quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

10 Filmes sobre Baseball



O baseball, para o americano, é mais que um esporte popular, é quase uma religião.
Registros de um manuscrito francês de 1344, já traziam uma ilustração de padres jogando algo parecido com o baseball. 
Por volta de 1850, em Nova York, o esporte já era considerado o "passatempo nacional" e, em 1857, foi criada, com 16 equipes, a primeira liga esportiva da história, a National Association Base Ball Players, tornando-o o primeiro esporte profissional.
A liga americana incorporou a canadense em 1969, já que, até então, o Canadá tinha sua própria liga. Fora de lá, Cuba tem a sua liga, desde 1878 e muita tradição. A seguir vieram as ligas da República Dominicana, Holanda, Austrália, Japão, México, Porto Rico e Venezuela.
Com uma história tão particular e tão longa, muitas lendas e muita mística foi criada ao seu respeito, o que - lógico - rendeu ótimos filmes.
Esta lista traz 10 dos melhores filmes sobre o tema.


1.  Um Homem Fora de Série - The Natural (Robert Redford - já velho para o papel - era um jogador promissor, que teve sua carreira interrompida por uma misteriosa mulher - Glenn Close - e uma bala de prata. 16 anos mais tarde ele ressurge, com seu taco da infância, feito com a madeira de uma árvore atingida por um raio, numa equipe medíocre, que com sua ajuda começa a se destacar. uma fotografia linda, 4 indicações ao Oscar e o melhor filme de Barry Levinson)


2.  O Campo dos Sonhos (Kevin Costner é um fazendeiro do Iowa, que ouve uma voz vinda de sua plantação de milho: "se você construir, ele virá". ele interpreta a mensagem como uma ordem para que ele construa um diamante - campo de baseball - e todos pensam que ele enlouqueceu, até porque destruir parte de seu milharal o traria problemas financeiros. mas ele constrói e eles aparecem, os fantasmas do grupo de jogadores do Chicago Black Sox, que haviam sido banidos do esporte 50 anos antes. pela sinopse não dá para notar, mas é um belíssimo filme)


3.  Uma Equipe Muito Especial (durante a segunda guerra, os principais jogadores estavam prestando serviço militar, o que deu espaço para a primeira liga feminina de baseball, com problemas bem femininos. Tom Hanks é o técnico de um time com Geena Davis, Madonna e Rosie O'Donnell, nesta comédia de sucesso, dirigida por Penny Marshall)


4.  Sorte no Amor - Bull Durham (um time de baseball de Durham, de uma pequna liga regional, traz um veterano - Kevin Costner - para ajudar um novato - Tim Robbins - a chegar à Major League, mas os problemas começam, quando ambos se interessam pela mesma mulher - Susan Sarandon -, que adotou o baseball como sua religião, depois de descobrir que o rosário católico tem 108 contas, o mesmo número de pontos de uma bola de baseball. uma boa comédia)


5.  Ídolo, Amante e Herói (clássico filme biográfico de 1942, onde Gary Cooper interpreta o famoso jogador Lou Gehrig, que jogou 2130 jogos consecutivos, até contrair uma doença mortal nos nervos - que hoje leva seu nome - aos 37 anos. o filme mostra sua vida, da infância ao discurso de despedida em 1939. foi indicado a 11 Oscars, mas levou só o de edição)


6;  Garotos em Ponto de Bala - Bad News Bears (Walter Matthau é um ex-jogador, mais interessado em cervejas do que no esporte, aceita dirigir um time infantil nada motivado, que disputa uma super competitiva liga juvenil. para compor o time ele escala uma garota de língua afiada - Tatum O'Neal - e um rebelde motoqueiro - Jackie Earle Haley - e o time começa a crescer. um divertido panorama da sociedade da Califórnia da época, que rendeu duas continuações, uma série de TV e um remake em 2005)


7.  A Última Batalha de um Jogador (Robert DeNiro é um jogador mediano em um time de Nova York. Michael Moriarty é a estrela do time. eles não se dão bem, até que o primeiro descobre ter uma doença terminal. eles se aproximam pra disputar uma temporada. um filme datado, mal dirigido, mas pode emocionar)


8.  Garra de Campeões (uma viúva herda um time, que jamais ganhou um campeonato e planeja transferi-lo para Miami, mas a liga não permite a não ser que sua receita anual fique abaixo dos 800 mil dólares. para conseguir isso, ela monta um time para perder todos os jogos, com os piores jogadores possíveis, mas esta também era a última chance deles mostrarem trabalho. boa diversão)


9.  Fora da Jogada - Eight Men Out (dramatiza a história do escândalo que envolveu o Chicago Black Sox - aqui chamados de White Sox - em 1918. os melhores jogadores daquela época jogavam neste time, mas recebiam baixíssimos salários. num acordo secreto, oito deles aceitaram perder o campeonato em troca de dinheiro. quando foram descobertos, os jogadores acabaram suspensos para sempre das ligas profissionais. os mesmos jogadores personagens de 'Campo dos Sonhos', num ótimo drama)


10.  Desafio do Destino - The Rookie (Dennis Quaid sempre sonhou em ser um jogador profissional, mas uma lesão no ombro, interrompeu seu sonho. anos mais tarde, vivendo numa pequena cidade e pai de duas crianças, dá aulas e dirige o time da escola. para estimular a equipe a dar seu melhor nos regionais, aceita o desafio feito pelos jogadores de voltar a jogar, caso eles ganhem o campeonato, e é o que acontece. bonito filme, baseado numa história real, dirigido por John Lee Hancock, de 'The Blind Side')

27 comentários:

  1. bem.......faltou um que eu acho dahora:Um domingo qualquer,com Al Pacino,Cameron DiazJamie Foxx..........parece bem preoximo da realidade desse,que como o nosso futebol,um dia foi esporte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poha, o artigo em pauta é relativo aos filmes de baseball e não de futebol americano, como é no caso do "Um domingo Qualquer".

      Excluir
  2. Paul,
    Eu gostei de 'Num Domingo Qualquer', mas o esporte praticado no filme é futebol americano e não baseball,,, qualquer dia faço uma lista disso também.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi armando ja acomanho seu blog a muitos ,o melhor filme de baseball que ja assisti e the babe de 1992 com jhon goodman,armando no you tube nao existe canal brasileiro sobre filmes , sobre toplistas ,vc ja pensou em fazer um canal no youbube sobre listas de filmes ?

      Excluir
    2. Fala, Profeta!
      Na realidade já existe um canal do Listas de 10 no YouTube. Procura lá!
      Mas eu só fiz uns poucos posts, porque não gostei do resultado. Era muito trabalhoso e as regras do You Tube sobre trilhas sonoras e imagens de filmes é muito rígida e mal aplicada.
      Quem sabe um dia tento de novo.
      Abs!!!

      Excluir
  3. Faltou "Por Amor (1999) For Love of the Game"

    É um filme muito bom, com uma parte em que apresenta todo o momento mental de um pitcher durante um jogo.

    ResponderExcluir
  4. alguem lembra desse filme: Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come (?)
    Então, o nome não sei se é esse... EU ACHO. Não sei porque me lembro disso no filme, na capa.. ou pode ter sido uma frase.. oh, eu realmente não sei. =/

    Vou falar de algumas coisas que eu lembro, algumas cenas:
    - Um filme antigo
    - Era um grupo de amigos, creio que pré-adolescentes, como em "Guerra dos Botões"
    - Esses amigos jogavam baseball
    - Tinham medo que a bola de baseball caísse no quintal assustador, de onde vinham barulhos estranhos
    - Um dos garotos usava óculos
    - Tinha um clube com uma piscina grande; acho que, em uma das cenas, um dos garotos até finge se afogar só para que a salva-vidas o resgate
    - ACHO que tinha um ferro velho

    Não lembro de ter visto na Globo ou SBT, era locado mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa esse filme é muito bom assistia direto mais nao acho esse filme abraço

      Excluir
    2. muito bom esse filme entrei no site só pra tentar achar esse filme mais esta dificil eu lembro de uma frase no filme SMON PEGA NA SEGUNDA

      Excluir
    3. Meu! Eu lembro desse filme! Assisti mil vezes... Não acho em lugar nenhum também! Sei que é uma produção da Disney... Emocionante... Começava com a narração de um dos meninos que veio a ser locutor esportivo... No fim do filme falava o que tinha acontecido com cada um deles... Lembro que o dono do terreno era cego e tinha um cachorrão bravo!

      Excluir
    4. O nome do filme é "Se brincar o bixo come"

      Excluir
    5. http://www.youtube.com/watch?v=-QDq-e1GbjE
      ta ai o filme

      Excluir
    6. Na verdade é só uma lenda que o cachorro era bravo. Ele só queria brincar. O dono também tinha uma lenda que era mal, mas na verdade é um cara que jogou beisebol profissional junto com o Babe Ruth e outros famosos. Assisti o filme uns três dias atrás. Eu assistia quando tinha uns 7 anos de idade, fui ver de novo agora com 22 e é muito bom relembrar. O filme é muito bom, independente da idade.

      Excluir
    7. na verdade são dois filmes desse. Esse do you tube que nosso amigo Tadashi Reck mostrou e o primeiro o segundo segue praticamente a risca mais já acontece uns 10 a 15 anos mais tarde e são com um novo grupo de amigos com quase as mesmas caracteristicas dos persogens. Eles passam ajogar beisebol no mesmo local mais so que desta vez o que cai no quintal do senhor cego e um prototico de um foguete em que um dos meninos ver o pai de uma amiga contruir para apresentar a Nasa e eles combinam que vão testa juntos mais o garoto sem querer acaba testando sozinho o foguete que sobe e acaba passando um bom tempo la em cima . quando os amigos sw reunem para jogar beisebol eles percebem que algo esta caindo do ceu . E acaba caindo no quintal com aquele cachorro grande. Eu nao sei se o cachorro e o mesmo mais o autor que interpreta o senhor com problemas de visao e o mesmo. Ai começa cada um bola um plano para pegar o foguete mais por ultimo vem um menino loiro calça uns tenis da nike pula e depois vem a correria depois um muro de lata eletrodomesticos velho desaba. Ja no final do filme vc percebe que e uma continuação ,quando o senhor com problemas de visão fala sobre um grupo de jovens ja tinha derrubado uma bola de beisebol autografada por Baby Roth....


      Demorei muito ne pessoal mais o nome deste filme se não estiver engando e: Uma turma divertida

      Excluir
    8. Muito legal, acabei chegando aqui procurando esse filme tamben, incrível como algumas coisas marcam tanto, alguém se lembra de rádio flyer? Marcou muito também

      Excluir
  5. Acho que o filme que você está falando é The Sandlot se brincar o bicho morde....
    :)

    ResponderExcluir
  6. e esse mesmo se ficar o bicho morde , muito bom meus filhos gostaram muito , no bjshare tem , se alguem quiser mando um convite para cadastro meu email mo.silvio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Se a lista tivesse sido feita hoje, axo que vc não deixaria de fora o filme "o homen que mudou o jogo" com Brad pitt

    ResponderExcluir
  8. Também faltou "The Babe" (Ânsia de viver) de 1992 com John Goodman no papel de Babe Ruth.

    ResponderExcluir
  9. FALTOU UM DOS MELHORES.... 'MONEYBALL'

    ResponderExcluir
  10. Qual o nome do filme que tem um meninoque tem um porco chamado oscar e seu pai queria deixalo jogar baseball

    ResponderExcluir
  11. Qual filme mostra a história da irmã que apaixona pela noiva do irmão?
    Tem a cena em que eleas estão (acho que com a mãe do rapaz) em uma casa que precisa ir de balsa. E lá a irmã se declara pra cunhada.
    A irmã é uma loura.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!