quinta-feira, 19 de setembro de 2013

10 Filmes sobre Orfanatos


Crianças que perderam ou foram abandonadas por suas famílias costumam ser enviadas à instituições sociais, onde são cuidadas e direcionadas para a adoção.
Os orfanatos começaram como obra social de grupos religiosos, mas podem ser também públicas, dirigidas pelo Estado, ou até mesmo privadas, ligadas a associações beneficentes laicas.
A orfandade em si já é um tema forte para a literatura e o cinema. Os orfanatos já foram retratados milhares de vezes em filmes, com todo tipo de abordagem.
Esta lista traz 10 filmes onde essas instituições têm peso importante na trama.

1.  Oliver Twist (o órfão mais famoso da ficção, o garoto Oliver de 10 anos é expulso do orfanato onde vivia, por pedir um pouco mais de comida numa refeição. ele acaba fugindo para Londres onde é acolhido numa casa onde vivem vários meninos batedores de carteiras, controlados por um velho ladrão. a versão definitiva do livro de Charles Dickens ainda é a de 1948, dirigida por David Lean. mas esta de 2005 dirigida por Roman Polanski e com Ben Kingsley como o malvado Fagin é muito boa)

2.  Annie (versão do sucesso musical da Broadway - famoso pela canção "Tomorrow" -, por sua vez inspirado nos quadrinhos de Harold Gray, publicados a partir de 1924. na história a órfã Annie de 10 anos, vive num orfanato, constantemente maltratada pela sempre bêbada proprietária, "tia" Agatha - a ótima Carol Burnett. surge uma oportunidade para passar uma semana na casa de um milionário, que se apaixona e tenta adotá-la. mas a garota lhe diz que seus pais estão vivos e não quer ser adotada. um filme terno e divertido)

3.  Com os Braços Abertos (Spencer Tracy ganhou seu segundo Oscar por seu Padre Flannagan, que, sensibilizado pela história de um condenado à morte, decide assumir a guarda de um grupo de garotos, tirando-os de reformatórios, para educá-los numa casa alugada. mais e mais garotos começam a chegar e ele tem que mudar-se para uma grande propriedade no interior, ajudado pela comunidade  clássico americano de 1938, dirigido por Norman Taroug)

4.  O Som do Coração (Freddie Highmore é um garoto, fruto de um único encontro entre um guitarrista e um violoncelista, que por conta do destino, acaba sendo criado num orfanato desde seu nascimento. dotado de um dom musical impressionante, ele usa seu talento para tentar reencontrar os pais. um filme emocionante, indicado ao Oscar de melhor canção em 2008)

5.  Regras da Vida (Tobey McGuire é um garoto criado num orfanato, que nunca é adotado e acaba se tornando o favorito do diretor - Michael Caine -, que atua como médico, promovendo abortos ilegais, mesmo sem formação. ele ensina tudo o que sabe sobre medicina para um dia substitui-lo, mas o rapaz decide conhecer o mundo. bom drama de Lasse Hallström, vencedor dos Oscars de ator coadjuvante e roteiro adaptado e indicado a outros cinco)

6.  Uma Vida Nova em Folha (uma garota de nove anos é levada pelo pai para um orfanato de freiras católicas na Seul de 1975. enquanto as demais crianças esperam ser adotadas, a menina mantém a esperança de que seu pai volte para buscá-la e faz de tudo para evitar a adoçăo. um filme de cortar o coração)

7.  O Orfanato (uma mulher volta ao orfanato onde foi criada e crê ter passados os melhores anos de sua vida, 30 anos antes. com o marido e o filho, pretende restaurar o local para voltar a receber crianças. mas o garoto começa a ter visões, que vão ficando mais e mais perigosas. um filme de terror inventivo e arrepiante, dirigido por Juan Antonio Bayona e produzido por Guillermo del Toro)

8.  Os Irmãos Cara de Pau (os irmãos Blues - Dan Aykroyd e John Belushi - fogem da polícia e vão parar no orfanato onde foram criados. a madre superiora lhes conta que a instituição está em dificuldades financeiras, mas recusa ajuda com o dinheiro roubado por eles. os dois decidem então ganhar dinheiro honesto, através de uma apresentação de sua banda de rhythm and blues para recuperar as contas do orfanato) 

9.  Os Meninos de St.Vincent (um telefilme chocante, baseado em fatos ocorridos em 1970, num orfanato católico do Canadá, onde vários garotos sofreram abusos emocionais e sexuais dos frades que dirigiam a instituição. depois dos casos expostos, as autoridades políticas e religiosas fizeram de tudo para abafar o caso)

10.  Redenção (Gerard Butler é um traficante que, após sair da prisão, torna-se cristão fundamentalista, pastor, constrói sua própria igreja e abre um orfanato para crianças sudanesas, vítimas da guerra civil. baseado num personagem real, o filme abusa dos clichês supostamente heroicos do personagem. ruim)

Outros filmes: Coco Antes de Chanel, Os Três Patetas, Nacho LIbre, Solarbabies, Um Verão para Toda a Vida, Depois do Casamento, A Espinha do Diabo, David Coperfield,...

Veja ainda: "10 Filmes de Reformatórios e Prisões Juvenis"



32 comentários:

  1. Faltou "A princesinha". Filme lindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assisti este filme muito fofo!<3(DIANA)

      Excluir
    2. A princesinha não e um orfanato,sim um tipo de escola internato

      Excluir
  2. Tenho uma sugestão, você poderia fazer um top 10 filmes com (ou sobre) bissexualidade. Seria interessante.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Nem tanto, uma vez que teve bastante repercussão e boa classificação!

      Excluir
    2. Nem tanto, uma vez que teve bastante repercussão e boa classificação!

      Excluir
  4. Qual o nome do filme que se passa num orfanato ? É assim : Duas crianças se apaixonam num orfanato. Só que a amiga da menina "rouba" ele dela e depois de jovens eles voltam a se amar novamente. Me ajudem. 😓

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente é o filme "Não me abandone jamais"

      Excluir
  5. Qual o nome do filme que se passa num orfanato e tem duas crianças que se gostam mas só que a amiga dela fica com ele e depois de jovens o amor volta a renascer sobre eles.. Me ajudem. 😓

    ResponderExcluir
  6. Qual o nome do filme que conta a história de umas crianças que são todos irmãos (acho que é 2 meninas e 3 meninos) que acabam sedo "abandonados" pela mãe dentro de um carro, a irmã mais velha decide levar os irmãos para casa onde a mãe dela vivia na infância que hoje em dia quem vive por lá é uma tia deles, porém eles passam por várias dificuldades até chegar na casa dela e quando chega a tia ñ gosta da ideia de ter que ficar com eles...e com o tempo descobrem que a mãe ñ havia abandonado eles, na verdade ela estava doente e desmaiou na rua e foi internada, acho que ela morre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOM FILME CARO COLEGA, ASSISTI ESTE FILME NO SBT HÁ MAIS DE DEZ ANOS! PORÉM FOI EXIBIDO COM O TÍTULO ' O RETORNO ' MAS VENHO PESQUISANDO E ATÉ AGORA NÃO CONSEGUI ACHAR PORQUE VOCÊ DIGITA ESTE TÍTULO E O QUE APARECE NÃO TEM NADA A VER! JÁ TENTEI PELOS NOMES DAS ATRIZES E TAMBÉM NADA! O PROBLEMA É QUE OS TÍTULOS DADOS AOS FILMES AQUI NO BRASIL NEM SEMPRE SÃO FIÉIS A TRADUÇÃO!

      Excluir
    2. Olá! O nome desse filme maravilhoso de cortar coração é: Homecoming(1996) um belo drama com Anne Bancroft e Kimberly Peterson. Recomendo.

      Excluir
  7. Qual o nome só filme em que uma mulher que não consegue ter filhos e nem adotar, quer adotar um bebê morto encontrado no lixo para dar-lhe um nome? Alguém sabe?

    ResponderExcluir
  8. GENTEE ME AJUDEM! faz anos que procuro qual esse filme:Era uma família,a mãe morre e tiram os filhos do pai, levam eles pra um internato/orfanato onde eles sofrem muito,até que eles voltam pro pai porém voltam traumatizados pela "agressões"
    Pfvr se alguém souber, passou na sessaor da tarde anos atrás!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc conseguiu o nome do filme?? também quero saber o nome, estou procurando esse filme já a um tempo e acho que é o mesmo filme que estou procurando.

      Excluir
    2. Achou o filme? Tbm estou a procura, acho que É o mesmo que eu vi.

      Excluir
    3. NOOOOOOOOOOOOSSSSSSA, DEPOIS DE ANOS PROCURANDO!!!!! CONSEEGUI ENCONTRAR!!!! GRAÇAS A ESSE BLOG!!!!!! MUITOOO OBRIGADA!!!!

      Excluir
  9. Depois de muita procura achei o nome, Só resta a esperança.

    ResponderExcluir
  10. Qual o nome do filme que começa numa viajem de aviâo, o avião cai acho que na mata uma freira sobrevive com varias meninas depois a freira morre e elas tem que sobreviver sozinhas e correndo de indios . Me ajudem.

    ResponderExcluir
  11. Procuro um filme em que uma família visita um orfanato feminino com sua filha e todas as crianças de lá são anêmicas e comem mal (eu acho) e a filha deles faz amizade com umas meninas de lá e dps a filha deles volta lá e as meninas fogem do orfanato a vão para a sua casa e ficam escondidas la

    ResponderExcluir
  12. Eu procuro por um filme que uma família visita um orfanato com a sua filha e todas as crianças lá são anêmicas e mal alimentadas (eu acho) e a filha deles faz amizade com umas meninas e dps a filha volta ao orfanato e as meninas que ela fez amizade fogem com ela e vão escondido para a sua casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. to procurando um filme parecido que as crianças num orfanato tem que costurar e se machucam se n me engano são duas irmãs mas n tenho certeza, fazem amizade com uma menina vão pra casa dela e se encantam com a casa e que tem chuveiro

      Excluir
  13. Procuro um filme que uma mulher visita um orfanato ( eu acho) e que na verdade é tudo da imaginação dela e/ou estão todos mortos, apenas a senhorinha que mora lá está viva. ME AJUDEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembra de mais alguma coisa? Tô procurando um filme parecido

      Excluir
  14. Qual é o filme que uma menina está num orfanato ela tenta fugir,antes dela fugir ela encontra um livro ou diario,passa alguns anos ela vira uma pop star ou modelo

    ResponderExcluir
  15. Eu queria muito saber o nome do filme que começa no orfanato e tem um menino que apanha de uma freira... ele se apaixona por uma menina no orfanato e eles tentam fugir só que durante a fuga a menina cai da escada e morre...

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!