sábado, 12 de abril de 2014

10 Filmes Pernambucanos


O Brasil é um país continental e as particularidades regionais se refletem também no cinema.
De alguns anos para cá, o cinema do Estado do Pernambuco tem se destacado positivamente, graças a cineastas como Cláudio Assis, Kleber Mendonça Filho, Lírio Ferreira, entre outros.
Embora as fronteiras se confundam, algumas produções podem ser consideradas genuinamente pernambucanas, como as 10 desta lista:

1.  O Som ao Redor (Kleber Mendonça Filho, 2012. numa rua de classe média de Recife, onde quase todos os imóveis pertencem a um rico usineiro, um grupo de seguranças chega para oferecer proteção aos moradores. personagens bem construídos, um roteiro recheado de ironia e uma direção precisa, valeram dezenas de prêmios a este belo filme)

2.  A Febre do Rato (Cláudio Assis, 2011. Irandhir Santos é um poeta visceral e inconformado, que banca a publicação de seu tablóide, que difunde ideias anárquicas, praticadas pelo seu grupo de amigos. um belo filme alegre, sensual, espontâneo e com uma linda fotografia em P&B de Walter Carvalho)

3.  Tatuagem (Hilton Lacerda, 2013. em 1978, uma trupe teatral ocupa um casarão do Recife, onde encenam shows repletos de deboche, desafiando a censura militar vigente. neste ambiente de efervescência cultuural, surge uma história de amor entre o líder do grupo e um jovem soldado - Irandhir Santos e Jesuíta Barbosa -, que se une a eles. ótimo filme!)

4.  Eles Voltam (Marcelo Lordello, 2014. uma família de Recife sai em férias de carro, mas após uma discussão, os pais deixam os filhos adolescentes na estrada. logo em seguida, o rapaz sai para procurar ajuda e também desaparece. abandonada no interior de Pernambuco, a garota de classe média alta é forçada a interagir com uma realidade que não conhece bem até poder voltar para casa. um ótimo ponto de partida)

5.  Era uma Vez, Eu, Verônica (Marcelo Gomes, 2012. Hermila Guedes é uma jovem, recém formada em medicina, que vive com o pai num apartamento em Recife e está num momento de transição e amadurecimento. um bom filme  uma história simples bem contada) 

6.  Árido Movie (Lírio Ferreira, 2006. um meteorologista de televisão em São Paulo recebe a notíca da morte de seu pai assassinado, no interior de Pernambuco. ele viaja para o enterro, acompanhado de três amigos. quando chega, seus familiares exigem que ele vingue a honra do pai. elenco 'global', num filme confuso, mas com bons momentos)

7.  Deserto Feliz (Paulo Caldas, 2008. depois de ser abusada pelo padrasto, uma garota de 15 anos vai de sua cidadezinha para Recife, onde se prostitui para sobreviver. lá ela conhece um jovem turista alemão por quem se apaixona e muda-se com ele para Berlim. um filme triste)

8.  Baile Perfumado (Paulo Caldas e Lírio Ferreira, 1997. com locações em quatro estados, é considerado um marco do renascimento do cinema pernambucano. conta a história do fotógrafo libanês, responsável pelas imagens conhecidas do cangaceiro Lampião. bom filme)

9.  Amarelo Manga (Cláudio Assis, 2002. primeiro longa de Assis, explora pequenas histórias paralelas de habitantes da periferia de Recife, que de uma maneira ou de outra falam de sexo. um açougueiro e sua mulher evangélica, um necrófilo apaixonado pela dona de um bar decadente, um homossexual apaixonado pelo açougueiro. uma colagem interessante)

10.  Doméstica (Gabriel Mascaro, 2012. sete adolescentes recebem a missão de filmar suas empregadas domésticas durante uma semana e entregar as imagens para o diretor editar. um documentário experimental, com um resultado muito interessante. Mascaro é pernambucano, mas a ação se passa em diversas cidades, incluindo Recife)

Outros filmes: Na Quadrada das Águas Perdidas, O Baixio das Bestas, Viajo Porque Preciso Volto Porque Te Amo, Cinema Aspirinas e Urubus, ...

Veja ainda: "10 Filmes sobre o Carnaval"



Todas as Listas




6 comentários:

  1. Ótima postagem, muito interessante. Só assisti os três primeiros, vou procurar ver outros.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ola Armando, adoro cinema e gosto muito do seu blog, sempre pego boas indicações, valeu, abçs!

    ResponderExcluir
  4. Já tive a oportunidade de assistir todos, e posso dizer que são todos excelentes!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!