quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

10 Filmes de Rick Baker


Para quem nunca ouviu falar de Rick Baker, saiba que é o mais premiado make-up artist do cinema, um verdadeiro gênio dos efeitos de maquiagem.
Nascido em 1950, Rick começou suas experiências na adolescência, reproduzindo partes humanas, na cozinha de casa, para desespero da sua mãe. 
Seu primeiro trabalho profissional foi como assistente do maquiador Dick Smith em 'O Exorcista'.
A partir daí, começou a criar algumas das mais famosas criaturas do cinema.
Seu trabalho mais conhecido não é um filme, mas sim o vídeoclip 'Thriller', de Michael Jackson.
Uma curiosidade, em 1998, a Rede Globo o contratou para cuidar dos efeitos de envelhecimento para a minissérie 'Chiquinha Gonzaga'.
Conheça 10 de seus filmes, sete deles ganhadores de Oscars na categoria Make-up.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mas antes veja algumas imagens de "Malévola", seu próximo filme (e quem sabe o próximo Oscar) a ser lançado em 02/07/2014, estrelado por Angelina Jolie, que o mestre Rick Baker transformou na bruxa do conto da Bela Adormecida e Elle Fanning, como a princesa Aurora...


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1.  King Kong (na versão de 1976 da história do gorila gigante encontrado numa ilha misteriosa e levado para Nova York, como atração de circo, o maquiador teve uma participação decisiva. Inicialmente estava prevista a utilização do gorila mecânico, criado por Carlo Rambaldi, em todas as cenas, mas como a construção de um monstro tão articulado, ficaria muito cara, Rick criou uma fantasia de macaco, que ele mesmo vestia durante as filmagens)


2.  Um Lobisomem Americano em Londres (dois estudantes em férias na Inglaterra são atacados por um lobisomem, um deles morre e o outro fica amaldiçoado. ótimo horror, com toques de comédia, mas a verdadeira estrela deste filme eram os efeitos de transformação do homem em lobisomem, criados por Rick Baker. foi tão impressionante, que a Academia criou a categoria de melhor make-up, naquele ano, e quem estreou o prêmio foi Rick)


3.  Um Hóspede do Barulho (segundo Oscar de Rick neste filme camp sobre uma família de classe média, que atropela um pé-grande e o leva para casa, onde descobrem que ele é bonzinho e um tanto atrapalhado. o filme é bobo, mas o monstro Harry é bem articulado e cativante)


4.  Ed Wood (Tim Burton conta a história do pior diretor da história do cinema, que com um grupo de atores e técnicos desajustados fez os piores filmes de terror e ficção científica. Rick criou os monstros trash dos filmes de Ed e levou mais um Oscar)  


5.  O Professor Aloprado (um professor de genética obeso - Eddie Murphy - descobre uma fórmula que o transforma num homem magro e sedutor, mas o efeito dura pouco tempo, o que o coloca em enrascadas. primeira parceria com Eddie, que adotou as pesadas maquiagens em vários de seus filmes. ótimos efeitos e mais outro Oscar)


6.  Homens de Preto (ótima comédia sobre agentes - Will Smith e Tommy Lee Jones -, que fiscalizam a vida dos extraterrestres na Terra e têm que evitar um ataque alienígena. vários monstros, vários efeitos e... mais um Oscar. Ele fez ainda a maquiagem das duas continuações da série, trabalhos igualmente brilhantes)


7.  O Grinch (Jim Carrey é uma uma criatura verde e mesquinha odeia o natal e pretende estragar a festa dos habitantes de Who-land. ótimatrabalho de Baker, permitindo que os atores passem emoções, mesmo cobertos de maquiagem. e, adivinhem, mais um Oscar)


8.  O Planeta dos Macacos (versão de Tim Burton para a história de dois astronautas, que chegam a um estranho planeta, controlado por macacos inteligentes e onde os homens são escravos. Baker criou uma nova geração de macacos, muito mais expressivos, que os originais e foi indicado a vários prêmios)


9.  Trovão Tropical (uma comédia, onde atores, que fazem parte da produção de um grande filme de guerra, se vêem em meio a uma batalha real. a melhor coisa do filme é o personagem de Robert Downey, Jr. que se maquia de ator negro e realmente encarna o personagem. ótimo trabalho de Rick)


10.  O Lobisomem (a nova versão da lenda do lobisomem estreou em 2010, sem o sucesso esperado, mas  pelo menos os efeitos de maquiagem são fantásticos. estrelado por Benicio Del Toro, conta a história de um homem, que na volta da América para sua terra natal, é atacado por um lobisomem e é amaldiçoado, transformando-se no monstro nas noites de lua cheia. mais um Oscar)

Veja ainda: "10 Filmes sobre Turistas"




2 comentários:

  1. Só de pensar no Downey Jr. em Trovão Tropical eu sorrio. Ele é genial e a caracterização é foda!
    Além dos filmes do Burton. Depp encarna Ed Wood.
    Como sempre, ótimo post!

    Parabéns Armando!

    Vitor Stefano
    Sessões

    ResponderExcluir
  2. Kelvelyn

    Putz adimiro muito o trabalho desses caras eles fazem coisas fantasticas parabéns pela lista não sabia da história do primeiro King Kong.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!