sexta-feira, 18 de setembro de 2015

10 Filmes sobre Detetives Particulares


Os detetives particulares são um ícone do cinema americano, popularizados pelo cinema noir (veja a lista).
São aqueles xeretas, muitas vezes ex-policiais que vão atrás de cônjuges adúlteros ou pessoas desaparecidas.
Esta lista traz apenas 10 desses detetives, mas os exemplos seriam quase infinitos.

1.  Chinatown (J.J. Gites - Jack Nicholsonum detetive especializado em casos conjugais é contratado por uma mulher para investigar seu marido. porém acaba conhecendo a verdadeira esposa do investigado, que é assassinado. logo percebe que está envolvido numa trama muito mais complexa que gostaria. dirigido por Roman Polanski, a partir de um roteiro excepcional de Robert Towne)

2.  Relíquia Macabra / O Falcão Maltês (Sam Spade - Humphrey Bogart. clássico dirigido por John Huston em 1941, baseado no livro de Dashiell Hammett, o detetive é procurado por uma misteriosa e linda mulher - Mary Astor -, que diz estar sendo ameaçada e lhe oferece uma fortuna para recuperar a valiosa estátua de um falcão. para cumprir a tarefa, ele terá que cruzar o caminho de vários pilantras e assassinos)

3.  À Beira do Abismo (Phillipe MarloweHumphrey Bogartum detetive particular é contratado por um milionário para livrar-se de um chantagista que exige dinheiro para abandonar sua filha caçula. mas a trama se complica quando a irmã da moça - Lauren Baccal - entra na história. direção de Howard Hawks, baseado em livro de Raymond Chandler)

4.  Assassinato no Orient Express (Hercule Poirot - Albert Finney. o famoso detetive belga criado por Agatha Christie embarcou por acaso no luxuoso trem Expresso do Oriente, onde ocorre um assassinato de um dos passageiros. Poirot considera que todos os passageiros são suspeitos, pois todos tinham motivos para matar a vítima, que tinha sequestrado e matado uma menina, já que os suspeitos de alguma forma tinham alguma conexão com a criança morta. dirigido por Sidney Lumet, vencedor do Oscar de atriz coadjuvante para Ingrid Bergman)

5.  A Conversação (Harry Caul - Gene Hackman. um detetive reconhecido especialista em vigilância eletrônica é contratado pelo diretor de uma grande empresa para vigiar um casal de amantes, mas começa a ficar paranóico quando percebe que eles serão assassinados, reavivando seus fantasmas do passado. grande filme de Francis Ford Coppola, vencedor do Leão de Ouro em Cannes 1971)

6.  Um Corpo que Cai (John 'Scottie' Ferguson - James Stewart. um policial aposentado por ter adquirido trauma de altura é contratado como detetive particular por um antigo amigo de faculdade para seguir sua esposa, que ele acredita estar possuída pelo espírito da avó suicida. o problema é que quando a mulher está aparentemente em transe, tem uma atração por lugares altos. obra-prima de Alfred Hitchcock, inovador e perfeito em cada frame, um dos melhores filmes da história do cinema)

7.  O Terceiro Homem (Holly Martins - Joseph Cotten. um escritor de livros policiais falido viaja para a escura Viena do pós-guerra para encontrar um velho amigo - Orson Weles - que lhe prometera trabalho. quando chega, descobre que o amigo está morto e converte-se em detetive de sua própria história para investigar essa morte misteriosa. dirigido por Carol Reed, é outro vencedor do Festival de Cannes em 1948)

8.  Cliente Morto Não Paga (Rigby Reardon - Steve Martin. a filha de um famoso cientista contrata um detetive particular para provar que a morte do seu pai num acidente de carro não fora uma fatalidade, mas um assassinato. uma engenhosa comédia de Carl Reiner, que homenageia os filmes noir com a colagem de cenas de filmes antigos, fazendo com que atores atuais "contracenassem" com os antigos. último filme da grande figurinista Edith Head)

9.  Coração Satânico (Harry Angel - Mickey Rourke. um detetive particular, é contratado por Louis Cyphre - Robert De Niro -, um misterioso cliente para encontrar um cantor desaparecido. ele penetra em um mundo místico e envolve-se com figuras estranhas, que morrem violentamente até descobrir que está trabalhando para Lúcifer com quem o tal cantor fez um pacto e não quis pagar. dirigido por Alan Parker)

10.  Uma Cilada para Roger Rabbit (Eddie Valiant - Bob Hoskins. um detetive de carne e osso é contratado para descobrir o que está acontecendo com o coelho Roger Rabbit e sua mulher Jessica, suspeita de infidelidade. quando Marvin Acme é encontrado morto, Roger é o principal suspeito do crime no mundo real. grande sucesso dos cinemas em 1988, uma deliciosa mistura de desenho e atores, dirigida por Robert Zemeckis)   

Extra:  Sherlock Holmes (o personagem de sir Arthur Conan Doyle apareceu em mais de 200 filmes e já teve uma lista só dele neste blog, confira neste link!)

Outros filmes: Beijos e Tiros, Jackie Brown, Klute O Passado Condena, Blade Runner, Psicose, Amnésia, Quem Vai Ficar com Mary, Gosto de sangue, A Ceia dos Acusados, Caçador de Aventuras, Um Perigoso Adeus, Ed Mort, Voltar a Morrer, Ace Ventura, A Dama do Cine Shangai, Intriga Internacional, Constantine...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Vulcões"





2 comentários:

  1. Confesso que dessa lista ainda não vi nenhum... nem sabia que havia tantos filmes com detetives particulares!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!