segunda-feira, 30 de setembro de 2013

10 Filmes sobre Múltiplas Personalidades


O chamado 'Transtorno Dissociativo de Personalidade' é uma condição mental em que a pessoa assume duas ou mais identidades distintas para interagir com o meio em que se encontra. E, na maioria dos casos, é acompanhada de amnésia, pois o indivíduo não se recorda de seus atos, quando assume esta outra personalidade.
O diagnóstico é controverso, mas o cinema e a literatura sempre gostaram desses personagens,
Esta lista traz 10 exemplos do tema. Novamente, alerto para alguns SPOILER invitáveis da lista... me perdoem!

1.  O Médico e o Monstro (o livro de Robert Louis Stevenson rendeu dezenas de adaptações e milhares de inspirações. de Pernalonga a Spencer Tracy, muitos já encarnaram o cientista, Dr. Jeckyl, que desenvolve uma poção que liberta o lado obscuro da sua personalidade, transformando-o no Mr.Hyde, corruptela para "hide" = escondido. a melhor versão ainda é a de 1931, dirigida por Rouben Mamoulian, que deu o Oscar a Fredric March) 

2.  Zelig (um brilhante falso documentário de Woody Allen, contando a suposta biografia de um um homem camaleão, que na década de 1920, era capaz de mudar sua aparência e personalidade conforme o meio onde estava, sem ter consciência das suas mudanças. ótimo filme!)

3.  As 3 Máscaras de Eva (Joanne Woodward ganhou o Oscar pela sua Eve, uma pacata dona de casa, que após sofrer fortes dores de cabeça e lapsos de memória, vai ao médico onde é hipnotizada e descobre que quando tem os lapsos, na verdade assumiu a personalidade de uma mulher impulsiva. com o tratamento, surge uma terceira Eve, tímida e submissa. baseado num caso real)

4.  Clube da Luta (Edward Norton - que tem um histórico de dupla personalidade -, é um jovem executivo, que numa crise de insônia começa a frequentar grupos de auto-ajuda, onde conhece um homem misterioso - Brad Pitt, que o leva para conhecer o submundo, onde ele pode extravasar sua agressividade. SPOILER logo ele vai perceber que ele próprio e seu novo amigo são a mesma pessoa)

5.  Identidade (uma tempestade faz com que um grupo de pessoas fique preso num motel de beira de estrada onde sentem-se seguros até que um a um passam a ser assassinados. SPOILER. na verdade ficamos sabendo ao final que todos os dez são personalidades de um único rapaz, internado numa clínica. bom suspense de James Mangold de 2003)

6.  Sybil (Sally Field é uma jovem que desenvolveu múltiplas personalidades como forma de defesa dos abusos da mãe. são mais de dez, como uma agressiva, uma suicida, um bebê, até que uma psiquiatra - Joanne Woodward, a Eve - consegue diagnosticá-la e tratá-la. boa minissérie de televisão de 1976, baseado num caso verdadeiro)

7.  Psicose (após a morte da mãe, o perturbado Norman Bates assumiu a personalidade dela, como forma de manter o controle que sempre teve sobre ele, impedindo-o de aproximar-se de mulheres e induzindo-o a matá-las. ótima atuação de Anthony Perkins no clássico de Alfred Hitchcock)

8.  Eu, Eu Mesmo e Irene (com todas as caretas que tem direito, Jim Carrey é um policial certinho, pai de família e amado por sua comunidade, mas quando não toma sua medicação transforma-se num alter ego beberrão, desagradável e politicamente incorreto. até que "ambos" se apaixonam pela mesma mulher.  

9.  Ilha do Medo (em 1954, um detetive policial - Leonardo Di Caprio - vai até uma ilha isolada onde funciona um manicômio, para investigar o desaparecimento de uma paciente. SPOILER. após uma tempestade isolar a ilha, suas memóriascomeçam a ficar confusas e descobrimos que na verdade ele é o paciente e que... melhor ver o filme. um roteiro estimulante e a direção genial de Martin Scorsese)

10.  A Janela Secreta (Johnny Depp é um escritor em crise, recém separado, que isola-se numa casa à beira de ujm lago, aonde é procurado por um homem - John Turturro -, que o acusa de plágio e o atormenta, mas que SPOILER na verdade é seu alter-ego. um bom suspense, pouco lembrado)

Outros filmes: As Duas Faces de um Crime, Desconstruindo Harry, O Incrível Hulk, Síndrome de Cain, Vestida para Matar, O Operário, O Inquilino, Aterrorizada, O Senhor dos Anéis,...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Psicanálise"






23 comentários:

  1. O Talentoso Ripley poderia entrar nessa lista não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo,
      O Ripley era um farsante. Ele tinha consciência de estar assumindo a identidade de outro.
      Se encaixaria na mesma categoria dos super-heróis, que assumem uma segunda identidade secreta, mas são conscientes disso.
      Portanto... Não poderia entrar nesta lista.
      Abs!!!

      Excluir
    2. Têm filmes sobre esquizofrenia?
      Bjus!

      Excluir
  2. Logo assim que comecei a ler sobre esta lista, foi inevitável não lembrar de As Duas Faces de um Crime!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marianna,
      Pois é, esse é mesmo um ótimo exemplo. Mas acabei optando por outros 10. Ele acabou caindo para a lista reserva.
      Abs!!!

      Excluir
  3. Ouve uma confusão. O protagonista de "Psicose" é Anthony Perkins. Anthony Hopkins interpretou o diretor no filme "Hitchock" (2012), mas ele não estava ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dudz!
      Ato falho meu! Errei ao digitar, é óbvio. Obrigado por perceber!
      Abs!!!

      Excluir
  4. Faltou Amigo Oculto, com Robert De Niro.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado por me lembrar do filme Identidade. Eu sabia a história mas não lembrava o nome.
    Ilha do Medo me parece interessante que vale a pena conferir.
    E claro, se não houvesse Clube da Luta nessa lista, ia ter arranjado problemas para você, amigo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (brincadeira)

    Obrigado pela lista.

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti Ilha do Medo algumas vezes e achei a história meio confusa...nunca entendi de fato o final...

    ResponderExcluir
  7. Falto colocar o filme " A inocente face do terror "

    ResponderExcluir
  8. E Cisne Negro? Natalie Portman não ganhou o Oscar de Melhor Atriz nesse à toa.

    ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cisne Negro é imitaçao de um filme japonês de animação chamado Perfect Blue. Parece que o próprio diretor de Cisne Negro comprou antes os direitos desse filme, para não ter problemas. Vale a pena conferir.

      Excluir
  9. você poderia me indicar mais filmes sobre esse tema,pois eu gosto muito desse tipo de filme

    ResponderExcluir
  10. Dr. jekyll é mto show... Tenho o livro.

    ResponderExcluir
  11. E em As duas faces de um crime [SPOILER] o personagem vivido por edward norton finge o tempo todo, e convence tanto o advogado quanto o telespectador, mas não sofre de personalidade multipla.

    ResponderExcluir
  12. Tem um filme muito interessante, é sobre um caso clínico que Lacan na época que era interno de psiquiatria acompanhou, em um manicômio judiciário, se chama em português, "Entre Elas" O caso das iIrmãs Papin".

    ResponderExcluir
  13. Desculpe, não sei se escrevi na citação que acabaei de enviar, pura distração, mas me chamo Livia e sou psicanalista

    ResponderExcluir
  14. Muitos desse filmes na lista falam sobre esquizofrenia e não sobre TP múltiplas.

    ResponderExcluir
  15. aterrorizada é um filme que deveria está na lista

    ResponderExcluir
  16. Faltou o mistério das duas irmãs

    ResponderExcluir
  17. Fight Club, eu amo, esse filme é arte! Amei o trabalho de Edward Norton, adoro o estilo dele, além de inteligente para escolher os projetos no que trabalha, faz pouco tempo que a vi em Beleza Oculta e acho que é extraordinária. Sei que a vão passar na TV, é algo muito diferente aos que estávamos acostumados a ver.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!