sexta-feira, 27 de novembro de 2015

10 Filmes sobre Eutanásia


O direito de morrer dignamente é um dos grandes tabus da humanidade.
A palavra que a define vem do grego "boa morte" e já era discutido desde os filósofos antigos.
Os filhos dos antigos Celtas matavam os seus pais quando estes estavam velhos e doentes. Na Índia, os doentes incuráveis eram levados até a beira do rio Ganges, onde tinham as suas narinas e a boca obstruídas com o barro.
Hoje alguns países europeus - Holanda e Bélgica - permitem a eutanásia de pacientes em estado terminal, desde que expressamente solicitado pelo paciente enquanto ainda são. Outros permitem o suicídio assistido, desde que não haja interferência direta de terceiros.
É um assunto que ainda tem muito o que evoluir.
Esta lista traz bons filmes sobre este tema, mas ATENÇÃO, o texto contém inevitáveis SPOILERS, então cuidado!

1.  Amor (Jean-Louis Trintignant e Emmanuelle Riva são um casal de professores de música aposentados, que vive em um confortável apartamento em Paris. quando ela sofre um derrame, a vida do casal começa a deteriorar lentamente. à medida que o estado da mulher piora, a única coisa que resta é o amor de uma vida inteira. ele terá então que decidir-se pela eutanásia para manter a dignidade da amada. um filme lindo e seco de Michael Haneke, com interpretações memoráveis)

2.  Você Não Conhece Jack (Jack Kevorkian - Al Pacino - sempre defendeu que o ser humano tem o direito de morrer com dignidade diante de doenças terminais. sua militância, ajudando mais de 130 pacientes a pôr um fim em suas próprias vida lhe causou inúmeros problemas com a justiça e o apelido de “doutor morte”. ótimo telefilme da HBO, baseado numa história real)

3.  Miele / Mel (Irene - Jasmine Trinca - vive sozinha numa casa à beira mar perto de Roma. o pai e o namorado pensam que ela é estudante. na realidade, sob o codinome "Mel", ela ajuda clandestinamente doentes em fase terminal a morrer com dignidade, administrando-lhes um barbitúrico poderoso, que ela compra em constantes viagens ao México. um dia fornece uma dessas doses mortais a um novo cliente, que ela descobre estar em perfeita saúde, mas quer suicidar-se porque perdeu o interesse pela vida. não querendo ser a responsável desse suicídio, vai fazer tudo para o impedir. premiado longa de estreia da atriz Valeria Golino na direção)

4.  Mar Adentro (Javier Bardem é um homem inteligente e tetraplégico, preso há 28 anos a uma cadeira de rodas, que luta pelo direito de tirar sua própria vida, o que lhe causa problemas com a família, com a igreja e a justiça. belíssimo filme espanhol, baseado numa história real e ganhador do Oscar de filme estrangeiro)

5.  A Bela que Dorme (a partir de um rumoroso caso ocorrido na Itália em 2009, o diretor Marco Belllocchio traça um mosaico sobre a eutanásia. no centro está a história da mulher em coma vegetativo há 17 anos, cuja família pede ao parlamento italiano licença para desligar os aparelhos que a mantêm viva. um senador de esquerda - o excelente Toni Servillo -, fica entre sua crença pessoal, o ativismo pró-vida da própria filha e a pressão do seu partido, para tomar sua decisão. em paralelo, há a história de uma mãe religiosa - Isabelle Huppert - mantém a filha em coma, contrariando o resto da família. e por fim, uma viciada em drogas quer cometer suicídio, mas não consegue escapar à vigilância de um médico idealista)

6.  Menina de Ouro (Hilary Swank é uma jovem lutadora de boxe, que finalmente consegue convencer um velho treinador de seu talento e tornar-se uma campeã. mas em uma das lutas, é covardemente atacada por trás e sofre um acidente que a deixa tetraplégica. sem esperanças, ela pede ao treinador que desligue os aparelhos que sustentam sua vida, por não aguentar viver naquela situação. pesado e emocionante, põe em questão a eutanásia como ato humanitário. vencedor de quatro Oscars: filme, diretor - Clint Eastwood -, atriz - Swank - e ator coadjuvante - Morgan Freeman)

7.  Johnny Vai a Guerra (um soldado volta da guerra e se percebe num leito de hospital. ele perdeu todos os membros, a fala, os olhos, o nariz e já não sabe se o que se passa é real ou sonho. seu único desejo agora é morrer, mas o mesmo governo que o mandou para a frente de batalha, agora mantém sua vida contra sua vontade. o único filme dirigido pelo brilhante roteirista Dalton Trumbo - que foi perseguido pelo macartismo. uma obra que incomoda demais)

8.  De Quem é a Vida, Afinal? (Richard Dreyfuss é um escultor, que no auge da carreira sofre um grave acidente de trânsito e fica tetraplégico. a partir da constatação de sua limitação ele decide que quer morrer, mas para isso precisa da ajuda de alguém. como os médicos se recusam, ele leva o caso aos tribunais. uma séria discussão sobre a eutanásia, dirigida por John Badham em 1981)

9.  As Invasões Bárbaras (à beira da morte por conta de um câncer no fígado, um professor de meia idade reúne seus velhos amigos, ex-amantes, sua ex-esposa e o filho com quem tem uma relação difícil, para reconciliar-se com o passado. em comunhão com a natureza e cercado de afeto, ele planeja sua "eutanásia ativa", com auxílio da família. belíssima e muito comovente continuação de 'O Declínio do Império Americano' do mesmo Denys Arcand, ganhou o Oscar de filme estrangeiro)

10.  A Festa de Despedida (idosos moradores de um asilo em Jerusalém inventam uma máquina de eutanásia, para ajudar os amigos em condições críticas. a criação é um sucesso e a fama do objeto logo se espalha, atraindo inúmeros interessados em utilizá-lo. um inesperado filme israelense com a provocativa questão da eutanásia abordada com sabedoria, sensibilidade e uma pitada de humor)

Outros filmes: Um Amor Verdadeiro, Uma Prova de Amor, Guzaarish (O Pedido), Code Blue...

Veja ainda: "10 Filmes Uruguaios"





7 comentários:

  1. Mais uma lista interessante, obrigado Armando! Dessa ainda não vi nenhum... Se eu não me engano, o videoclip da música "One" do grupo Metallica contém cenas do filme "Johnny got his gun".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius!
      Obrigado pelo comentário.
      Eu não conhecia a canção do Metallica, mas vi que ela é totalmente inspirada no filme. O clipe tem sim muitas cenas do filme.
      Valeu a dica!
      Abs!!!

      Excluir
  2. mar a dentro é muito triste,eu não consegui assistir ele inteiro

    ResponderExcluir
  3. Em sua lista, todos os filmes mostram apenas um lado da questão, dos que são a favor da eutanásia. Você conhece algum filme que seja contra? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa lista, Parabéns ! Pois é, fiquei sabendo que o Metallica usou trechos do filme em seu vídeo clipe, mas foi proibido de usar por causa dos direitos autorais. Bom, então, pensaram eles, porque não comprar os direitos do filme então ? A grana ta sobrando mesmo, rs. Adoro seu blog, eu e minha irmã somos as louças das listas , fazemos listas de tudo

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!