quinta-feira, 21 de novembro de 2013

10 Filmes de Cate Blanchett


A australiana Catherine Elise Blanchett, nasceu em Melbourne no dia 14 de maio de 1969.
Interessou-se pelas artes dramáticas, quando em férias no Egito foi convidada para ser figurante num filme sobre boxe. De volta à Austrália, matriculou-se no Instituto Nacional de Arte Dramática em Sidney, onde começou sua carreira nos palcos.
Seu primeiro filme de verdade foi "Um Canto de Esperança" de Bruce Beresford, que lhe valeu até um prêmio de atriz mais promissora do ano.
Ao encarnar a rainha Elizabeth I da Inglaterra, ganhou dezenas de prêmios e um lugar definitivo entre os grandes do cinema.
Atualmente está em 11 projetos em diferentes fases de produção e é uma das favoritas ao próximo Oscar.
Confira 10 de seus melhores filmes!

1.  Blue Jasmine (Cate é uma nova rica de Nova York, que perde tudo depois que o marido é pego em falcatruas e se suicida. ela então vai morar com a irmã pobre em San Francisco e custa a se adaptar à nova realidade. uma interpretação iluminada da atriz, num dos melhores filmes de Woody Allen, que deve colocá-los na primeira fila do próximo Oscar)

2.  Elizabeth (os primeiros anos do reinado precoce de Elizabeth I, ao substituir sua meio-irmã, Mary em 1558. trata das dificuldades que ela encontra no aprendizado de ser uma monarca, enfrentando conspirações e crises, em detrimento de sua vida pessoal. o bom filme de Shekhar Kapur lhe valeu sua primeira indicação ao Oscar em 1998)

3.  O Curioso Caso de Benjamin Button (uma garotinha conhece Benjamin Button velho, se apaixona quando ambos estão adultos e cuida dele quando ela está velha e ele voltou a ser um bebê... Cate é a melhor coisa deste filme de David Fincher que não funciona como deveria)

4.  O Hobbit (na pele da princesa elfa Galadriel, Blanchett encontrou na trilogia "O Senhor dos Anéis" de Peter Jackson seu maior sucesso de bilheteria. agora a personagem está também na nova trilogia "O Hobbit")

5.  O Aviador (Cate rouba a cena na pele da atriz Katharine Hepburn, amante do milionário Howard Hughes - Leonardo DiCaprio. sua atuação lhe valeu o primeiro Oscar de atriz coadjuvante em 2004) 

6.  Notas Sobre um Escândalo (no ótimo filme de Richard Eyre, Cate vive uma jovem professora que tem um caso com um aluno de 15 anos e acaba sendo chantageada por uma professora veterana - Judy Davis. um duelo de interpretações onde ambas foram indicadas ao Oscar)

7.  Elizabeth: A Era de Ouro (continuação desnecessária e kitsch da história da rainha Elizabeth, agora em sua maturidade. só ela e os figurinos de Alexandra Byrne se salvam. valeu mais uma indicação ao Oscar de melhor atriz)

8.  Não Estou Lá (na original biografia de Todd Haynes sobre o compositor Bob Dylan, seis atores dividem o personagem, destacando cada, um aspecto e fase diferentes de sua vida. Cate surpreende ao ser uma das encarnações de Dylan, o que lhe valeu uma indicação ao Oscar de coadjuvante e o prêmio Golden Globe na mesma categoria)

9.  O Dom da Premonição (uma mulher com percepção extrassensorial é chamada por toda comunidae para ajudar a encontrar uma mulher desaparecida. apesar de ela não querer se envolver, não consegue escapar das visões do destino da moça. um filme menor, onde o talento de Blanchett aflora)

10.  Vida Bandida (uma divertida comédia de Barry Levinson, onde dois ladrões de banco - Bruce Willis e Billy Bob Thornton - se apaixonam pela mulher que eles sequestram. uma oportunidade para Cate mostrar seu senso de humor e ser indicada ao Golden Globe de melhor atriz em comédia)

Outros filmes: Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, O Talentoso Mr.Ripley, Desaparecidas, O Custo da Coragem, Sob o Efeito da Água, Thank God He Met Lizzie, A Vida Marinha com Steve Zissou, Sobre Café e Cigarros, Chegadas e Partidas, Charlotte Gray - Uma Paixão sem Fronteiras, Robin Hood, Hanna, Babel, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, Porque Choram os Homens, Alto Controle, O Marido Ideal, Um Canto de Esperança, Oscar and Lucinda,...

Veja ainda: "10 Filmes de Julianne Moore"




5 comentários:

  1. Esse tema veio na hora certa. Cate estar maravilhosa no novo filme de Woody Allen e acho difícil que ela não consiga seu Oscar. Quanto aos outros filmes vale resaltar que em "Não Estou Lá", além da indicação ao Oscar e do prêmio do Globo de Ouro, Cate ganhou o prêmio de melhor atriz no festival de Veneza, e "O Curioso Caso de Benjamin Burton" é um filme muito ambicioso então resulta em algo irregular, mas não ruim. O filme é interessante, funciona em diversos momentos e as melhores coisas do filme, na verdade, são: a maquiagem e Brad Pitt, em um de seus melhores momentos.

    ResponderExcluir
  2. Talvez não conheça, ou talvez tenha esquecido, mas "Sob o Efeito da Água" (Little Fish, 2004) é um bom filme, e Cate esta magistral, deve estar entre as três melhores atuações dela.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Armando! Eu fiquei muito feliz com a lista da Cate. Comecei a ser fã dela assistindo Vida Bandida e ela se tornou minha atriz favorita. Não dá para explicar, em todo filme ela é boa, mesmo os menos conhecidos. Os que eu mais gosto são Vida Bandida, O Senhor dos Anéis, Marido Ideal, Não Estou Lá, Desaparecidas, Paraíso e O Aviador. Ela simplesmente rouba a cena e arrasa! Coisa de fã, né?
    Abraços e até a próxima!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!