segunda-feira, 11 de julho de 2016

10 Filmes sobre Sociedades Secretas


Quem nunca imaginou a existência de sociedades secretas tramando nas sombras e, o pior, sem nos convidar para participar?
As teorias da conspiração são infinitas e os roteiros de cinema usa bastante esse recurso que instiga nossa paranoia.
Esta lista traz alguns filmes sobre sociedades secretas. Confira e comente!

1.  O Clube da Luta (Edward Norton é um jovem executivo, insatisfeito com sua vida medíocre e em meio a uma crise de insônia. ele passa a frequentar grupos de auto-ajuda, onde conhece o estranho Tyler Durden - Brad Pitt -, que lhe apresenta um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais. "a primeira regra do Clube da Luta é: não se fala sobre o Clube da Luta")

2.  De Olhos Bem Fechados (Tom Cruise é um médico casado e entediado que, após encontrar seu amigo de faculdade, tocando piano em uma festa de Natal, descobre que este tem um compromisso onde deve tocar de olhos vendados. curioso, ele aluga traje, uma máscara e, em companhia da esposa - Nicole Kidman -, invade a mansão onde o amigo vai tocar. lá acontece um ritual sexual secreto em que se veem envolvidos. o último e brilhante filme de Stanley Kubrick é cuidadoso nas referências, entre elas as festas dos Rothschild nos anos 1970)

3.  Os Agentes do Destino (Matt Damon é um político promissor, cuja carreira foi atrapalhada por um escândalo. assim que perde a eleição, ele conhece uma bailarina -Emily Blunt - por quem se apaixona. é quando surge um estranho grupo de homens, de um universo paralelo, que controlariam o destino das pessoas e o pressionam a interromper o romance, para recolocá-lo no destino original)

4.  Horizonte Perdido (após uma revolução eclodir na China, um diplomata - Ronald Colman - é forçado a fugir com outros quatro americanos. mas o avião deles é sequestrado e acabam caindo nas montanhas do Tibet, onde descobrem uma comunidade utópica em que seus membros parecem não envelhecer. a versão de Frank Capra de 1937 ganhou os Oscars de direção de arte e edição)

5.  Homens de Preto (uma agência secreta governamental cuida de fiscalizar os alienígenas que já vivem na Terra secretamente misturados aos humanos. Will Smith e Tommy Lee Jones são os agentes, sempre vestidos em ternos pretos, que tentam impedir a ação de um terrorista intergalático e ao mesmo tempo impedir que essa sociedade paralela se revele)

6.  O Código DaVinci (aventura baseada no livro de Dan Brown, um verdadeiro compêndio de teorias conspiratórias. Tom Hanks é Robert Langdon, um famoso simbologista que é chamado ao museu do Louvre para desvendar a morte de seu curador, que havia deixado estranhas pistas no local. numa espécie de 'caça ao tesouro', baseada em supostas pistas deixadas em obras clássicas, como as de Leonardo da Vinci, Langdon se vê envolvido na trama de uma sociedade secreta milenar, que guarda segredos desde os tempos de Jesus Cristo)

7.  O Bebê de Rosemary (Um jovem casal - Mia Farrow e John Cassavetes - se muda para um prédio habitado por pessoas estranhas e acontecimentos intrigantes. quando ela engravida, passa a ter alucinações e vê o seu marido se envolver com os vizinhos, uma seita de bruxos que quer que ela dê luz ao filho das trevas)

8.  A Lenda do Tesouro Perdido (ao longo dos séculos, uma ordem de cavaleiros europeus acumulou um enorme tesouro de artefatos inestimáveis de todo o mundo. os Maçons, descendentes desses cavaleiros, formam uma sociedade secreta responsável por proteger os objetos. Nicolas Cage é um caçador de tesouros, que dedicou a vida a encontrar esse tesouro que ninguém mais acredita existir. para encontrá-lo ele terá que desvendar um mapa codificado escondido na Declaração de Independência dos Estados Unidos)

9.  The Conspiracy (um falso documentário, no estilo 'found footage' sobre dois cineastas que investigam improváveis teorias de conspiração, que descobrem ser reais quando se veem envolvidos por uma perigosa e antiga sociedade secreta. tenso e interessante)

10.  Invasores: Nenhum Sistema Está Salvo (em Berlim, um jovem e solitário gênio da informática é convidado para fazer parte de um grupo de hackers subversivo que procura chamar a atenção em ações ousadas por todo o mundo. mas o que começa como um jogo, acaba se intensificando a algo perigoso)

Menções honrosas: Eles Vivem, Truque de Mestre, As Bruxas, O Homem de Palha, A Vila, Sociedade dos Poetas Mortos, Kingsman: Serviço Secreto, A Trama, Sob o Domínio do Mal, Sociedade Secreta, Batman Begins, O Marinheiro que Caiu em Desgraça com o Mar, O Último Portal, Indiana Jones e a Última Cruzada, Kung Fu Panda 3...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Desejos Magicamente Atendidos"





3 comentários:

  1. filmes baseados em fatos reais é outra coisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo,
      Eu chutaria que pelomenos uns 20% dos filmes devem ser baseados em fatos reais. Precisaríamos ser mais específicos. Por exemplo: "filmes de Terros Baseados em Fatos Reais". Este está no forno.
      Abs!!!

      Excluir
  2. Eu assisti a alguns desses filmes. Postagem bem legal. Parabéns.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!