quinta-feira, 26 de setembro de 2013

10 Filmes sobre Castração


Uma das coisas mais assustadoras para um homem é possibilidade de sua emasculação ou sua castração.
Seja como punição, vingança, acidente ou até em nome da arte, o cinema já retratou centenas de castrações nos filmes, sempre como cenas ou fatos extremamente relevantes na trama.
Esta lista traz diversos SPOILERS inevitáveis, por isso, não a recomendo para quem não quer saber muito sobre os filmes antes de assisti-los.
Procurarei também omitir detalhes anatômicos nos comentários para não ferir sensibilidades.
Confiram, então, uma lista de 10 filmes, onde a castração é importante na história.

1.  Moebius (filme mais recente e mais polêmico do coreano Ki-duk Kim, sobre uma família que entra numa espiral de auto-destruição a partir da traição do marido. a esposa tenta castrá-lo, mas não conseguindo resolve puni-lo castrando o filho adolescente deles. um filme sem diálogos, de imagens fortíssimas, que provoca uma inédita discussão psico-filosófica)

2.  Farinelli (biografia do famoso Carlo Broschi, cantor lírico do século 18, que foi castrado na infância para conservar sua voz, o que era um costume na época. sua vida foi de fama e fortuna, mas o preço que ele teve que pagar foi alto demais)

3.  O Império dos Sentidos (no Japão de antes da segunda guerra, um homem e uma de suas serventes iniciam um tórrido relacionamento. SPOILER trancados num quarto eles experimentam todo tipo de relações sexuais, que culmina na castração do homem. dirigido por Nagisa Oshima em 1977, o filme é um marco do cinema erótico e causou polêmica em todo mundo. é baseado numa história real)

4.  Menina Má.com (Ellen Page é uma adolescente que conhece um homem mais velho - Patrick Wilson -, com tendências pedófilas, na internet e encontra com ele para dar-lhe uma lição. já na casa dele, SPOILER ela dá a ele um sonífero e o amarra para fazer uma cirurgia de castração. a cena da "cirurgia" é longa e detalhada, mas... aí já seria spoiler demais. assista!)

5.  A Última Mulher (Gérard Depardieu é o pai de um garotinho de 9 meses, que é abandonado pela esposa feminista militante. ele então inicia um caso com a babá do garoto, que ameaça abandoná-lo por ele "só pensar em sexo". SPOILER para provar que não é unidimensional, ele simplesmente pega uma faca elétrica de cozinha e corta fora seu pênis. um filme de 1976 do polêmico italiano Marco Ferreri)

6.  Vagina Dentada (essa é uma sátira trash, mas até engraçada. a lenda da "vagina dentata" é ancestral presente em várias culturas, um conto moral sobre os perigos de fazer sexo com mulheres desconhecidas. no filme, uma garota da high-school mantém seu voto de castidade por conta da religião, quando se vê pressionada a fazer sexo, descobre que ela é diferente das outras garotas, pois sua vagina possui dentes, que ela usará sem pena dos garotos que tentarem abusar dela)

7.  A Montanha Sagrada (o filme surreal de Alejandro Jodorowsky tem várias referências a castração. uma cena de sonho, onde um soldado, para ingressar no exército, é castrado e seus testículos são levados para o "museu dos mil testículos". o diretor diz que o ator que interpretava o castrador estava tão drogado, que por pouco não fez a operação de verdade) 

8.  As Mil e Uma Noites (num dos contos do clássico de Pier Paolo Pasolini, um homem, depois de fazer sexo com a mulher errada, tem seu pênis amarrado por uma corda. as garotas do vilarejo são então orientadas a puxá-la até arrancar seu membro. ui!)

9.  Nascido em 4 de Julho (o soldado interpretado por Tom Cruise volta da guerra do Vietnã paraplégico e castrado, o que ele atribui a a estupidez de querer ser um herói, ele diz "o que importa se eu sou um herói de guerra ou não? eu fiquei paralizado e castrado naquele dia. por quê? eu fui tão estúpido. eu teria meu pau e minhas bolas agora". triste e belo filme de Oliver Stone)

10.  Pecados Íntimos (no belo filme de Todd Field, um pedófilo que já cumpriu sua pena - Jackie Earle Haley indicado ao Oscar -, continua a ser perseguido por um ex-policial, que alerta toda vizinhança onde ele tenta se estabelecer, sobre o seu passado. SPOILER no trágico final, o homem castra a si mesmo no parque, sangrando até sua morte)

Outros filmes: Pulp Fiction, Os Infratores, Sin City, A Camisinha Assassina, O Amor e a Fúria, Aniversário Macabro, Doce Vingança, Amor à Queima Roupa, Santa Sangre, Calígula,...

Veja ainda: "10 filmes sobre Serial-Killers - Parte 2"




13 comentários:

  1. Faltou o excelente "Anticristo" - que mostra em detalhes uma cena de castração feminina!

    ResponderExcluir
  2. Faltou o Grande Lebowski.

    ResponderExcluir
  3. Adoradores de cinema cabeça-chato-Goddard pirando em 3, 2, 1

    ResponderExcluir
  4. Faltou o bom filme de Almodóvar " A Pele que Habito"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A pele que habito", muito bem lembrado, tenso - repugnante..

      Excluir
  5. Tem o trash: Street Trash

    ResponderExcluir
  6. Em nome de Deus(1988)
    http://www.imdb.com/title/tt0096170/

    Assisti quando era moleque, me deu até pesadelo

    ResponderExcluir
  7. Engraçadinha, tanto o filme quanto a série, baseado no romance de Nelson Rodrigues.

    ResponderExcluir
  8. Falando de castração, podes fazer uma lista com os personagens cornos mais famosos do cinema, como o Cal (Billy Zane), de Titanic.

    ResponderExcluir
  9. "Flor do Deserto" (2009) mostra a história de uma mulher que sofreu mutilação genital... Acho que seria interessante citá-lo.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!