segunda-feira, 14 de abril de 2014

10 Filmes sobre Direitos de Homossexuais


A homossexualidade é natural do ser humano e sempre existiu, mas a intolerância também é ancestral.
Desde a antiguidade, a homossexualidade tem sido coibida por estados totalitários, como o de Genghis Kahn, o de Henry VIII na Inglaterra de 1533, até a Alemanha nazista.
As punições incluiam prisão, tratamentos cruéis, como a lobotomia, chegando à pena de morte.
Apenas no século XX, o quadro começou a mudar, com a organização de grupos e manifestações em vários países.
Neste século, apesar de os direitos estarem chegando a maturidade em países socialmente mais evoluídos, que reconhecem o casamento igualitário, ainda engatinha em sociedades mais ignorantes e que insistem em desrespeitar os direitos humanos.
Esta lista traz 10 filmes que tratam de momentos diversos dessa história.

1.  A Proposição 8 (o filme de Rob Reiner, é uma leitura da peça de teatro do roteirista Dustin Lance Black feita por atores famosos - como George Clooney e Brad Pitt - e consegue emocionar às lágrimas. trata-se da recriação livre do julgamento de inconstitucionalidade da tal "Proposta 8", que proibia o casamento de pessoas do mesmo sexo na Califórnia, contestada por dois casais homossexuais. os depoimentos são comoventes e as interpretações, destacadamente de Christine Lahti, John C.Reilly e Chris Colfer, são excepcionais. imperdível!)

2.  Milk: A Voz da Igualdade (outro roteiro de Dustin Lance Black, este vencedor do Oscar. conta a história de Harvey Milk - Sean Penn, também premiado -, famoso ativista dos anos 1970, que foi o primeiro político abertamente gay eleito para um cargo público nos EUA. Milk foi figura proeminente na luta pelos direitos LGBT)

3.  Vito (ótimo documentário da HBO sobre a vida de Vito Russo, jornalista, autor do livro "The Celluloid Closet", que escancarava as menções escondidas de homossexualidade nos filmes de Hollywood ao longo da história, bem como a sexualidade de vários astros. Vito esteve envolvido na famosa revolta do bar Stonewall de Nova York e na defesa do tratamento contra a AIDS nos anos 1980)

4.  Uivo (em 1957, a poesia "Howl" do escritor Allen Ginsberg - James Franco - é proibida e julgada por um tribunal, por conta do seu teor explícito de drogas e homosexualidade. a obra foi um dos pilares da contra-cultura americana, que ajudou a mudar os costumes. um filme original, difícil e interessante)

5.  Wilde (biografia do genial escritor Oscar Wilde - Stephen Fry -, que no final do século 19 foi condenado a dois anos de prisão por cometer atos libidinosos com diversos rapazes. casado e com filhos, acabou processado pelo pai de um rapaz - Jude Law - com quem teria tido um romance. ótimo filme)

6.  Any Day Now (no fim da década de 1970, um casal homossexual trava uma batalha para poder criar um adolescente com sindrome de down, que fica sob seus cuidados após a mãe drogada ser presa e deixá-lo sem teto. baseado numa história real, tem ritmo de telefilme, mas ainda assim pode comover)

7.  Stonewall (um retrato ficcional dos primeiros movimentos pelos direitos de homossexuais em 1969, centrada num grupo de frequentadores do bar Stonewall Inn no Greenwich Village, que viria a ser palco de uma violenta ação policial, que detonou uma série de manifestações espontâneas e explícitas da comunidade gay. o filme mostra também as proibições legais ao homossexualismo ainda em vigor na época. bem intecionado)

8.  Bent (Clive Owen é um gay promíscuo na Berlim dos anos 1930, que, por conta disso é enviado ao campo de Dauchau pelos nazistas. ele recusa-se a usar o símbolo rosa, preferindo a estrela amarela dos judeus. no campo, conhece e apaixona-se por outro prisioneiro - Lothaire Bluteau -, que ostenta o triângulo rosa com orgulho. um drama pesado, baseado na peça de Martin Sherman. o cantor Mick Jagger interpreta uma drag-queen)

9.  Minhas Mães e Meu Pai (um retrato da evolução dos direitos LGBT, onde um casal de lésbicas - Annette Bening e Julianne Moore - têm uma vida estável e harmoniosa com seus dois filhos adolescentes, concebidos por inseminação artificial. até que os jovens decidem procurar o pai doador - Mark Ruffalo -, com quem se identificam e tentam trazer para suas vidas. bom filme, indicado a 4 Oscars, incluindo o de melhor filme)

10.  Filadélfia (Tom Hanks ganhou o Oscar por seu papel de um jovem advogado, que é demitido da firma em que trabalha quando seus chefes descobrem que ele tem AIDS. decide então processá-los com ajuda de um advogado homofóbico - Denzel Washington. foi o primeiro filme de grande estúdio a tratar do assunto e um grande sucesso de público e crítica)

Outros filmes: Patrick Age 1.5, TransAmerica, Children of God, Paris is Burning, Interior: Leather Bar, Clube de Compras Dallas, ...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Asilos"





2 comentários:

  1. Apenas para informar que o sufixo "-ismo" é utilizada para doença e q o termo correto é "homossexualidade". OBG

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!