sábado, 6 de fevereiro de 2010

10 Filmes sobre Arquitetos



Os arquitetos são profissionais privilegiados, pois quando seus sonhos ganham forma,as pessoas entram, vivem e convivem dentro deles. 
Muitos filmes têm personagem arquitetos na trama, mas procurei selecionar uma lista de 10 filmes, onde o seu trabalho tem importância no desenvolvimento do roteiro.


1.  Terra dos Faraós (no antigo Egito, um faraó decide construir uma grande pirâmide, onde deverá ser enterrado com seus tesouros, os quais ele espera desfrutar em sua segunda vida. para garantir que nada será roubado, após rejeitar as idéias dos arquitetos egípcios, ele aprova um engenhoso projeto de seu arquiteto - supõe-se que seja judeu -, que negocia a liberdade de seu povo, quando o edifício ficar pronto. a cena da pirâmide se fechando e prendendo quem estivesse dentro é espetacular, um dos grandes momentos do cinema. dirigido por Howard Hawks)


2.  Tempo de Recomeçar - Life is a House (Kevin Kline é um arquiteto, divorciado, que descobre que vai morrer de câncer. abandona seu emprego, destruindo todas as maquetes que fez, menos uma. resolve então tentar reaproximar-se de seu filho rebelde de 16 anos - Hayden Christensen ótimo e indicado ao Golden Globe -, construindo com ele a casa de seus sonhos, que quer lhe deixar como herança. um monte de clichês e furos de roteiro juntos, mas que emocionam de verdade)


3.  A Barriga do Arquiteto (Brian Dennehy é um arquiteto americano, que vai para a Itália supervisionar a exposição de um arquiteto francês, que ele idolatra, famoso pelas construções ovais. ele, então, começa a ficar doente e cada vez mais paranóico, desconfiando que sua jovem esposa o está envenenando. é quando começa a ficar obcecado, com uma fixação por sua própria barriga. um filme estranho, mas belo, do cineasta e pintor Peter Greenaway)


4.  Oscar Niemeyer, a Vida é um Sopro (documentário sobre a vida de nosso maior arquiteto, reconhecido em todo mundo. mostra, de forma descontraída, sua vida, sua militância política, seu amor pelas mulheres e muito de suas principais obras. é conduzida por entrevistas com Niemeyer e depoimentos de Chico Buarque, José Saramago, Mario Soares, Carlos Heitor Cony, entre outros. dirigido por Fabiano Maciel)


5.  Vontade Indômita - The Fountainhead (Gary Cooper é um arquiteto radicalmente fiel aos seus ideais, que não aceita interferências nem de seus clientes. quando começa a sofrer ataques de um jornal, por suas obras fora dos padrões da época, é obrigado a fechar o escritório e vai trabalhar como operário em uma pedreira. mas ele irá dar a volta por cima. um ótimo filme de King Vidor)


6.  500 Dias com Ela (Joseph Gordon-Levitt é um jovem arquiteto, que sonha exercer a profissão para a qual se formou, mas está preso em um trabalho do qual não gosta, fazer textos de cartões comemorativos. lá ele conhece uma garota, pela qual se apaixona, mas que não encara a relação da mesma forma. após o término da relação, ele decide largar o emprego e viver seu sonho)


7.  Inferno na Torre (Paul Newman é o arquiteto de um moderno edifício de 138 andares, que pega fogo no dia de sua inauguração, por culpa dos materiais fora de especificação utilizados por um construtor corrupto. o arquiteto ajuda os bombeiros - chefiados por Steve McQueen -, no trabalho de resgate às vítimas e ainda leva a culpa pelo incidente. o filme tem várias das maiores estrelas de Hollywood no elenco e é um dos melhores disaster movies já feitos)

8.  A Casa do Lago (Keanu Reeves é um arquiteto talentoso, mas frustrado, que encontra a casa, feita por seu pai ausente - também um renomado arquiteto -, abandonada e decide restaurá-la. em paralelo, mostra uma médica - Sandra Bullock - que compra a casa dois anos mais tarde, mas estranhamente se comunica com ele por bilhetes, que ele lê dois anos antes... é meio confuso mesmo. mas a casa e o amor pela arquitetura são bonitos)


9.  O Beijo da Serpente (em 1699 na Inglaterra, um arquiteto holandês - Ewan McGregor - é contratado por um milionário para construir em sua mansão, um jardim em homenagem à sua bela esposa. claro que o arquiteto se apaixona pela cliente e muita intriga vai rolar. a trama é muito frágil, mas a direção de arte, fotografia e trilha são belíssimos. filme de estreia do fotógrafo Philippe Rousselot na direção)


10.  Como Agarrar um Marido - Housesitter (Steve Martin é um arquiteto, que constrói a casa dos sonhos para sua namorada, mas ela rejeita seu pedido de casamento, tornando a casa um monumento ao seu fracasso amoroso. é aí que ele conhece uma mulher - Goldie Hawn -, que aproveita sua história e muda-se sem ele saber para a casa, fazendo todos os vizinhos pensarem que ela era sua esposa)

8 comentários:

  1. Adoreiiii
    Gosto do blog principalmente como um catalogo de filmes... e o melhor é que são tantos que tem uns que eu não conhecia ... ótima oportunidade para cinéfilos
    =******

    ResponderExcluir
  2. Puxa dri,
    Obrigado pelo elogio!
    Por comentários como este, sei que vale a pena continuar atualizando todos os dias.
    Abs!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o tema, muitos daí eu havia visto junto do meu amigo que faz arquitetura e era "obrigado" a assistir, muitos bons mesmo.
    Não sei se já tem, mas um tema tipo "filmes mais nojentos" seria legal, haha.
    abs.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o blog, faço arquitetura e achei esse blog em uma pesquisa do google.
    Vou acompanhar agora e vou assistir esses filmes. =D

    ResponderExcluir
  5. Faltou Clik... mas também com tantos filmes, normal faltar algum...rs

    ResponderExcluir
  6. Adorei ^^
    Estou cursando arquitetura e queria mais alguns exemplos alem do nosso querido Niemeyer rs
    Veleu \0
    o blog é demais, o nome nao poderia ser melhor,muito bom!
    bj

    ResponderExcluir
  7. Poxa, muito legal. Também encontrei essa lista com documentários de arquitetura, parecem ser também interessantes... http://arquitetablog.blogspot.com/2011/09/arquitetura-e-filmes.html

    ResponderExcluir
  8. Bacana o post, Armando. Lembrei de um filme bem bacana com arquitetos na trama central. É uma comédia romântica do final dos anos 90, com Neve Campbell e Matthew Perry ( o Chandler, de Friends) O nome do filme é Um Caso a Três (Three to Tango) e faz parte do enredo além de um triângulo amoroso, uma disputa entre escritórios de arquitetura para ganhar um grande projeto. Cenas cômicas do dia a dia da profissão, desde a crise financeira para bancar a apresentação do trabalho até o uso de dezenas de estagiários para cortar custos. Vale a pena!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!