quinta-feira, 11 de julho de 2013

10 Filmes sobre Celebridade


"As celebridades não são pessoas, são alucinações coletivas" (Antiviral, 2012).
Celebridades são sempre objetos de desejo e curiosidade das pessoas comuns. Queremos saber o que elas fazem, com quem, aonde... Numa espécie de projeção, já que muitos de nós gostaríamos de estar no lugar delas.
Sugerido pelo lançamento de "Bling Ring: A Gangue de Hollywood" de Sofia Coppola, fiz esta nova lista com 10 filmes que exploram o mundo das celebridades.

Começo com o trailer de "Bling Ring", que está previsto para estrear em 2 de agosto nos cinemas brasileiros. Para saber mais sobre o ilme, clique aqui!



1.  Celebridades (Kenneth Branagh é um jornalista recém divorciado, encantado por começar a frequentar o mundo das celebridades, mas logo vai descobrir que não é nada fácil conviver com essa gente problemática. um olhar irônico de Woody Allen sobre o universo dos famosos, num de seus filmes menos lembrados)

2.  A Doce Vida (Marcello Mastroianni é um repórter simplório escalado para cobrir o mundo das celebridades italianas do pós-guerra, onde conhece uma atriz sueca, por quem fica fascinado. o diretor Federico Fellini expõe com olhar crítico toda frivolidade desta alta sociedade. a cena do banho na Fontana di Trevi é uma das imagens mais marcantes da história do cinema)

3.  Antiviral (num mundo obsecado por celebridades, empresas se especializam em inocular doenças dos famosos em fãs que pagam caro para isso, ao ponto de criar um perigoso mercado paralelo. estreia em longas de Brandon Cronenberg, com um estilo estranho, que lembra os filmes do seu pai, David)

4.  Um Lugar Qualquer (Stephen Dorff é um ator famoso e problemático, que está hospedado num hotel, se recuperando de um acidente nas filmagens. cercado de strippers e bebida, ele recebe a visita da filha adolescente, com a qual tem que aprender a conviver. o mundo das celebridades é recorrente na filmografia de Sofia Coppola, que nasceu nesse ambiente)

5.  Quero Ser John Malkovich (um marionetista - John Cusack - descobre no estranho escritório, onde é obrigado a trabalhar, uma passagem para a mente do ator John Malkovich, o que o permite sentir como vive uma celebridade. divertida e já clássica comédia de Spike Jonze, com roteiro de Charlie Kaufman)

6.  Os Queridinhos da América (Julia Roberts é a irmã tímida e assitente de uma estrela de cinema - Catherine Zeta-Jones -, que está hospedada num hotel com o marido - John Cusack -, de quem está se separando, mas tem que manter as aparências para não prejudicar o lançamento do filme que fizeram juntos. mais uma sátira ao mundo das fofocas de celebridades)

7.  Um Lugar Chamado Notting Hill (Hugh Grant é um pacato livreiro londrino, que recebe em sua loja, uma famosa atriz de Hollywood - Julia Roberts. sem se dar conta de que se trata de uma celebridade, ele acaba se apaixonando por ela, mas o romance é atropelado pela fama da atriz, cheia de paparazzi em sua cola)

8.  O Fã, Obsessão Cega (um vendedor é um fã obcecado por uma famosa atriz de cinema e teatro - Lauren Baccall -  e todos os dias lhe manda uma carta, que é respondida formalmente pela secretária. irritado com a falta de reciprocidade da atriz, ele começa a perseguir as pessoas a sua volta e até a própria estrela. bom suspense de 1981)

9.  O Grande Gatsby (Tobey Maguire é um escritor sem dinheiro, mas com amigos na alta sociedade, que fica fascinado com a vida milionária de seu misterioso vizinho - Leonardo DiCaprio -, que promove enormes festas, as quais comparecem todas as celebridades do fim dos anos 1920. um mundo de luxos e excessos, brilhantemente filmados por Baz Luhrmann, num filme extasiante)

10.  Um Rosto na Multidão (uma produtora de rádio, descobre numa cela no sul do país, um cantor caipira - Andy Griffith - , que com ajuda dela transforma-se numa sensação nacional do rádio e da tv. com o sucesso vem a fama e o homem começa a se mostrar um monstro, arrogante e inconsequente, que tem que ser contido. a visão de Elia Kazan sobre o perigo da fama, num clássico de 1957)

Menções Honrosas: O Aviador, Crepúsculo dos Deuses, Nasce uma Estrela, O Rei da Comédia, O Guarda-Costas, Cecil Bem Demente, É o Fim (- saiba mais -)


Veja ainda: "10 Filmes sobre Desemprego"








3 comentários:

  1. Oi meu nome é David, gosto muito de assistir filmes e séries, etc e gosto muito do site, tenho 17 anos e sempre venho aqui para pesquisar alguns filmes para assistir online, baixar, locar ou comprar. Gostaria de pedir que vocês fizessem uma lista de cenas que marcaram o cinema e os personagens mais falsos do cinema vlw estarei esperando abraços aí!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi David!
      Que bom que gosta do site. Fico feliz!
      Suas sugestões foram anotadas. Embora sejam muitoi abrangentes, achei bem interessantes, prometo tentar organizá-las no futuro.
      Abs!!!

      Excluir
  2. Uma surpresa ver Um Rosto na Multidão na lista. Não pela qualidade do filme, que por sinal poderia até estar em uma colocação mais alta, mas pelo fato de o filme ser lembrado pois é pouco conhecido, mas é uma obra-prima incrível...

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!