, o Carro Assassino (um adolescente tímido encontra um Plymouth Fury 1958 vermelho e branco precisando de muitos raparos. conforme ele vai arrumando o carro, começa a tornar-se arrogante. seu melhor amigo descobre que o carro tem uma história sinistra e tenta evitar que o rapaz tenha um fim trágico e tenta destruir o Plymouth, que ganha vida própria. suspense de John Carpenter, baseado num livro de Stephen King)

Menções (mais ou menos) Honrosas: 'A História Sem Fim', 'O Elevador Assassino', 'Pinóquio' (2002), 'Poltergeist', 'A Geladeira Diabólica', 'Death Bed - The Bed That Eats', 'Jack Frost' (1997), 'Pequenos Guerreiros',...


Veja ainda: "10 Filmes sobre Desemprego"




4 comentários:

  1. Showw! Supercuriosa para ver Rubber!!
    E O Violino Vermelho é meu favorito EVER!
    Abraços, Armando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mara!
      Você viu? Eu tive coragem de assistir o 'Rubber' e, surpresa! Não é tão ruim quanto parecia.
      Abs!!!

      Excluir
  2. Talvez Frankstein pudesse entrar. E faltou o clássico "A Camisinha Assassina"!!

    ResponderExcluir
  3. Bom post!amo chucky...assisti christine bom filme,
    e a chave mágica é muito fofo!(parvana)

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!