segunda-feira, 29 de julho de 2013

10 Filmes sobre Asilos


Envelhecer é natural e, graças ao aumento da expectativa de vida, a população está proporcionalmente cada vez mais idosa.
Com a idade, muitas vezes chegamos ao ponto de não conseguirmos mais cuidar de nossas próprias necessidades, o que nos obriga a ir para as chamadas "casas de repouso", onde idosos podem ser cuidados apropriadamente.
Esse tema tende a ser cada vez mais relevante, o que já se reflete nas telas.
Esta lista traz 10 filmes em que os asilos têm importância na sua trama.

1.  Tao Jie / A Simple Life (em Hong Kong, uma mulher trabalha como doméstica, servindo quatro gerações de uma mesma família por 60 anos. quando chega a hora de suas forças faltarem é salva pelo raro carinho de seu atual patrão, que a trata como membro da família. a pedido dela, ele a interna num asilo, que é visto pelo proprietário como um negócio qualquer, rentável, mas que não se preocupa com o bem estar dos pacientes. um drama comovente sobre dedicação e gratidão, mas também um alerta sobre o negócio das casas de repouso)

2.  O Quarteto (em um retiro de artistas da música, um grupo de velhos amigos prepara-se para a festa anual do aniversário de Verdi, que serve para arrecadar fundos para a casa. quando chega uma nova moradora, uma antiga diva da ópera - dame Maggie Smith, ao mesmo tempo frágil e portentosa - , quebrando o equilíbrio e a paz do grupo. adorável estreia na direção de Dustin Hoffman, num filme delicioso, com uma bela trilha clássica)

3.  Cocoon (um grupo de idosos, vivendo num asilo, descobre próximo de lá, uma piscina bem cuidada, mas sem ninguém vigiando e decidem invadir o local para nadar. após entrarem na água, sentem-se jovens e energizados como nunca. logo descobrirão que a piscina é um reservatório de casulos extra-terrestres. uma comédia de suesso de Ron Howard)

4.  No Limite da Realidade (versão para o cinema da série 'Twilight Zone'. no segmento 'Kick the Can', dirigido por Steven Spielberg, um homem velho - Scatman Crothers - chega a um asilo e faz com que os desejos dos moradores se realizem, magicamente transformando-os em crianças novamente. meloso, mas simpático)

5.  Tomates Verdes Fritos (uma dona de casa infeliz - Kathy Bates - vai visitar parentes num asilo e faz amizade com uma velha senhora - Jessica Tandy -, que lhe conta histórias emocionantes sobre uma jovem dos anos 1920. um roteiro perfeito, num filme adorável. que nos faz pensar quantas belas histórias de vida, nossos idosos guardam para si) 

6.  A Família Savage (depois de anos separados, dois irmãos - os soberbos Laura Linney e Philip Seymour Hoffmansão obrigados a se unir quando o pai doente, em avançada demência, é abandonado por sua nova família e precisa de cuidados. a despeito dos abusos do passado, eles procuram uma casa de repouso capaz de dar conforto e dignidade ao pai. um filme comovente e humano)

7.  Longe Dela (um marido amoroso é obrigado a internar sua esposa - Julie Christie, indicada ao Oscar -, num asilo por conta do avanço de seu quadro de Alzheimer. sem memória, ela acaba se apaixonando por um dos colegas internos, esquecendo sua vida de casada. um filme belo e dolorido de Sarah Polley)

8.  Diário de uma Paixão (um homem visita regularmente uma senhora num asilo - James Garner e Gena Rowlands - e lê para ela as páginas de um velho diário, que conta a história de um jovem casal, ele pobre e ela rica, que se apaixonada contra a vontade da família dela. os relatos emocionam a mulher, que, no entanto, nunca se lembra dela na visita seguinte. drama romântico cultuado, dirigido por Nick Cassavetes)

9.  O Filho da Noiva (um homem de 42 anos em crise, ajuda o pai a casar-se novamente com a mãe, que está internada num asilo com Alzheimer, para realizar um desejo dela de casar-se na igreja católica. um filme lindíssimo de Juan José Campanella, com os três maiores atores da Argentina: Norma Alejandro, Hector Alterio e Ricardo Darín)

10.  Filhos da Natureza (um homem de 78 anos, abandona sua fazenda no oeste da Islândia para morar com a filha na capital, mas depois de alguns desentendimentos, ela o interna num asilo. lá ele reencontra uma namorada de infância, com quem resolve fugir. um bom filme, indicado ao Oscar de filme estrangeiro em 1992)

Menções honrosas: O Curioso Caso de Benjamin Button, Young at Heart, A Liberdade é Azul, La Casa del Sorriso, Bubba Ho-Tep,...



Veja ainda: "10 Filmes sobre Velhice"




8 comentários:

  1. Excelente a sua lista e alguns ainda não vi, mas já anotei aqui! obrigada!
    E acrescento ainda um belíssimo, atual e francês - Amor - imperdível.
    abraço carioca


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beth,
      Obrigado pelo elogio.
      Masnão me lembro de asilo em 'Amour'. O casal vive em seu apartamento até o fim...
      Abs!!!

      Excluir
  2. Que eu me lembre, não tem nenhum asilo em A Liberdade É Azul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo,
      A mãe de Julie ( interpretada pela Emmanuelle Riva) está num asilo.
      Abs!!!

      Excluir
  3. Interessante esta lista, parabéns pela ideia! Assisti a O Quarteto este ano e gostei, está entre os meus preferidos deste ano, é muito sensível e mostra uma realidade da velhice sem clichês.

    ResponderExcluir
  4. Longe Dela é um filme lindo! Não tem mesmo nenhum asilo em Amour. Pena que a maioria das pessoas não gostem de filmes com idosos e asilos por acharem que sempre serão tristes.
    Beijos, Juciele
    http://meufilmeviroulivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. faltou aí a série d filmes MERCENÁRIOS,ke o stallone anda fazendo e catando véiarada pro elenco..rsrsr..g

    ResponderExcluir
  6. Tem também o filme Juan e a Bailarina que é no mesmo estilo.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!