sábado, 13 de fevereiro de 2010

10 Estrelas Infantis que Fizeram Sucesso Adultos



A maioria dos atores infantis acaba não seguindo carreira no cinema.
Apenas uma pequena parcela resiste ao tempo e permanece no topo dos letreiros.
Esta lista traz 10 desses atores e atrizes, que foram sensações quando crianças e estrelas quando adultos. Cada um deles com um filme de cada fase.



1.  Elizabeth Taylor -  Lassie e a Força do Coração Quem Tem Medo de Virginia Wolff (a londrina Liz foi uma das principais atrizes infantis do cinema. estreou aos 10 anos e aos 12 já estrelava junto com a cadela Lassie. como adulta tornou-se a campeã de faturamento por anos, para quem os estúdios bancavam superproduções, como 'Cleópatra', pelo qual recebeu 1 milhão de dólares, em dinheiro de 1963, muito dinheiro. ganhou 2 Oscars, o último por esta adaptação da peça de Edward Albee, co-estrelada por seu então marido, Richard Burton)



2.  Jodie Foster - Taxi Driver - O Silêncio dos Inocentes (Jodie estreou nos anúncios de Copertone aos 2 anos de idade, aos 6 já estreava numa série de televisão. aos 13 fez uma prostrituta infantil em 'Taxi Driver', que lhe valeu sua primeira indicação ao Oscar. adulta fez vários filmes de sucesso, ganhando 2 Oscars, o segundo pela detive Clarice Starling de 'O  Silêncio dos Inocentes' e está dirigindo seu terceiro longa)


3. Christian Bale - O Império do Sol - O Operário (o galês Bale começou no teatro e aos 13 foi escolhido entre 4000 candidatos para estrelar o longa de Steven Spielberg, 'O Império do Sol', daí em diante, manteve uma carreira regular, chegando à idade adulta como astro de filmes como 'Batman Begins' e 'Psicopata Americano', além deste 'O Operário', para o qual ele  emagreceu impressionantes 30 quilos e ganhou diversos prêmios)


4.  Drew Barrymore - E.T. O Extraterrestre - Grey Gardens (vinda de uma família de atores, neta de John Barrymore, sobrinha neta de Ethel e Lionel Barrymore, começou aos 4 anos no cinema, aos 6 já era escalada para um papel central de 'E.T.' durante a pré-adolescência teve sérios problemas com bebidas e drogas, mas deu a volta por cima, estrelando várias comédias românticas já adulta. Por 'Grey Gardens' ganhou o Emmy e o Golden Globe)


5.  Natalie Wood - Milagre na rua 34 - O Clamor do Sexo (filha de imigrantes russos, começou muito cedo e aos 8 anos já estrelava este clássico natalino, aos 16 já aparecia em outro clássico, 'Juventude Transviada', pelo qual foi indicada ao Oscar como coadjuvante e aos 19 fez 'Amor Sublime Amor' e 'O Clamor do Sexo', pelo qual recebeu sua segunda indicação, agora como atriz principal. morreu afogada com apenas 43 anos)


6.  Mickey Rooney - Sonhos de uma Noite de Verão - Bill (Rooney foi provavelmente o primeiro e maior astro infantil do cinema. filho de atores, estreou nos palcos aos 15 meses, dos 7 aos 13, estrelou uma série de mais de 50 comédias mudas, era par constante de Judy Garland em vários filmes. aos 15 destacou-se no papel de Puck, na versão de cinema da peça de Shakespeare. foi indicado a 4 Oscars, o último deles por 'O Corcel Negro' em 1979. ganhou o Emmy e o Golden Globe pelo papel de 'Bill', um deficiente mental, que passou a vida numa instituição e que, já velho, se aventura fora de lá. está hoje com 89 anos, ainda na ativa, fazendo filmes como 'Uma Noite no Museu')


7.  Judy Garland - O Mágico de Oz - Nasce uma Estrela (Judy começou aos 13 anos e aos 15 estrelou o clássico 'Mágico de Oz', pelo qual ganhou um Oscar especial. foi indicada a 2 Oscars, o primeiro deles pela refilmagem de 'Nasce uma Estrela', o segundo pelo 'Julgamento de NUremberg. casou-se 5 vezes, a segunda com o cineasta italiano Vincent Minnelli, com quem teve uma filha, Liza. morreu de overdose de medicamentos aos 47 anos)


8.  Kirsten Dunst - Entrevista com o Vampiro - Maria Antonieta (Kirsten começou a fazer comerciais de televisão aos 3 anos de idade. aos 7 anos, estreou no segmento de Woody Allen para 'New York Stories', no ano seguinte, fez a filha de Tom Hanks em 'A Fogueira das Vaidades. aos 11 anos já estava contracenando com Tom Cruise e Brad Pitt em 'Entrevista com o Vampiro', pelo qual foi indicada ao Golden Globe. prosseguiu como a namorada do 'Homem Aranha' em três filmes e como o personagem central de 'Maria Antonieta' de Sofia Coppola)


9.  Jennifer Connelly - Era uma Vez na América - Uma Mente Brilhante (sua primeira aparição foi numa série de tv aos 9 anos, aos 14 já estava trabalhando com Sergio Leone em 'Era uma Vez na América', logo em seguida fez 'Essas Garotas' e 'Labirinto'. já adulta, fez 'Réquiem para um Sonho', 'Hulk', 'Pollock' e ganhou o Oscar por 'Uma Mente Brilhante')


10.  Elijah Wood - O Anjo Malvado - Uma Vida Iluminada (estreou numa ponta, aos 8 anos em 'De Volta ao Futuro 2', mas sua primeira aparição relevante foi aos 9 em 'Avalon', fez 'Fliper', 'Radio Flyer' e chamou a atenção como o primo bonzinho de Macaulay Culkin em 'O Anjo Malvado'. já adulto, estelou a trilogia 'O Senhor dos Anéis', participou de filmes como 'Sin City', 'Hooligans', 'Bobby' e neste belo 'Uma Vida Iluminada', onde interpreta um americano que viaja à Ucrânia em busca de suas raízes. aos 29 anos, recém completados já fez 55 filmes e tem um futuro brilhante pela frente)

2 comentários:

  1. Adorei a lista, mas senti falta da Natalie Portman. Ela também começou bem jovem e está ativa até hoje.
    "Closer" é ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Tambem senti falta de Natalie........

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!