quinta-feira, 5 de setembro de 2013

10 Filmes sobre Sistemas de Vigilância


O mundo está cada dia mais inseguro e as pessoas, cada vez mais, cercam-se de equipamentos para proteger-se da ação de marginais.
Toda essa cultura de vigilância provoca distorções e abusos de particulares ou mesmo do Estado.
O cinema já mostrou os sistemas de vigilância de diversas formas, inclusive no centro da trama.
Esta lista traz 10 desses filmes.

Veja cenas de todos os filmes da lista em vídeo:



1.  1984 (em 1948, o escritor George Orwell já previa um mundo onde o governo totalitário tudo veria e controlaria. hoje estamos cada vez mais perto dessa realidade, quando as denúncias de espionagem contra o governo norte-americano mostram que ninguém está imune à vigilância do estado. nesta adaptação de Michael Radford lançada em 1984, John Hurt é um burocrata que enfrenta problemas por se apaixonar num mundo onde as emoções são proibidas e tudo é controlado pelo Grande Irmão - o Big Brother. último filme do grande Richard Burton)

2.  Aos Olhos de Todos (um jovem hacker que consegue furar firewalls e acessar as 673 mil câmeras das ruas de Paris, além de milhões de webcams. mas seu prazer voyeur vira um jogo perigoso, quando testemunha um ataque terrorista numa estação de trem. uma ideia bastante original e eficiente, que bem merecia um roteiro mais bem acabado. mas vale - e muito - pela boa ideia)

3.  O Quarto do Pânico (Jodie Foster é uma mulher rica e recém divorciada, que muda-se com a filha - Kristen Stewart - para um casarão em Nova York, cercado de toda segurança eletrônica possível. até que a casa é invadida por 3 ladrões e elas se escondem num quarto blindado, especialmente projetado para este tipo de situação. um ótimo e angustiante thriller de David Fincher)

4.  Uma Noite de Crime (num futuro próximo, a sociedade eliminou todos os seus problemas apenas decretando uma espécie de Halloween do mal, uma noite onde as pessoas têm o direito de matar e expurgar sua violência, para viver em harmonia o resto do ano. Ethan Hawke é o pai de família que enriquece vendendo sofisticados aparelhos de segurança em seu condomínio, exatamente para enfrentar essa noite, mas as coisas acabam saindo do controle. muito adequado ao tema, mas nem por isso um bom filme)

5.  Oblivion (em 2077, Tom Cruise é o responsável pela manutenção dos equipamentos de segurança, que mantém sob estreita vigilância um planeta Terra destruído devido a confrontos com uma raça alienígena. um filme com trama engenhosa e um visual incrível)

6.  Caché (um casal recebe uma fita com imagens de sua casa, feitas por uma câmera instalada em sua rua e percebem estar sendo vigiados. logo descobrem que o voyeur conhece muito de seu passado. um grande suspense do alemão Michael Haneke, que ainda trata de racismo e xenofobia)

7.  Invasão de Privacidade (Sharon Stone é uma editora que se muda para um luxuoso edifício em Manhattan e conhece dois vizinhos, um escritor de suspense e o proprietário do prédio, que secretamente instalou câmeras em todas as dependências, incluindo os apartamentos. quando uma série de misteriosas mortes acontece, ela passa a suspeitar dos dois. algumas boas ideias, num roteiro horroroso de Joe Eszterhas)

8.  Gigante (em Montevidéo, um segurança de supermercado, tímido, solitário, quieto e grandalhão, monitora as câmeras de vigilância da loja e fica obcecado por uma das faxineiras do turno da noite, a quem acompanha atentamente pelas imagens e começa a seguir também fora do trabalho. mas ele jamais se aproxima dela, até o dia em que, através das câmeras, vê que ela conhece um outro homem e terá que agir para não perdê-la. ótimo filme de Adrían Biniez)

9.  Não Por Acaso (Leonardo Meideiros é um engenheiro de trânsito que monitora e comanda o fluxo de carros na cidade de São Paulo. através das câmeras, ele irá presenciar um acidente, que vai mudar o rumo de sua vida. uma trama interessante sobre os cruzamentos da vida, bem dirigido por Philippe Barcinski)

10.  A Vida dos Outros (Em 1984 na antiga Berlin Oriental, um agente da polícia secreta conduz uma estreita vigilância sobre um escritor, considerado o cidadão modelo da cortina de ferro, e também sobre sua amante. pouco a pouco o policial começa a ficar cada vez mais absorvido pela vida do casal e seu superior, o ministro, passa a usar as informações para chantagear a mulher a quem deseja. dirigido por Florian Henckel von Donnersmarck, ganhou dezenas de prêmios, incluindo o Oscar de filme estrangeiro em 2007)

Menções honrosas: A Conversação, O Inimigo do Estado, Eyeborg, O Golpe de John Anderson, Look, Controle Absoluto, Tocaia, Minority Report, Equilibrium, Onze Homens e um Segredo,...

Veja ainda:  "10 Filmes Atuais Feitos em Preto e Branco"




8 comentários:

  1. Ficou de fora o brilhante "O Som Ao Redor", um dos grandes filmes do cinema nacional recentes.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a lista armando, sempre ótimos filmes, o tema de cameras dava pra fazer uma segunda lista de voyeur, só sobre essa maneira horrorosa de espionar os outros, o voyeur evoluiu começou com binóculos em 'janela indiscreta' até hoje com as cameras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelvy,
      Já existe uma lista antiga sobre voyeurs.
      Tem tudo a ver com o cinema, né?
      Abs!!!

      Excluir
  3. obrigado por ter aceitado a minha sugestão sobre a lista

    ResponderExcluir
  4. boa lista, armando. outro filme que valeria figurar é a experiência, filme alemão de 2001 protagonizado pelo moritz bleibtreu. uma obra criativa e com uma interessante atmosfera.

    ResponderExcluir
  5. Armando, gostaria de dar uma sugestão: que tal uma lista de filmes com mensagem antibélica? Me parece um tema bastante pertinente no momento. Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Davi,
      Como fiz recentemente uma lista sobre "Crianças na Guerra", o que se encaixa exatamente nessa sua sugestão, não vou fazer tão cedo outra lista sobre o tema. É preciso variar.
      Mas agradeço a ideia. Fica para daqui alguns meses.
      Abs!!!

      Excluir
  6. Passando para registrar mais uma visitinha e, claro, elogiar mais uma vez seu blog!
    Lista ótima! Um assunto interessante.

    Abraços, Armando!

    Mari

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!