segunda-feira, 25 de novembro de 2013

10 Filmes com Hora Marcada


Uma boa forma de desenvolver um roteiro de ação é marcar a hora do clímax com antecedência e aumentar a tensão até esse momento chegar.
Muitos filmes utilizaram este artifício e esta lista destaca 10 deles, com diferentes abordagens.

1.  Matar ou Morrer (o grande clássico do tema, com roteiro se desenvolvendo em tempo real. Gary Cooper é um xerife, que na manhã do seu casamento, fica sabendo que um bandido que prendeu, chegará no trem do meio-dia para matá-lo. ele decide enfrentá-lo num duelo, praticamente sozinho e contra a vontade de sua noiva - Grace Kelly. clima tenso, reforçado pela trilha de Dimitri Tiomkin, numa obra-prima de Fred Zinnemann)

2.  Cinderella (o ponto alto da história acontece à meia-noite, quando Cinderella tem que deixar o baile de gala, porque suas roupas se tornarão trapos e sua carruagem voltará a ser uma abóbora. parece feito sob encomenta dos pais que querem ver seus filhos adoplescentes em casa na hora combinada. clássico dos estúdios Disney)

3.  Antes do Amanhecer (uma francesa e um americano se conhecem num trem que vai de Budapeste para Viena e ele a convence a ficar na cidade até o próximo trem que a levará para Paris na manhã seguinte, enquanto ele terá que tomar o avião às 9:30 da manhã para os EUA. durante a madrugada, eles passeiam pela cidade, se apaixonam e, inevitavelmente, se separam ao amanhecer)

4.  Corra, Lola, Corra! (um rapaz perde 100 mil marcos de um contrabandista no metrô e, para não ser morto, liga para sua namorada, pedindo que ela consiga o dinheiro em apenas 20 minutos. o filme abre então três alternativas em tempo real, onde Lola tem sempre que correr pela cidade para salvá-lo. ótimo filme, que revelou o diretor alemão Tom Tykwer)

5.  Tempo Esgotado (Johnny Depp é um homem comum, que está com sua filha de seis anos, voltando do funeral de sua ex-mulher, quando, às 12:07, a menina é sequestrada. ele então recebe uma foto e a instrução de matar a mulher da foto até às 13:30, ou será sua filha a morrer. o problema é que o alvo é a governadora da Califórnia e há muito mais gente envolvida na trama. suspense improvável, mas eficiente de John Badham)

6.  Te Pego Lá Fora (um estudante nerd tem a incumbência de entrevistar um aluno recém-chegado para o jornal da escola, mas acontece que este é um psicopata, que não suporta ser tocado, que é exatamente o que o rapaz faz. o valentão então marca logo após o término das aulas, às 3 em ponto, para acabar com ele. o estudante tentará então fugir de qualquer maneira da surra com hora marcada. divertida comédia adolescente dos anos 1980)

7.  O Pior Trabalho do Mundo (um estagiário - Jonah Hill - de uma gravadora, recebe a incumbência de levar um astro de rock relapso e beberrão - Russell Brand - de Londres para Los Angeles em 72 horas, a tempo de realizar um grande concerto, que pode salvar a empresa. mas a tarefa se torna um pesadelo. divertido)

8.  Cléo das 5 às 7 (uma cantora vive momentos de angústia, enquanto espera as 6:30 da tarde para pegar o resultado de um exame com seu médico. enquanto espera, pesseia por Paris fazendo compras até conhecer um soldado que a acompanhará até o hospital. o clássico da Nouvelle Vague de Agnés Varda se passa em tempo real, com vários relógios pelos cenários) 

9.  A Última Noite (Edward Norton é um traficante condenado, que passa seu último dia de liberdade antes de ser encarcerado por sete longos anos a partir da meia-noite, entre amigos e a namorada, reavaliando sua vida e tentando descobrir quem o denunciou. um ótimo filme de Spike Lee) 

10.  4:44 - Último Dia na Terra (restam algumas horas até o fim do mundo, que irá acontecer exatamente às 4:44 da madrugada seguinte. um casal nova-iorquino apaixonado e cheio de planos procura viver esse tempo fazendo sexo, usando a internet. um drama arrastado de Abel Ferrara)

Outros filmes: V de Vingança, Os 12 Trabalhos, Contra o Tempo, Incontrolável, Fuga de Los Angeles, A Volta ao Mundo em 80 Dias, Duro de Matar 2, Gravidade, Horror em Amityville,...

Veja ainda: "10 Filmes sobre o Fim do Mundo"



3 comentários:

  1. 16 quadras poderia ter entrado na lista! Bem legal o filme. Mas é tema abrange muitos filmes mesmo...

    Grande abraço, Armando!

    Mari

    ResponderExcluir
  2. Filmes com hora marcada sempre me deixam vidrada, agoniada, estressada... haha

    Beijos, Lu!
    http://gimmeflowers.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Podes fazer uma lista de Filmes que começaram pelas partes finais e depois voltam ao inicio, como A Origem, por exemplo.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!