sábado, 27 de fevereiro de 2010

10 Filmes sobre Loterias


Mais uma vez, o prêmio da Mega Sena está acumulado, o que faz milhões de brasileiros sonharem acordados com o tamanho do prêmio.
Desde sempre, os sorteios e loterias ajudam a anestesiar a nossa ganância natural, ainda que todos saibamos o quâo ínfimas são as nossas possibilidades.
O cinema explorou em alguns filmes este tema, dos quais selecionei 10 exemplos.


1.  A Fortuna de Ned (numa cidadezinha da Irlanda, um homem morre do coração ao saber que ganhou sozinho na loteria.  dois velhos amigos acham o corpo e fazem um plano mirabolante para se passar pelo morto e ficar com o prêmio, pois consideram-se os legítimos herdeiros. mas toda a cidade quer seu pedaço. uma ótima comédia)


2.  A Festa de Babette (provavelmente o melhor e mais singelo uso de um bilhete de loteria no cinema. uma francesa refugiada na Dinamarca, trabalha cozinhando para duas senhoras. quando ela ganha um prêmio da loteria, decide fazer um jantar em homenagem ao centenário do pai delas, o falecido pastor da comunidade e manda trazer os melhores ingredientes imagináveis para um banquete inesquecível, uma celebração à arte e à vida. ATENÇÃO SPOILER ao final, quando esperam que ela se despeça e volte à França, ele conta que usou todo o dinheiro no jantar e que não tem porque voltar. lindíssimo ganhador do Oscar de filme estrangeiro em 1987)


3.  Atraídos pelo Destino (Nicolas Cage é um policial de Nova York, que promete uma gorjeta milionária a uma garçonete - Bridget Fonda -, caso ganhe na loteria. ele ganha e, para desespero de sua esposa, cumpre a promessa dividindo com ela 4 milhões de dólares. a esposa leva o caso ao tribunal e o policial leva a garçonete. bobo, mas bonitinho)


4.  Virado para a Lua (na véspera de Natal, Frank, um ítalo-americano do Brooklin, amaldiçoado pela sorte, ganha um prêmio de 6,2 milhões de dólares na loteria de Nova York, mas não fica nada contente com isso. através de flash-backs ficamos sabendo que seu pai é um tremendo azarado e tem dívidas com os mafiosos, e o prêmio só vai lhes trazer problemas. baseado numa história real, é uma comédia complicada, mas simpática)


5.  E o Bicho Não Deu (comédia de 1958, estrelada por Grande Otelo e Ankito. um detetive tenta desmontar um centro de jogo do bicho, instalado numa floricultura. após uma pancada na cabeça ele fica com amnésia e chega a pensar que é o bicheiro. humor ingênuo sobre a loteria popular do brasileiro)


6.  Bilhete Premiado (John Travolta é um meteorologista de televisão, que está em sérios apuros financeiros. para solucioná-los, monta um esquema com amigos e com a namorada - Lisa Kudrow -, que é garota quem sorteia os números da loteria, para que ele seja o premiado.  claro que não vai ser tão fácil)


7.  Ouro e Maldição - Greed (um filme mudo e lendário de Erich von Strohein, feito em 1924. dele restaram apenas o mito e algumas cenas, suficientes para atestar sua genialidade. na trama, um homem tenta mudar de vida e torna-se dentista, mesmo sem formação acadêmica. logo ele perde a licença, ao mesmo tempo em que sua mulher ganha um prêmio na loteria e torna-se uma avarenta. angustiado e embriagado, ele mata a esposa e parte para o deserto com o dinheiro, mas o primo dela vai atrás, também em busca do prêmio. ganância pura)


8.  O Céu de Sueli (a mais simples das formas de loteria e o mais prosaico dos prêmios. de volta a sua cidade natal, no interior do Ceará, uma garota - a excelente Hermila Guedes - decide rifar o próprio corpo para poder comprar sua passagem de ônibus e voltar a São Paulo, atrás do namorado que a abandonou. ótimo filme de Karim Ainouz) 


9.  Jogo Infernal (um jovem encontra uma carteira na rua, onde está um bilhete premiado de loteria. o destino o fará encontrar o dono da carteira e da fortuna, mas o bilhete estará em jogo numa mesa de poker, onde os jogadores nunca sabem o tamanho da aposta. um filme pouco conhecido, mas bem interessante, com Ryan Reynolds e James Earl Jones no elenco)


10.  Boccaccio'70: A Rifa (longa em 4 episódios, extraídos do Decamerão de Boccaccio. no útimo conto, dirigido por Vittorio De Sica, Sophia Loren é uma garota que trabalha no stand de tiro ao alvo de um parque de diversões. para ajudar nas despesas da irmã que está grávida, decide fazer uma rifa, onde o prêmio é ela própria. todos os homens da comunidade se apressam em comprar seus números, mas quem acaba ganhando é um tímido sacristão. divertido e cinicamente casto)


Agradeço a ajuda do g_jareta do twitter pela lembrança do ótimo número 10... 

19 comentários:

  1. "A fortuna de Ned" é um dos melhores filmes de comédia q já vi!

    ResponderExcluir
  2. N conheço NENHUM, porque so conheço filmes com titulos ORIGINAIS!

    ResponderExcluir
  3. Oi anônimo 1,
    Realmente "A Fortuna de Ned" é muito engraçado.


    Puxa anônimo 2, como você é chique!
    Porque não tenta olhar as figurinhas?
    Todas as fotos dos cartazes estão no original, assim você também vai poder entender.
    Viu como penso em você?
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Massa o Post, mas falto o Homem que Copiava, ele ganha na mega sena jogando 01 02 03 04 05 06, o filme também é bom.

    ResponderExcluir
  5. Ótima lembrança:

    #11. O Homem que Copiava

    Veleu!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Obg pela lista. Mas não precisava contar o final de A Festa de Babette -.-'

    ResponderExcluir
  7. Natxy,
    Você tem toda razão.
    Me perdoem todos por ter revelado o final do filme.
    Eu coloquei agora o aviso de spoiler.
    Obrigado pelo toque.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um filme que não me lembro o nome, mas era um menino (estilo aquele do clipe Pink Floyd Another Brick In The Wall) que calculava os números da loteria mas o professor tomou dele apostou e ganhou o prêmio.

      Excluir
  8. tem também jogo de amor em las vegas né,que por sinal é um ótimo filme! :)

    ResponderExcluir
  9. Assim como outros leitores, lembrei de "O homem que copiava", mas o filme que mais me remete ao tema está na lista: "Atraídos pelo destino".

    ResponderExcluir
  10. A Fortuna de Ned super esse filme!!!
    um dos melhores q ja conheci...
    encontrei aqui
    www.formescientist.com

    ResponderExcluir
  11. Super filmes pra quem gosta de loteria.. principalmente esses de comedia como o filme A fortuna de Ned.

    ResponderExcluir
  12. hummmmm....
    Uma vez assisti um filme, mas, o começo eu perdi um poko
    Nesse filme, a atriz faz o papel de giaarçonete(axo) e sempre comprava 1 bilhete da loteria....Sem esperar, ela ganha 6 mil dolares.............
    Qual será o nome desse filme??
    Alguem já viu???

    ResponderExcluir
  13. ALGUÉM LEMBRA DE UM FILME ESPANHOL ANTIGO, QUE VIZINHOS SEMPRE JOGAM NA LOTERIA, ATÉ QUE UM GANHA,SÓ QUE O CARA MORRE E NÃO RECEBE O PRÊMIO

    ResponderExcluir
  14. Bons filmes e o atual ATÉ QUE A SORTE NOS SEPARE com Leandro Hassum, também e muito bom, mostra a burrice e a ganância lado a lado!

    ResponderExcluir
  15. A Fortuna do Ned é espetacular

    ResponderExcluir
  16. falta o filme


    como ganhar na loteria sem perder a esportiva

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!