terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

10 Filmes de Stanley Kubrick



Stanley Kubrick era um gênio. É reconhecido como um dos mais completos, inovadores e influentes cineastas da história. Deixou um legado de grandes filmes, muitas vezes controversos, mas nunca menos que obras de arte.
Nasceu em Manhattan, em 1928 e foi criado no Bronx. Não era um aluno brilhante, mas era especialmente criativo e dedicado ao que lhe interessava. Aos 12 anos aprendeu a jogar xadrez e levou isso muito a sério, tornando-se ótimo enxadrista. Aos 13, ganhou sua primeira câmera, ficando fascinado pela fotografia. Ainda adolescente, se interessou por jazz e tentou a carreira de baterista.
Mas foi no cinema que encontrou sua vocação. Aos 22 anos fez seu primeiro curta e aos 25, emprestou dinheiro do pai, para fazer um longa. 
Seu primeiro grande filme veio já aos 28 anos: "Glória Feita de Sangue", onde dirigiu e ficou amigo de Kirk Douglas, que o ajudou a levantar o projeto.
Essa amizade fez com que Douglas sugerisse seu nome para substituir Anthony Mann, demitido após duas semanas de filmagens da super-produção "Spartacus". Na época com menos de 30 anos, assumiu este grande projeto, que não era seu e foi obrigado a filmar, seguindo a cartilha dos produtores, sem poder colocar suas idéias. Apesar do sucesso, foi a gota d'água.
Depois disso, o diretor mudou-se para a Inglaterra - onde se radicaria - e recusou-se a participar de projetos onde não tivesse total liberdade criativa.
Era um perfeccionista patológico, diagnosticado com um "autista de alto desempenho". Para ele, 40 takes eram padrão, chegavam até 100, em cenas mais cruciais. O que fez Jack Nicholson desabafar:- "Você é perfeccionista, mas não é perfeito.", mas Jack estava errado, ele era.
Morreu em 1999, exatamente 666 dias antes do novo século e dois dias depois de mostrar o corte final de "Eyes Wide Shut" para sua família e aos atores. 
Deixou diversos projetos iniciados, entre eles "Napoleão", ao qual se dedicava freneticamente e "A.I.", que acabou sendo filmado por Steven Spielberg.
Selecionei 10 filmes de Stanley Kubrick, em ordem cronológica, que dão a dimensão da sua importância para o cinema.


1.  Glória Feita de Sangue (1957. um dos mais poderosos filmes anti-guerra já feitos. focado nos covardes e não nos heróis. durante a primeira guerra, uma unidade do exército francês é mandada para uma missão suicida por seus superiores. como a missão falhou, três soldados inocentes são condenados à morte, por covardia, como exemplo para as outras tropas. um coronel - Kirk Douglas - tenta impedir a execução. top 250 IMDb: #50)


2.  Spartacus (1960. Kirk Douglas é um homem que nasceu escravo, na Roma imperial, e foi condenado à morte. mas seu destino muda, quando é comprado, para ser um gladiador. na arena, poupa a vida um adversário, que é morto, mesmo assim, por ordem do imperador. ele se revolta contra o ato e acaba por liderar uma rebelião de escravos, que se estende por todo império. ótimo filme, de grande sucesso e ganhador de 4 Oscars. top 250 IMDb: #241


3.  Lolita (1962. o primeiro filme de Kubrick a gerar uma grande controvérsia. baseado no livro de Vladimir Nabokov, conta a história de um professor britânico - James Mason -, que vai morar nos Estados Unidos, num quarto alugado de uma viúva carente, mãe de uma linda e provocante adolescente de 14 anos, por quem ele se apaixona. escândalo)


4.  Dr. Fantástico (1964. enlouquecido pela guerra fria, um general americano - George C.Scott.- dá ordens de atacar a União Soviética, para acabar com os comunistas, sem se dar conta que isso iria detonar a terceira guerra. americanos e soviéticos terão que se unir para parar o avião bombardeiro, com a ajuda de um estranho cientista, ex-nazista - Peter Sellers genial, que faz outros 2 papéis. um comédia de humor negro, engraçadíssima. top 250 IMDb: #30)


5.  2001, uma Odisséia no Espaço (1968. Kubrick e Arthur C.Clake anteviram um futuro, que ainda hoje é factível. uma equipe de astronautas é enviada a Jupiter para investigar um misterioso monolito negro. sua nave é controlada pelo computador HAL, que entra em pane e tenta assumir o comando da nave, eliminando um a um os tripulantes. até hoje, continua sendo o melhor filme de ficção científica do cinema. top 250 IMDb: #5)


6.  Laranja Mecânica (1971. quatro jovens de classe trabalhadora, saem à noite cometendo as maiores atrocidades, como brigar, roubar, espancar e estuprar desconhecidos. até que um deles é preso e sofre uma lavagem cerebral. de longe o filme mais polêmico de Kubrick. no Brasil foi censurado e lançado com inacreditáveis bolinhas pretas, que tampavam a nudez dos personagens. top 250 IMDb: #48)


7.  Barry Lyndon (1975. no século 18, um aventureiro irlandês é obrigado a deixar o seu país e tornar-se um espião, soldado e jogador. seu grande objetivo é fazer parte da aristocracia. através do casamento, ele chega lá, mas sua felicidade não vai durar muito. apontado por Martin Scorsese como o melhor trabalho de Kubrick. é um lindo filme, ganhador dos Oscars de melhor fotografia, figurino, direção de arte e trilha sonora. top 250 IMDb: #234)


8.  O Iluminado (1980. Jack Nicholson aceita um emprego de zelador de um hotel de luxo nas montanhas, que fica fechado no inverno, por causa das nevascas, que o isolam. ele chega com a mulher e o filho pequeno e a idéia de escrever um livro. mas os fantasmas que habitam o local vão deixá-lo louco e violento. Kubrick teve várias discussões com Stephen King o autor do livro, que achava que ele não estava sendo fiel. ainda bem, pois é muito - mas muito mesmo - melhor que o livro. de longe, o melhor filme de terror da história do cinema. genial. top 250 IMDb: #49)


9.  Nascido para Matar (1987. um sargento sádico treina recrutas para a guerra do Vietnã. quando a preparação termina, eles são mandados para o front e se deparam com o inferno. dividido em duas partes, treinamento e batalha, é uma descrição seca e cruel dos horrores da guerra. maravilhoso! top 250 IMDb: #84)


10.  De Olhos Bem Fechados (1999. Nicole Kidman e Tom Cruise - então casados - é um casal rico e perfeito, mas em crise. eles vão a uma festa e ela lhe confessa que sentiu-se atraída por outro homem, que lá estava. eles discutem e procuram soluções para seu impasse e acabam jogando-se num mundo de fantasias e jogos sexuais. só as filmagens levaram 2 anos até ficar do jeito que Kubrick queria, mas não agradou a todos. de todo modo, é outro filme excepcional)


Nota: O top 250 IMDb é a classificação do site IMDb - o maior banco de dados de cinema na internet -, dos filmes mais bem votados de todos os tempos pelos usuários. Kubrick é o único a ter 8 filmes nessas posições.

17 comentários:

  1. Kelvelyn

    Cara exelente lista esperava por essa lista dos filmes do Kubrick.

    Não tive a oportunidade de ver todos mas com toda cereteza laranja Mecânica e O Iluminado são exepicionais grandes obras do cinema.

    ResponderExcluir
  2. Cara, gostei do seu blog! Me tornarei seguidor e colocá-lo na lista de blogs. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. É Kelvelyn,
    Todos os filmes do Kubrick (na verdade ele só fez 13) são maravilhosos, tanto que 8 deles estão entre os 250 melhores do IMDb, uma das poucas fontes confiáveis de cinema.

    Oi Felipe,
    Fico muito feliz que tenha gostado. É exatamente por isso que me esforço em fazer listas todos os dias.
    Aproveite e conheça com calma as 165 listas anteriores. :-)

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Seu blog é excelente. Se me permite uma sugestão -e aproveitando que você citou o IMDB- por que não colocar em cada filme um link para o seu registro no IMDB?

    ResponderExcluir
  5. Ondê ficou The Killing?? Aquele sim é digno! Claro que a lista está coesa para esse excelente direitor.

    ResponderExcluir
  6. Olá anônimo,
    Este é o problema das listas de 10, só cabem 10 filmes. Quando se trata de um diretor que fez apenas 13 filmes, é mais cruel ainda.
    Mas graças a você (seja quem for... assinem!!!), posso falar de 'O Último Golpe' (The Killing), de 1956, portanto anterior a todos desta lista.
    É a incursão de Kubrick nos filmes noir, com uma edição não-linear, inovadora, que assustou os produtores, mas acabou prevalecendo e mostrou seus primeiros traços de genialidade.
    No filme, Sterling Hayden é um ex-presidiário, que organiza um plano perfeito para roubar 2 milhões de dólares de um hipódromo. Entre seus comparsas, uma garota dissimulada, que planeja um golpe só seu.
    Este filme foi imitado à exaustão por vários cineastas mais tarde.
    Detalhe: este filme também está entre os top 250 do IMDb, na posição #180.
    Assistam!!

    Obrigado por levantar a bola! Cortado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Excelente lista. Kubrick era um gênio.

    ResponderExcluir
  8. Kubrick é meu preferido, seu estilo muito unico, marcante, seus filmes são todos louvaveis.

    Só uma correçãozinha: em "de olhos bem fechados" a Nicole não diz ter atração sexual pelo homem da festa, mas por um marinheiro que ela viu de relance anos antes.

    ResponderExcluir
  9. O filme O Iluminado é uma das grandes decepções do cinema, indicado a várias Framboesas de Ouro. A atriz é pééééssima, não suspense algum, falta muuuita coisa que tem no livro... O trunfo único do filme é Jack Nicholson. Mas o livro é infinitamente melho!

    @rafarmelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo.... o bloqueiro disse que o filme é de longe melhor que o livro... nem pensar meu caro, O Iliminado é um dos melhores livros do Stephen King, dá de 10 a 0 no filme!

      Excluir
  10. Oi Rafael,
    Gosto de opiniões divergentes. E discordo frontalmente da sua, rsss
    Eu tive a curiosidade de ler o livro e NA MINHA OPINIÃO, é muito ruim, muito mal escrito. No começo de carreira o King tinha idéias, mas escrevia mal. Com o tempo, reconheço que ele melhorou muito.
    O filme é perfeito, o Kubrick conseguiu extrair o medo da Talia Shire a custa de centenas de takes, mas ela está ótima, como nunca esteve, nem mesmo em Rocky.
    Mas como eu disse, adoro quando existem outras opiniões e não só a minha.
    Valeu!!!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. Curiosa a discussão sobre O iluminado, porque eu ia comentar justamente sobre ele. Também li o livro e acho que o filme mata a pau (normalmente acontece o contrário). Cá entre nós, o Stephen King não é nenhum gênio. O mérito é do Kubrick, que conseguiu fazer o filme mais assustador de todos os tempos (na minha opinião, é claro), trabalhando uma obra literária sem maior destaque. Um abraço.
    Cirilo
    blogatauro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Acessem no google "The secrets of the shining", onde é feita uma análise do filme "O Iluminado" mostrando que Stanley Kubrick participou na farsa da NASA na filmagem da descida do homem na lua. É realmente muito convincente!!!

    ResponderExcluir
  13. a trilha sonora do de olhos bem fechados é magnífica, alguém sabe o autor da trilha na cena das máscaras?

    ResponderExcluir
  14. Olá anônimo,
    A sequência do baile de máscaras é uma trilha original da inglesa Jocelyn Pook, interpretada pelo seu grupo, o Electra Strings.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  15. O filme o iluminado não é muito bom perto de algumas obras que esse grande diretor fez, na minha opiniao seus melhores filmes foram sem sobra de duvidas a obra prima laranja mecanica seguido de 2001, alem do de olhos bem fechados que é magnifico e claro o grande spartacus.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!