sábado, 29 de agosto de 2009

10 Filmes com Vento


Esta lista traz 10 filmes onde o vento é tão presente que acaba sendo protagonista ou muitas vezes o vilão da história. Haja ventilador...


1.  A Ostra e o Vento (uma garota vive isolada com o pai possessivo e autoritário numa ilha, onde ele é o zelador do farol. revoltada e solitária, ela desenvolve uma paixão pelo vento incessante, que açoita o local. ótimo filme nacional de Walter Lima Jr.)

2.  Dersu Uzala (na sequência mais impressionante do filme, o guia Dersu constrói um abrigo no meio da taiga, para sobreviver, com o pesquisador russo, ao vento implacável de inverno, que chega de surpresa. o filme russo de Akira Kurosawa é um dos mais belos filmes já feitos, uma obra-prima do cinema)

3.  O Menino e o Vento (filme nacional de 67, polêmico e pouco visto, o vento aqui é o personagem central. um engenheiro carioca volta para uma cidadezinha, onde é julgado pelo desaparecimento de um garoto que teria poderes sobre o vento e com quem tinha uma "estranha amizade")

4.  O Mágico de Oz (um vendaval leva a garota Dorothy e seu cãozinho, junto com sua casa para um mundo mágico, onde eles viverão uma grande aventura. clássico do cinema e da literatura infantil, com dezenas de refilmagens e versões, mas nenhuma se compara a de 1939, com Judy Garland)

5.  Volver (após a morte da mãe, duas irmãs descobrem que ela estaá de volta para resolver suas pendências. desde a cena inicial, o vento de leste enlouquece as mulheres no cemitério e na cidadezinha de La Mancha, parece trazer de volta as lembranças e... as pessoas. um dos melhores filmes de Pedro Almodóvar)

6.  Twister (um grupo de pesquisadores corre atrás de tornados para estudá-los, passando por grandes perigos. um filme-catástrofe emocionante, com ótimos efeitos, dirigido por Jan de Bont)

7.  Depois do Vendaval (depois de muitos anos na América, um homem - John Wayne - volta para sua cidadezinha na Irlanda, onde apaixona-se por uma bela moça - Maureen O'Hara, mas terá que enfrentar a oposição de seu irmão. o vendaval que emoldura um dos beijos mais famosos do cinema)

8.  O Morro dos Ventos Uivantes - Wuthering Heights (um viajante é pego pelo vendaval e forçado a se abrigar na casa situada no alto do tal morro. esperando o tempo melhorar a governanta lhe conta a história do local. a versão de 39, com o Laurence Olivier no papel de Heathcliff é insuperável) 

9.  Na Natureza Selvagem (um jovem recém-formado - Emile Hirsch -, decide viver sem rumo pela América, numa perigosa aventura que culmina com o vento gelado, que invadia o trailer onde ele se abrigaram por qualquer fresta, até congelá-loi)

10.  O Pecado Mora ao Lado (uma mulher viaja em férias e o marido passa a cobiçar a nova vizinha. a cena do vento levantando o vestido é clássica. foi só um ventinho e ainda por cima artificial, mas é o vento mais safado da história do cinema)

4 comentários:

  1. Gostaria de citar o ótimo "A Ostra e o Vento", com Leandra Leal e Lima Duarte.

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla,
    Adorei receber um comentário neste, que é um dos meus primeiros posts. Valeu a pena fazer a lista das listas...
    Realmente 'A Ostra e o Vendo' é uma bela dica. Naquela ilha do farol, era só o que havia, vento.
    Tudo a ver.
    Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Amigos,
    Este post foi refeito.
    Como era um dos primeiros, o formato ainda não estava muito definido, por isso mereceu uma reforma.
    Espero que gostem.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Quando criança nos anos 80 assisti algumas vezes na Record um filme
    de anticristo que não lembro o nome, tinha uma cena em que todos estavam
    abrigados em uma capela e um forte vento abriu a porta, causando
    pânico em todos. Em outra cena a mãe do jovem anticristo entra em
    um ônibus onde não há motorista, seria um ônibus do diabo. O anticristo
    se chamaria Andria ou Andrew, se souberem o nome do filme me
    ajudem.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!