sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

10 Filmes de Suicídio



O suicídio é o ato mais extremo que o ser humano pode ter.
O ato de tirar deliberadamente a própria vida desperta as mais diversas percepções, dependendo dos fatos e da cultura onde está inserido.
O cinema se utilizou largamente do tema, através de tentativas bem ou mal sucedidas, ou outras vezes apenas encenadas.
Esta lista traz 10 filmes onde o suicídio tem um peso grande na trama, mas com abordagens diferentes. Estejam à vontade para sugerir outros títulos.

Aviso: Esta lista contém alguns SPOILERS, pois os suicídios nem sempre são óbvios na trama.

1.  As Virgens Suicidas (na década de 1970, um casal religioso reprime e protege suas 5 filhas adolescentes dos perigos dos garotos da vizinhança, até que a mais jovem de 13 anos, após uma tentativa frustrada, se suicida na entrada de casa. a rigidez dos pais vai se afrouxando, mas as garotas continuam a ir em direção ao seu destino trágico. ótimo e surpreendente longa de estreia de Sofia Coppola)

2.  Vôo United 93 (dois lados do suicídio, o ideológico dos terroristas, dispostos a derrubar o avião sequestrado em nome de uma causa e o heróico, dos passageiros que sabem que terão que morrer, para evitar uma tragédia maior. excelente filme de Paul Greengrass, o melhor feito sobre o atentado de 11 de setembro de 2001 até aqui. curioso notar como o mundo era mais simples e menos paranóico há nem tanto tempo atrás)

3.  Mishima, uma Vida em Quatro Tempos (biografia do controverso escritor e dramaturgo japonês Yukio Mishima - vivido pelo ótimo Ken Ogata -, relacionando suas obras com fases importantes de sua vida, culminando com seu suicídio ritual, sendo decapitado por um assistente após cortar o próprio abdomem com uma espada. o filme, realizado por Paul Schrader, até hoje tem exibição restrita no Japão. uma obra visualmente bela e sofisticada)

4.  O Inquilino (um polonês - Roman Polanski, também o diretor -, vivendo na França, aluga um apartamento em um estranho prédio, onde os vizinhos idosos o olham com desconfiança e desprezo. logo ele descobre que a inquilina anterior - Isabelle Adjani - era uma bela jovem, que cometeu suicídio naquele local. o clima inamistoso e o "fantasma onipresente" da garota o fazem ficar paranóico, achando que os vizinhos querem matá-lo)

5.  A Ponte (bom documentário indicado ao Oscar em 2006. tem como tema a ponte Golden Gate de San Francisco, um dos principais cartões postais da América e também o local com o maior índice de suicídios no mundo. durante um período de 2004, o diretor Eric Steel flagrou 20 suicídios e não apenas os documentou, como foi atrás das causas em depoimentos de familiares e amigos)

6.  Uma Vida Iluminada (um americano de origem judia-ucraniana - Elijah Wood -, vai atrás do passado de seus ancestrais, numa visita à Ucrânia. lá é ciceroneado por um jovem guia e seu avô, que se diz cego e tem até um cão-guia, mas é o motorista do grupo. a comovente volta no tempo acaba envolvendo também o idoso, que fora profundamente marcado pela guerra e pelas mesmas pessoas. aqui o suicídio - que não vou descrever - é um ato de libertação e alívio. bonito e estranho filme dirigido por Liev Schreiber)

7.  Paradise Now! (amigos de infância, dois palestinos são recrutados para servirem de homens-bomba num atentado em Tel Aviv. depois de passar com as famílias o que seria a última noite de suas vidas, seguem para a missão, mas acabam se separando, com bombas escondidas em seus corpos. agora eles devem seguir seus destinos e defender suas convicções. uma visão calorosa da estranha rotina dos atentados suicidas, justificados pela guerra religiosa)

8.  Mar Adentro (um homem inteligente e tetraplégico - Javier Barden -, preso a uma cadeira de rodas há 28 anos, luta pelo direito de tirar a própria vida, o que lhe causa problemas com a família, a igreja e a justiça. um libelo pelo direito à eutanásia, num filme comovente e muito bem interpretado)

9.  Ensina-me a Viver (um rapaz de 20 anos, muito tímido, é obcecado por funerais e pela idéia de cometer suicídio, o qual vive ensaiando. até conhecer uma senhora de 79 anos, vigorosa, que lhe ensina a ter gosto pela vida e decide se casar com ela. uma comédia de humor negro, que brinca com o suicídio, dirigida por Hal Ashby em 1970)

10.  Gente Como a Gente (depois de perder o irmão, num acidente de barco, um jovem - Timothy Hutton - tenta o suicídio, cortando os pulsos e acaba marcado por isso, traumatizando seus pais ainda mais. ele começa a se tratar com um psiquiatra, apaixona-se por uma garota, mas sua recuperação é atrapalhada pela morte de uma amiga da reabilitação. um filme muito triste, estreia de Robert Redford na direção, que lhe valeu seu Oscar, além de melhor filme, roteiro e ator coadjuvante para Hutton)

Atualização (25/03/2013):

11.  Gosto de Cereja (obra-prima do cinema, dirigida pelo mestre iraniano Abbas Kiarostami. um homem percorre uma montanha nos arredores de Teerã, em busca de alguém que aceite um trabalho simples por um bom pagamento. cobrir uma cova já aberta depois que ele se suicidar. humano, comovente, genial. vencedor daPalma de Ouro em Cannes 1997

12.  A Pequena Loja doe Suicídio (num mundo imerso em depressão e desesperança, uma família mantém há gerações uma loja em Paris especializada em vender materiais para os suicidas. uma inesperada e divertida animação musical, feita para 3D, dirigida pelo veterano Patrice Leconte)


Veja ainda: "10 Filmes sobre Chocolate"

36 comentários:

  1. Sou suspeito. Mar Adentro pra mim é quase uma obra prima. Barden está impecável! Além de ter lido o livro que mostra o quanto Ramón Sampedro era um homem sereno, carismático e inteligente para saber o que queria da vida - a morte.
    Paradise Now é muito bom tbm. Complexa a vida de um homem bomba... Mas belissimo filme de reflexão e tentar compreender os motivos ao qual as pessoas tiram suas vidas por um motivo maior.
    E vi o doc A Ponte que é genial! Que coisa... Aquela ponte parece um imã de suicidas...

    Desse me indicaram Uma Vida Iluminada. Vou procurar...

    Bela lista, como sempre!

    ResponderExcluir
  2. Achei muito legal você ter incluido Ensina-me a viver, que é um filme muito engraçado e que passa a lição do "amar a vida", o que o difere dos outros filmes da lista.
    Adoro esse blog, nunca perca a inspiração! Rsrsrs!

    ResponderExcluir
  3. e 7 vidas com will smith?

    ResponderExcluir
  4. Kelvelyn

    Boa lista faço daspalavaras do Vitor as minhas Mar Adentro é excelente e tocante tbm gostei bastante de O Inquilino.

    Tbm tem o suicídio em Fale com Ela em um filme onde tudo é lindo e tocante o suicídio segue na mesma linha.

    ResponderExcluir
  5. adoro as virges...a sofia foi muito boa ...e a trilha.... incrivel "air french band!" amo!

    ResponderExcluir
  6. Vejam também "Wristcutters: A love story" sobre Zia, um rapaz que passa a viver numa espécie de limbo após cometer suicídio. Lá ele se torna amigo do russo Eugene, um ex-músico que mora com a família. Depois de algum tempo, ele descobre que sua ex-namorada Desirée se suicidou um mês depois dele, e que ela está lá também. Eugene e Zia saem em busca dela e encontram pelo caminho Mikal, uma menina que diz estar lá por engano. Juntos, eles saem em busca de Desirée e das pessoas encarregadas do lugar.

    ResponderExcluir
  7. Lô e Philosp,
    "Wristcutters" e "Paixão Suicida" são o mesmo filme... E eu assisti, mas não lembrei na hora de elaborar esta lista. São muitos os exemplos, mas a abordagem deste é beeeem interessante mesmo.
    A idéia do mundo paralelo (ou limbo) para os suicidas é um tanto bizarra, mas original.
    Boa dica, amigos! Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. "O pacto", filme japonês do ano 2000 (se não me engano), é uma boa pra conferir também.

    ResponderExcluir
  9. tem também "orações para bobby"

    ResponderExcluir
  10. Boa lista, ja tive oportunidade de ver alguns... Fica a faltar o Clube dos Poetas Mortos.

    ResponderExcluir
  11. Excelentes as suas listas, sempre.Sou nova seguidora e fiel... Olho sempre que posso. Sugiro também dois excelentes filmes: Assunto de Meninas (Lost and Delirious). O filme é delicado, discutindo a descoberta da sexualidade, do amor e das decepções também. Tem umas tiradas Shakeaspirianas fantásticas. Outro fabuloso é Amor além da vida, que traz sutilmente o suicídio como forma de resgatar um amor que se foi. Vale muito a pena, pois a fotografia é belíssima. Paz e bem a todos...

    ResponderExcluir
  12. "As Virgens Suicidas", ótima trilha sonora e ótimo drama!!

    ResponderExcluir
  13. um dia assisti um filme com a tematica "suicidio" que me impressionou muit, foi de madrugada na globo, faz muito tempo, fiquei paralisado na tela, adorei o filme, mas no dia seguinte nao lembrava o nome do filme, e nunca mais consegui enconta-lo...talvez aqui alguem me ajude a descobrir.

    o filme era basicamente um dialogo entre mae e filha, dentro de casa, num dia que a filha resolveu cometer suicidio e se preparou pra isso, deixou tudo pronto, e depois foi comunicar sua decisao a sua mae, que por sua vez, nao concordava e tentou por muitas horas (o filme inteiro) fazer com que a filha desistisse da decisao.

    nao lembro quem eram as atrizes, mas sei que sao bem conhecidas e sei que o filme é antigo.

    talvez seja a Shirley maclaine e outra... nao lembro.

    Por favor alguem saberia que filme é esse pela história???

    daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao sei se o filme que você tá falando, mas eu lhe indico Um grito de socorro é ótimo filme

      Excluir
    2. Oito anos depois, e alguém aparece aqui para responder tua dúvida... isso indica o quanto esse blog é bom e atemporal! Então, pela descrição que você deu, parece ser "Noite de Desamor", com a fantástica Sissy Spacek e Anne Bancroft. Abraços, Mauricio.

      Excluir
  14. o nome do filme eh-boa noite mamae com sissi space-otimo filme

    ResponderExcluir
  15. Faltou o filme "As Horas" de Stephen Daldry que rendeu o Oscar de Melhor atriz a Nicole Kidman,cuja persongem é Virginia Woolf e o filme "Sylvia-Paixão além das palavras" da diretora Christine Jeffs estrelando Gwyneth Paltrow como Sylvia Plath.

    Kurotsuchi Sasori

    ResponderExcluir
  16. "no limite do silencio"

    ResponderExcluir
  17. seria legal encontrar também As Horas e On The Edge.

    ResponderExcluir
  18. Ainda colocaria:

    À beira da loucura/ Clude dos Suicidas
    O Pacto/Clube do(s) Suicídio(as)
    Clube do Suicídio
    Sala do Suicídio
    As horas
    Orações para Bobby

    ResponderExcluir
  19. Lilya 4-Ever (DRAGA, SPOILER SUPREMO!)

    ResponderExcluir
  20. Como já disseram aqui, "O Pacto/Clube do Suicídio (Jisatsu Circle)" filme japonês de 2001, é extremamente perturbador, não assistirei novamente.

    ResponderExcluir
  21. você poderia fazer uma parte 2 e colocar veronika decide morrer

    ResponderExcluir
  22. The Bridge é bem interessante. Por se tratar de um documentário. É bem triste, e angustiante do inicio ao fim... Mas trás uma perspectiva diferente. Talvez por ser real.

    Eu acrescentaria Boy Interrupted. A temática não é voltada somente no suicídio, ele também era Bipolar (TBP). Então explica bastante sobre a doença. Acho valido pra quem se interessa por esses assuntos.

    ResponderExcluir
  23. muito boa a lista e gostaria se alguem puder ajudar o nome de um filme que o marido se suicida depois que sua esposa transa com o ex presidiario que sequstrou o casal num restaurante vi esse filme na globo faz tempo, obrigado.

    ResponderExcluir
  24. melhor filme classico dos anos 80. e uma paixão do passado.. onde o bonitão ex atorporno kyle carrington se suicida por tristeza. e nisso a moça da faculdade se apaixono pela foto dele no cemiterio. e ela senti o espirito dele e nasce uma paixão sinitra. e ela se suicida no mar pra fica com ele no vale do desconhecido.... do outro mundo. é de chora...

    ResponderExcluir
  25. Suicide Room.. Polonês cujo título original eh Sala Samo.... Muito hard de escrever mas o films eh marabilhoso, e engloba mais o aspecto do suicídio por desconsideraçåo.

    ResponderExcluir
  26. Faltou o essencial do tema: The Sunset Limited.

    ResponderExcluir
  27. Eu assiste um filme uma vez e não lembro do nome e nem dos atores, mas gostaria muito de reve-lo .
    O filme começa com um garoto se filmando dizendo que vai cometer suicídio, vai pra escola normal e tds lá ficam sabendo e alguns alunos decidem cometer suicídio com ele, eles planejam fazer uma última coisa antes de se matar, acontece varias coisas e tals, e no final do filme ele eh baleado e acaba morrendo e o filme termina com a mãe dele vendo essa gravação e ele diz que gostaria muito de viver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tb adoraria saber o nome deste filme para assistir novamente

      Excluir
    2. tb, adoraria rever esse filme mas nao me lembro o nome,,,se alguem souber me fale

      Excluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!